Sal na Alimentação Aprenda Como Substituir!

Como estamos acostumados com a adição de sal nos alimentos, pode parecer difícil acreditar que é possível substituí-lo por condimentos naturais e mais saudáveis durante o preparo dos alimentos. Mas tomar esta atitude é uma opção bastante sábia, principalmente quando se conhece os males ao organismo causados pelo excesso de consumo de sal.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um adulto deve consumir menos de 5 gramas por dia, o que por si só, já equivale a 2 gramas de sódio. Ultrapassar esta quantidade diária implica em riscos para a saúde, com o desenvolvimento de doenças como hipertensão, osteoporose, problemas cardiovasculares e no sistema renal, AVC e câncer gástrico.

Além disso, também provoca a retensão de líquidos pelo organismo, pois dificulta a eliminação de toxinas prejudiciais, deixando o corpo inchado, principalmente nas extremidades, como pernas, tornozelos, pés e mãos. Há casos em que o inchaço do corpo é confundido com gordura, por isso vale a pena ficar atento.

Como Substituir o Sal na Alimentação

Realmente, ele tem o poder de acentuar o sabor dos alimentos e parece difícil encontrar um produto que possa substituí-lo à altura. Mas o mais importante aqui é ter consciência e buscar uma alimentação o mais saudável possível, ou seja, com menos sal.

Uma das primeiras atitudes que se deve tomar é esquecer o saleiro bem longe da mesa. Isto evita aquela vontade de adiciona-lo ao alimento sempre que se tem vontade de incrementar os pratos.

PROPAGANDA

Se você pretende diminuir o consumo diário deste vilão da boa saúde, conheça alguns condimentos naturais que ajudam a substituir durante o preparo dos alimentos e ainda dão um gostinho todo especial às suas receitas.

Condimentos Naturais Que Auxiliam na Substituição do Sal

sal refinado

 

Os condimentos ou temperos naturais são capazes de realçar o sabor dos alimentos sem que seja preciso abusar do sal. Conheça alguns deles:

Alho e Cebola

Esta dupla forma uma mistura poderosa com ação antioxidante, por isso são eficazes na prevenção do câncer. Combatem bactérias, fortalecem o sistema imunológico, reduzem o colesterol ruim e são grandes aliados quando se pretende diminuir a adição de sal no preparo dos alimentos.

ALHO: O QUE HÁ DE BOM NESTE ALIMENTO?

Alecrim

Esta erva aromática está presente em grande parte dos pratos deliciosamente temperados ao redor do mundo. Pode ser adicionada à sopas, legumes, arroz, omeletes, peixes e frango, deixando a sua receita muito mais saborosa, perfumada e com menos sódio.

Saiba Tudo Sobre o Chá de Alecrim

Açafrão

Contém curcumina, um potente antioxidante que faz bem ao organismo, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares. O açafrão deixa os pratos muito mais saudáveis, saborosos e com um colorido todo especial.

Limão

Já experimentou adicionar o caldo de limão nas carnes vermelhas? Esprema-o generosamente sobre os bifes antes de leva-los ao fogo brando, adicione alho, uma pitada bem pequena de sal  e perceba a diferença. O sabor azedo do limão penetra na carne e faz com que não se note que a porção de sal diminuiu. Vale também para o preparo de carne assada, saladas e outros pratos saborosos.

Dieta do Limão Emagrece até 2kg Por Semana

Orégano

Tempero muito conhecido e presente em nosso cardápio, o orégano é companhia perfeita das pizzas e molhos de tomate. Tem poder antifúngico e também pode ser adicionado a saladas, omeletes e sopas.

Manjericão

Também faz parte de saborosas receitas de saladas, tortas e molhos à base de tomate. O manjericão é uma erva que não pode faltar na cozinha, pois alem de facilitar a digestão, é um fortificante natural e um potente antigripal.

Receitas de Saladas Para Emagrecer de Forma Saudável!

Substitua o Sal Comum Pelo de Ervas

 Se, além dos condimentos naturais você ainda sentir falta do sal nas refeições, que tal experimentar o sal com ervas aromáticas?

O sal de ervas pode ser facilmente preparado em casa, já que os ingredientes deste condimento são encontrados em qualquer supermercado.

O principal benefício do sal de ervas é que, além de conter menos sódio, traz especiarias que enriquecem o sabor dos pratos e não contém glutamato monossódico. Se você quer experimentar, veja a receita e como preparar o sal de ervas:

Sal de Ervas Com Estragão

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de sal grosso;
  • 1  xícara (chá) de estragão;
  • 1 xícara (chá) de alecrim;
  • 1 xícara (chá) de orégano;

Como Fazer:

  1. Lave bem todas as ervas frescas e seque-as com um pano limpo;
  2. Coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador ou processador e triture-os;
  3. Guarde o preparado em um recipiente fechado, preferencialmente de vidro, e use-o sempre que for temperar os alimentos.

Sal Marinho Com Ervas Secas

Ingredientes:

  • 100g de sal marinho;
  • 10g de salsinha;
  • 15g de orégano;
  • 20g de manjericão;
  • 10g de alecrim.

Como fazer:

  1. Triture todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Guarde a mistura em recipiente de vidro fechado e utilize em substituição.

Com estas dicas e receitas simples, fica fácil substituir nas refeições e abrir espaço para uma vida mais saudável.

E você? Conhece alguma dica diferente de como substituir o sal nos alimentos? Compartilhe com a gente nos comentários! 

PROPAGANDA