Como Se Adquire Lordose Cervical e Lombar, Sintomas, Tratamento e Mais!

E aqui estou mais uma vez a redigir outra matéria incrível com dicas de saúde aí para você. No artigo de hoje vou falar sobre como se adquire lordose (lombar e cervical), o quadro sintomático, os métodos destinados a tratar essa doença e as principais dúvidas que as pessoas têm com relação a esse assunto.

lordose como se adquire

Se você, algum familiar ou conhecido está sofrendo com dores nas costas provenientes da coluna torta (curvada), fique atento(a) e veja como tratar a lordose!

O que é Lordose: definição e conceito

Seja a minha, a sua ou a de qualquer pessoa, toda coluna apresenta um certo grau de curvatura, conhecido por lordose fisiológica. Até aí tudo bem, sem problemas. Acontece, porém, em alguns casos, da coluna cervical se curvar menos ou mais do que o normal e, isso, resulta, consequente e consecutivamente na Hipolordose e Hiperlordose.

hiperlordose lombar

PROPAGANDA

Muitos se perguntam como se adquire lordose. As causas vão desde questões ligados aos genes a esforços físicos sem os devidos cuidados, mas disso falarei mais especificamente no tópico abaixo.

Como se adquire Lordose: causas e prevenção

Nem todos os pacientes adquirem o problema pelos mesmos motivos.Tanto a lordose cervical quanto à lombar podem surgir devido à herança genética, ou seja, alguém na família teve antes e, por isso, alguns dos descendentes sofrerão desse mal.

Quanto a como se adquire a lordose, podem ser citados:

  • fatores genéticos
  • má postura
  • esforço repetitivo (agachar para pegar peso e levantar sem cuidado)
  • estar acima do peso

No tópico a seguir, saiba quais as formas de prevenção da lordose, isto é, quais atitudes você pode tomar se quiser evitar dor lombar e cervical devido a algum desvio da coluna.

Como prevenir a lordose

Tirando a questão de como se adquire lordose através do gene, percebemos a possibilidade de evitar a doença corrigindo a postura, sendo cuidadosos na hora de agachar e se erguer novamente, e, é claro, mantendo hábitos alimentares saudáveis a fim de não engordar e sobrecarregar a coluna com o peso do próprio corpo.

Quais os sintomas da lordose

O sintoma inicial pode começar com dor nas costas lombar ou na coluna cervical, podendo doer demais ou não tanto assim conforme o grau de curvatura da doença.

lordose sintomas

Além de estar ciente de como se adquire lordose, é importante se conscientizar a respeito dos sintomas:

  • Dor no pescoço
  • Rigidez na nuca
  • Sentir fraqueza no músculo do abdômen
  • Coluna formigando
  • Dor na área afetada (costas)

Felizmente, a quem deseja saber se lordose lombar tem cura, existe sim maneiras de estar tratando a doença. Confira quais são elas em seguida!

Lordose como tratar

Após o exame e o diagnóstico for dado, confirmando a curvatura da coluna e sendo identificado que se trata de hipo ou hiperlordose cervical, o paciente já terá como tratar a lordose conforme as recomendações médicas (através de fisioterapia, por exemplo).

lordose tratamento

Outros tipos comuns de tratamento para lordose são:

  • Sessões fisioterápicas
  • Intervenção cirúrgica
  • Uso de colete para corrigir a postura
  • Analgésicos

Caso a pessoa não trate logo, pode ocorrer a retificação e/ou acentuação da lordose lombar, agravando o problema. Quando isso acontece, a necessidade de uma cirurgia para corrigir a coluna torna-se algo indispensável. Assim sendo, ressalto a você que não deixe de se consultar, ser examinado(a), pedir um raio-x da coluna e verificar certinho qualquer dor ou desconforto na coluna; quanto mais cedo você for ao posto de saúde ou hospital e fizer exames, maior é a chance de ter sucesso no tratamento no menor período de tempo possível.

Concluindo essa matéria, falamos sobre como se adquire lordose, tratamento, prevenção, sintomas e demais informações relacionadas, tudo muito bem explicado e indo direto ao ponto como de costume. Espero que lhe seja útil a informação aqui compartilhada e possa ajudar-lhe a prevenir ou a tratar a lordose, pois ninguém merece ficar sofrendo com dores nas costas, pontadas na lombar, formigamento e demais consequências de uma coluna vertebral torta.

[Vídeo] Explicação completa sobre Lordose, Dores nas Costas e Dicas de tratamento com Dr Juliano Pimentel.

Leia também:

Nervo Ciático Inflamado: Sintomas e o Que Fazer.

Pilates Para Um Corpo Saudável, Bonito e Definido

Aproveite e compartilhe esse conteúdo, porque diversos indivíduos podem ser ajudados se informando melhor no que diz respeito à Lordose cervical e lombar. Até o próximo post!!

PROPAGANDA