COMPULSÃO ALIMENTAR: SINTOMAS E TRATAMENTO

A compulsão alimentar, na maioria das vezes, está relacionada aos níveis de estresse e de ansiedade enfrentados pela pessoa que sofre da doença. Portanto, a tendência é que quanto mais a pessoa se sinta agitada, nervosa ou inquieta ela terá mais fome. Ou não terá fome, mas terá uma vontade tremenda de se alimentar, o que pode gerar problemas como sobrepeso, problemas relacionados à falta de estima e obesidade, além de problemas na saúde.

Outro grande problema é que as pessoas que sofrem de compulsão alimentar, geralmente, se alimentam de comidas nada saudáveis, como frituras, açúcar, fast food, carne vermelha, doces e refrigerantes, além de uma infinidade de outros alimentos gordurosos. E esse tipo de alimento, quando consumido em abundância pode causar inúmeros riscos à saúde, como a hipertensão arterial, a diabetes e a obesidade.

compulsão alimentar tratamento

Sintomas da compulsão alimentar

A pessoa que sofre de compulsão alimentar costuma comer uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não está com fome. Ou eles comem até se sentirem desconfortáveis e ficarem agoniados. Outros sinais da compulsão alimentar é o costume de esconder comida em lugares, para “devorar um lanchinho depois”.

Nos episódios de estresse, como fins de relacionamento, luto ou mudanças drásticas, a pessoa com compulsão alimentar tende a ter os seus episódios mais atenuados. Afinal, trata-se de um transtorno ansioso intimamente ligado ao campo dos prazeres no cérebro. O indivíduo com transtorno alimentar só se sente aliviado quando come até, literalmente, esvaziar a geladeira.

Tratamento da compulsão alimentar

Há uma grande variedade de tratamentos da compulsão alimentar  que podem ser feitos na tentativa de eliminar a compulsão alimentar. No entanto, o tipo de tratamento adequado depende de pessoa para pessoa, pois a compulsão alimentar pode ter raízes diferentes, dependendo dos costumes e das maneiras de lidar com o estresse de cada indivíduo.

Grupos de apoio e Terapia Cognitivo  compulsão Comportamental (TCC), ou aquela consulta normal com psicólogo mesmo, são os modos mais eficientes e indicados para o tratamento da compulsão alimentar. Nos casos mais graves e que o transtorno pode comprometer a saúde, o indivíduo deverá procurar outros médicos, como psiquiatras e realizar exames, pois pode ser necessário o uso de remédios no tratamento da compulsão alimentar.

Aprenda um pouco mais sobre a compulsão alimentar aqui.

[ninja-inline id=455]