Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Bem Estar

O Que é Conjuntivite e Quais São os Tipos?

O Que é Conjuntivite e Quais São os Tipos?
Gostou! Classifique

A conjuntivite é uma doença bastante comum e que pode afetar qualquer pessoa. Também chamada de inflamação na conjuntiva, é uma inflamação que ocorre no tecido ocular, a conjuntiva, uma membrana transparente que envolve o globo ocular (a parte branca dos olhos) e também a porção interior das pálpebras.

Normalmente, é uma doença de rápida e fácil resolução e entre 1 semana e 15 dias costuma desaparecer sem deixar vestígios. Pode afetar os dois olhos ao mesmo tempo e pode ser do tipo aguda ou crônica.

conjuntivite fotos

Veja abaixo um pouco mais sobre essa doença, suas causas principais, fatores risco e muito mais!

Causas principais

A conjuntivite possui diversas causas, entre elas a alérgica. Coisas simples como poeira, fuligem, maquiagem, produtos para cabelos e outros, podem causar irritação ocular e inflamar a conjuntiva. Outra coisa bastante comum é a chamada conjuntivite de primavera ou febre do feno. Aqui, a causa é o pólen das flores, mais abundante em regiões campestres e durante a primavera.

Além de reações alérgicas, a inflamação também pode ser causada pela presença de vírus e bactérias. Aqui, ocorre o contato direto, ou seja, o micro-organismo é levado até os olhos pelas mãos ao coçar, por exemplo.

Fatores de risco

Não há uma preferência por uma determinada população, idade ou hábitos de vida. Porém, pessoas que já desenvolvem processo alérgico por diversas substâncias estão propensas a ter conjuntivite. Quem está com sistema imune baixo também, já que tem mais chances de contrair vírus e bactérias.

Outro péssimo hábito que pode colocar a saúde dos seus olhos em risco é coçá-los. É difícil não fazer, mas, ao menos, tente lavar as mãos antes.

Principais sinais e sintomas

É bem fácil identificar uma inflamação nos olhos. Eles ficam avermelhados, irritadiços, lacrimejam com frequência, podem expelir uma secreção purulenta, provocam coceira e passam a ter maior sensibilidade à luz.

Tipos de conjuntivite

Há mais de um tipo de conjuntivite e os sintomas e os sinais dependerão também disso, assim como o tratamento a ser realizado.

1. Conjuntivite bacteriana

Como o próprio nome já diz, esse tipo de conjuntivite é causado pela presença de bactérias. Um sinal bastante característico é a presença de uma secreção de cor amarelada e de consistência cremosa. Parece que há uma bolha de pus formada abaixo do olho.

Os principais sinais e sintomas são: olhos inchados, coceira, dor na região dos olhos, sensação de há  areia e porção branca avermelhada.

2. Conjuntivite viral

Aqui, a conjuntivite é provoca por um vírus. Durante o processo inflamatórios, os olhos começam a produzir uma secreção de cor transparente ou branca e que parece um tipo de cola. Ao acordar, o indivíduo pode sentir dificuldade de abrir os olhos, pois é como se as pálpebras estivessem coladas.

Os sintomas da conjuntivite viral são praticamente os mesmos da bacteriana com algumas diferenças. Por exemplo, há mais secreção ocular, pode ocorrer secreção nasal e os sintomas da otite (inflamação no ouvido) podem aparecer.

3. Conjuntivite alérgica

Os sintomas aqui viriam muito e é difícil de identificar o que causou o problema. A pessoa, por ter utilizado diversos produtos durante o dia, pode encontrar certa dificuldade para saber a causa. Os principais sinais são:

  • pálpebra dolorida e ressecada;
  • o olho coça demasiadamente;
  • espirro e nariz entupido;

Como se pode notar, são sinais bem típicos de reações alérgicas. Assim, fica mais fácil diferenciar uma conjuntivite da outra.

Formas de tratamento

Sempre que esses sintomas surgirem, o melhor é procurar por um oftalmologista para que ele possa iniciar o tratamento e prescrever as medicações necessárias. Podem ser usados colírios, substâncias anti-inflamatórias e antibióticos. Podem ser necessários também o uso de anti-histamínicos nos casos da forma alérgica.

Médico da Dicas de Prevenção e Tratamentos.

Leia Também:

Você já teve conjuntivite? Conte pra gente como foi e quais medicamentos tomou para melhorar!

Gostou Comente no Facebook