Citronela: Quais os Usos e Como Fazer Repelente

Numa era em que doenças transmitidas por mosquitos como dengue e febre amarela, usar repelente nunca foi tão necessário. O problema é que essas substâncias contêm diversos aditivos químicas e, muitas vezes, não podem ser utilizadas em locais com crianças. Quer se manter protegido sem os problemas que as combinações químicas oferecem? O repelente de citronela é uma excelente opção.

Como fazer repelente natural com citronela?

Há diversas formas de usar a citronela para proteger o ambiente dos mosquitos. É possível picotar as folhas e distribuí-las em diversos potes pela casa, você também pode fazer uma espécie de chá (sem ferver a água para não perder as propriedades da planta) e usar para passar pano no chão da casa. Porém, uma forma bem prática é usar o repelente em spray.

como fazer repelente de citronela

Você deve encher um vaso borrifador, até a metade, com água quente. Em seguida, adicione as folhas de citronela picadas até que o volume preencha o vaso por completo. Pronto, o seu repelente já está pronto, mas se você quer que ele fixe ainda mais na casa, prolongando o seu efeito, é necessário acrescentar um óleo.

Procure um óleo essencial em casas de produtos naturais e misture-o no repelente. Da mesma forma que ocorre nos bons perfumes – quanto mais óleo maior fixação – ocorrerá também com o repelente.

Citronela para que serve e benefícios?

Além de afastar os mosquitos, a citronela também consegue agir como uma espécie de calmante natural. Também apresenta propriedade antibactericida ajudando, por exemplo, a baixar a febre em alguns casos.

O óleo de citronela também é utilizado na aromaterapia. É um tipo de tratamento que oferece benefícios como a cura de algumas doenças, especialmente as de fundo emocional como depressão e ansiedade, através do cheiro das ervas. O óleo pode ser aplicado diretamente na pele e utilizado combinado com massoterapia ou pode ser adicionado ao banho. Veja outros benefícios que essa planta pode oferecer.

1. Para o sistema digestivo

O chá de citronela é um excelente aliado no combate de bactérias e outros agentes invasores que adentram o nosso intestino por meio de alimentos contaminados. Ele consegue aliviar dores de estômago diarreia e também previne a formação de gases.

Para aqueles que têm gastrite ou sentem azia com frequência, pingar algumas gotas do óleo de citronela na boca ajuda. Ele possui uma substância capaz de combinar a bactéria causadora da gastrite chamada de Helicobacter pylori.

2. Ajuda a desintoxicar o organismo

Nossa alimentação, por melhor que seja, acaba levando toxinas para dentro do nosso corpo. Por exemplo, ainda que o nosso cardápio seja cheio de frutas e verduras, precisamos nos recordar de que esses alimentos estão cheios de agrotóxicos.

Por conta disso, é muito importante consumir substâncias que desintoxicam o organismo, fazendo uma boa limpeza. O chá de citronela é diurético e assim, auxilia na limpeza do corpo de dentro para fora.

3. Deixa a pele mais bonita

Sabia que a citronela é bastante utilizada pela indústria cosmética? Muitos produtos para deixar a pele mais bonita é fabricado à base dessa planta. Ela é excelente para ajudar no tratamento da acne, o eczema e a psoríase. Você pode aplicar o óleo de citronela e massagear o rosto para aumentar os seus efeitos benéficos.

4. Evita infecções e inflamações

Quando você se machuca e abre um corte na pele, o seu corpo fica exposto a uma série de agentes nocivos como vírus e bactérias. Os óleos em si já são excelentes ajudantes da cicatrização, tanto é que em muitos hospitais o óleo de girassol é bastante indicado. O óleo de citronela ajuda também por ser antibactericida e assim, protege o organismo de infecções e outros problemas.

Veja Mais Detalhes Sobre a Planta Medicinal em Vídeo:

Como Plantar e Utilizar em casa Como Repelente

Leia Também:
Óleo de Alecrim | Benefícios e Para Que Serve

Oleo de Linhaça | Benefícios, Para Que Serve e Como

Oleo de Cartamo, Faz Bem ou Mal a Saúde?

Gostou de saber sobre todos os benefícios que a citronela pode oferecer? Veja também como o óleo de argan pode fazer bem para sua pele e cabelos.