Cortisol: quais os seus malefícios e como reduzir os níveis

Todas as nossas emoções são guiadas pela presença ou pela ausência de uma determinada substância. O estresse, por exemplo, libera um hormônio na corrente sanguínea chamado de cortisol. O problema é que, em níveis elevados, essa substância pode danificar a nossa saúde e agravar doenças existentes como a hipertensão arterial.

Vamos entender um pouco mais sobre o cortisol, como ele age no nosso cérebro e como podemos reduzi-lo no nosso organismo.

Como o cortisol age na nossa mente?

Em situações de tensão como problemas no trabalho, brigas em família, entre outras coisas do tipo, a resposta que a nossa mente dá ao corpo é a ordem para a produção de cortisol. A liberação dele é controlada pelo hipotálamo – uma glândula presente no cérebro – e também pelos baixos níveis sanguíneos de glicocorticoides.

reduzir os niveis de cortisol

O estresse nem sempre é negativo, afinal de contas, ele pode nos ajudar a livrar-nos de situações perigosas, pois coloca todo o nosso corpo em alerta. O problema ocorre quando isso é algo que acontece com muita frequência, algo que não é incomum. Segundo pesquisas, o Brasil fica em segundo lugar no mundo como o país mais estressado.

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Como diminuir os níveis de cortisol?

Para reduzir os níveis de cortisol é bem simples: basta reduzir os níveis de estresse. Porém, para algumas pessoas isso não é tão simples assim. Por isso, vamos listar abaixo coisas que você pode fazer para diminuir as taxas do “hormônio do estresse” no sangue.

1. Tenha uma boa noite de sono

Uma revisão de literatura realizada com estudos nos quais os participantes trabalhavam à noite, constatou-se que essas pessoas tinham altos níveis de cortisol em comparação àquelas que dormiam de noite e trabalhavam de dia.

Para aqueles que têm problemas de insônia, é interessante criar uma rotina antes de dormir. Tome um banho quente para relaxar a musculatura, coloque uma roupa confortável, leia um livro ou ouça música e só vá para cama quando realmente estiver com sono.

2. Pratique exercícios

Os exercícios físicos são excelentes antidepressivos naturais e libera substâncias como a serotonina que oferece uma sensação de bem-estar e afasta o estresse.

Mas tenha cuidado: exercício intenso pode aumentar os níveis de estresse. É como uma resposta à “agressão” que os músculos estão sofrendo. Porém, com a prática constante de atividades físicas reduzir os níveis de cortisol.

Por exemplo, exercícios moderados podem aumentar os níveis desse hormônio em pessoas sedentárias. Já naqueles que praticam de forma constante, as taxas de cortisol tendem a cair.

3. Relaxe mais

É necessário aprender a relaxar um pouco mais no nosso dia a dia e aproveitar as pequenas coisas. Por exemplo, evite levar trabalho para casa, nas horas de folga faça algo no qual você realmente sente prazer (caso não seja o próprio trabalho). Saia com os amigos, assista a um filme, planeje uma viagem, etc.

Você também pode começar a praticar meditação. É uma forma excelente de deixar a mente mais leve, de remover as informações inúteis, entre outros benefícios. A ioga também pode ser uma excelente opção.

4. Seja mais organizado

Se organizar, ter uma agenda, saber exatamente o que fará no dia seguinte, pode ajudar a deixar o seu dia mais tranquilo. Quando você se antecipa aos problemas, eles não acontecem.

Você pode fazer coisas simples como separar todos os itens que usará no dia seguinte para não esquecê-los e deixar o seu dia mais complicado por algo que poderia ter sido evitado. Use os alarmes do celular para lembrá-lo de compromissos importantes se for necessário.

5. Alimente-se bem

A forma como você come está diretamente relacionada a sua saúde e também aos níveis de estresses. Alimentos ricos em açúcar refinado e frituras acabam prejudicando o funcionamento do corpo e aumentando os níveis de cortisol. Por exemplo, já está comprovado que pessoas obesas apresentam maiores taxas desse hormônio.

Coma mais frutas, aumente a ingestão de água e alimente-se com probióticos e chocolate amargo que reduzem os níveis de cortisol.

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