Benefícios e Para Que Serve as Frutas. Wilder Patric

Cupuaçu: tire suas dúvidas sobre a fruta!

É sempre gostoso escrever sobre saúde, apesar da vontade que a gente fica quando começa a pesquisar frutas deliciosas como o Cupuaçu, por exemplo. Confesso que fiquei feliz em saber mais do fruto amazônico, que lembra um pouco o cacau (eu achei a casca parecida com a do Jatobá pra ser sincero), e vou compartilhar então quais os benefícios do cupuaçu para a saúde, como abrir e tirar a polpa, além de receitas com cupuaçú que só de pensar, já estou salivando!

Cupuaçu: fruta exótica da Amazônia

Eu nunca experimentei cupuaçu nem a maioria das frutas exóticas brasileiras, porque não vi até hoje vendendo aqui em Minas – pelo que pesquisei, o cupuaçuzeiro/cupuaçueiro é uma árvore da região do Amazonas, Pará, Bahia e por toda aquela região. O nome científico do cupuaçu é Theobroma grandiflorum, e a árvore em si me lembrou o pé de manga devido às folhagens mais compridas.

cupuacu arvore

A fruta cupuaçu tem uma casca (ou casco) bem duro, de cor marrom escura, com tamanho grande, e dentro está a polpa de cor clara, cremosa, escorregadia onde as sementes do tamanho de uma amêndoa estão escondidas. O cheiro é bem agradável, frutoso mesmo, e o sabor do cupuaçu é doce e azedo, porque é uma fruta ácida, mas as pessoas dizem ser uma delícia, principalmente como ingrediente em diversas receitas culinárias.

Para que serve o cupuaçu

Gente, o cupuaçu é uma fruta, como expliquei, então serve para diversos fins, fazer sorvete, mousse, creme, suco, sacolés (geladinho ou chup chup) e vitaminas. Já em relação aos nutrientes em sua composição, o fruto é uma ótima opção para matar a fome, saciar, e, é claro, por ser um alimento natural, só tem a acrescentar à nossa saúde.

cupuacu para que serve

No tópico seguinte, você explicar melhor essa questão quanto ao cupuaçu é bom pra que, baseando (como de costume) nas vitaminas, minerais e demais nutrientes do cupuaçu, então continue lendo e fique por dentro das vantagens ao organismo pelo consumo da fruta da amazônia.

Quais os beneficios do cupuaçu

O cupuaçu é ácido, ou seja, tem um bom teor de vitamina C. Isso significa que, ao consumi-lo, o corpo recebe uma boa dose de ácido ascórbico (cítrico), e com isso o sistema imunitário inato se fortalece, deixando o organismo menos propenso a doenças virais (gripe, resfriado, dentre outras).

beneficios do cupuacu

Comer cupuaçu ou qualquer outra alimento fonte de vitamina C traz benefícios como:

  • é bom pra nossa pele, porque o ácido ascórbico favorece a cicatrização
  • retarda o envelhecimento causado por radicais livres
  • gera antioxidação, ação anticancerígena, prevenindo o desenvolvimento de câncer

Você consumindo cupuaçu (sem exagerar) in natura diariamente notará melhorias relacionadas ao bom funcionamento intestinal, digestão, seu metabolismo e saúde em geral agradecerão.

Como abrir cupuaçu

Devido a ter um casco resistente e seco por fora, é necessário pegar um martelo ou qualquer outro objeto duro e bater com força na casca do cupuaçu até rachar, aí você consegue realizar a abertura do cupuaçu. Basta segurar com uma das mãos a fruta ou colocá-la em uma superfície em cima de um pano, por exemplo, e ir quebrando a casca – normalmente, após rachar, fica fácil abrir e fazer a extração da polpa do cupuaçu.

Como tirar polpa de cupuaçu

Depois de aberto, você vai colocar toda a polpa do cupuaçu em uma tigela, e com uma tesoura, vai separando a polpa das sementes. Não é aconselhável usar faca nem outro método como tirar a polpa do cupuaçu com as mãos, porque escorrega demais e vai dar muito trabalho.

Receitas com cupuaçu

Suco de cupuaçu com leite: extraia a polpa, coloque no liquidificador com 300 ml de leite, bata e pronto, se quiser adoçar, fica por sua conta. Essa vitamina de cupuaçu cai muito bem quando misturamos outras frutas como o morango, por exemplo.

Como fazer creme de cupuaçu com a fruta: depois de tirar a polpa, misture com creme de leite e leite condensado, bata tudo no liquidificador, e está preparado. Caso goste, adicione algumas raspas de limão ou essência de baunilha.

Como fazer mousse de cupuaçu: é similar à receita do creme, veja você mesmo(a) assistindo ao vídeo abaixo onde é ensinado o passo a passo de como preparar um delicioso mousse de cupuaçu cremoso.

Como fazer doce de cupuaçu: você pode processar a polpa com leite condensado e adicionar coco ralado com açúcar, fazendo uma deliciosa cocada de cupuaçu. Outra opção é ferver 500 ml de leite, adicionar amido de milho, depois misturar com cupuaçu e fazer uma gelatina ou doce de sua preferência.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.