Couve-Flor: Benefícios e Como Adicionar na sua Dieta

A couve-flor é uma hortaliça bastante conhecida e apreciada na mesa brasileira. De fácil preparo e preço acessível, esse alimento também consegue oferecer diversos benefícios para a saúde. Ela consegue ajudar nos mais diversos aspectos como perda de peso e a facilidade de ser adicionada à dieta nos mais diversos pratos.

As pessoas costumam confundir a couve-flor com o brócolis por terem aspectos parecidos visualmente e isso se deve ao fato de que essas duas hortaliças fazem parte da mesma família. A couve-flor é rica em diversos nutrientes como a vitamina k, a vitamina C, vitaminas do complexo B, sais minerais e substâncias antioxidantes.

Devido à presença desses importantes nutrientes, a couve-flor é um alimento que deve estar constantemente presente no cardápio de todos.

Os diversos benefícios da couve-flor para a nossa saúde

couve-flor

Vamos descobrir agora como a presença de todas as substâncias citadas acima conseguem fazer dessa hortaliça um alimento excelente em qualquer momento!

PROPAGANDA

Melhora a saúde mental

Na couve-flor vamos encontrar uma boa quantidade de colina, um macronutriente que possui funções extremamente importantes para a nossa saúde. Um dos principais é o fato dela auxiliar, significativamente, no funcionamento do sistema nervoso, na sinalização de informações e também na manutenção das células do cérebro.

Também é a base da produção de alguns tipos de neurotransmissores, substâncias que ajudam na transmissão de informações através do sistema nervoso central e periférico. Um exemplo bastante conhecido é a acetilcolina, que tem papel importante no funcionamento da memória e também na nossa capacidade de aprendizado.

Além de ajudar na saúde mental, a colina também participa de outros processos e ajuda a manter o sistema hepático saudável, participa da construção do material genético, melhora a saúde cardíaca, dentre outros benefícios.

Previne problemas no sistema ósseo

O cálcio é, certamente, a substância mais conhecida quando se fala na saúde dos ossos e é claro que esse mineral é essencialmente importante. Porém, de nada adianta ter uma boa quantidade de cálcio na dieta se o corpo não consegue absorvê-lo. Para isso, a presença da vitamina k, bastante encontrada na couve-flor, é indispensável.

Dessa forma, a osteoporose, bastante comum em mulheres na menopausa, pode ser prevenida com a suplementação de vitamina K e também de outros nutrientes com a mesma função: magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B.

Possui substâncias antioxidantes

Os agentes antioxidantes, além de retardar o envelhecimento celular previnem uma série de doenças como o Mal de Alzheimer, o câncer e outras. Os agentes encontrados na couve-flor são a vitamina C, o kaempferol, a quercetina, o betacaroteno, a rutina e outros mais.

Eles ajudam a eliminar o excesso de radicais livres que são produtos do nosso metabolismo e que prejudicam o DNA das células modificando-o. Isso acaba dando origem ao câncer em alguns casos.

Ajuda o sistema cardíaco a funcionar melhor

A presença das substâncias antioxidantes na couve-flor ajuda a reverter os problemas causados pelo excesso de colesterol ruim na corrente sanguínea e na parede dos vasos. Também consegue minimizar os prejuízos causados pelo excesso de açúcar no sangue.

Além disso, uma outra substância presente no alimento, o sulforafano ajuda no remodelamento do coração após um infarto no miocárdio.

É rico em vitamina C

Sabia que em uma porção de 100 gramas da couve-flor temos 77% de toda a vitamina C que precisamos por dia? Isso oferece diversos benefícios para a saúde.

Por exemplo, a vitamina C aumenta a produção das nossas células de defesa e, dessa forma, o sistema imune tem muito mais chances de combater agentes invasores como bactérias, vírus, fungos e diversos outros problemas de saúde.

A vitamina C também faz muito bem para a pele. Além de se comportar como um agente antioxidante, retardando o envelhecimento celular, ela também promove uma maior síntese de colágeno, uma proteína que deixa a pele mais consistente. A partir dos 30 anos, em média, nós perdemos colágeno gradativamente.

Couve-flor é rica em fibras

A couve-flor pode ajudar no emagrecimento. Por ter uma boa quantidade de fibras, a sensação de saciedade dura por mais tempo e assim, você sente menos fome durante o dia. Outro benefício aqui é o fato de melhorar problemas de constipação intestinal, mais conhecido como prisão de ventre. A presença de fibras ajuda o bolo fecal a passar com maior facilidade pelo intestino.

Como adicionar a couve-flor à sua dieta

couve flor como fazer

Aqui é outra vantagem que a couve-flor consegue oferecer: ela é bastante versátil. Esse alimento pode fazer parte do seu almoço ou também do lanche da tarde. Você pode consumi-la crua e assim gasta pouco tempo em sua preparação, adicionando apenas alguns temperos.

Também pode ser cozida ou assada ou ainda gratinada. É possível adicionar a couve-flor a saladas e também a sopas na hora do jantar. É uma hortaliça fácil de ser encontrada, tanto em supermercados quanto em feiras ao ar livre e possui um custo que cabe no bolso.

Leia Também:

 Aspargos: Benefícios e Como Fazer.

 Carboidratos simples e complexos: como e quando consumir

 Gordura no Fígado: o que é, sintomas, como combater

Como você prepara a sua couve-flor? Conte pra gente e descreva a sua receita!

PROPAGANDA