Os Benefícios do Chá de Espinheira Santa e Como Fazer.

O chá de espinheira santa é bastante famoso por todos os benefícios que ele consegue oferecer. É considerada uma planta medicinal e já era utilizada pelos povos indígenas como fonte de cura para algumas doenças. Ela é utilizada, principalmente, para o tratamento de úlceras, gastrite e diversos males que afligem o nosso sistema digestivo.

O nome se deve ao formato das suas folhas que aparentam ter diversos espinhos ao redor, mas é considerada um santo remédio por muitos. Quer saber mais sobre esse chá? Então continue com a leitura!

Como fazer o chá de espinheira santa?

Para preparar o chá, basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa da folha e adicionar aos 500 ml de água já fervida. Basta adicionar a planta e abafar por cerca de 5 a 10 minutos, coar e tomar.

como fazer o chá de espinheira santa

Como fazer o chá de espinheira santa

Para aqueles que não gostam do cheiro ou do sabor do chá, podem se adquirir os seus benefícios ingerindo a cápsula. Ingerir duas dela, antes das principais refeições, é o suficiente para obter as vantagens que a planta oferece.

PROPAGANDA

Tome cuidado ao consumir o sachê de espinheira santa. Normalmente, esse tipo de produto possui uma quantidade maior de talos, o que pode reduzir o efeito. O ideal é comprar a folha desidratada em feiras livres ou casas de produtos naturais.

Espinheira santa emagrece?

O chá ajuda na perda de peso, mas com um mecanismo diferente de alguns chás termogênicos, por exemplo. Ele não interfere no metabolismo das gorduras e também não impede a sua absorção pelo organismo. Há 3 mecanismos pelos quais a espinheira santa ajuda no emagrecimento: efeito laxativo, diurético e melhora o funcionamento do sistema digestivo.

Para aqueles que apresentam problemas como a constipação intestinal (mais conhecida como prisão de ventre), é normal se sentirem inchados o tempo todo. A planta ajuda a ativar o funcionamento do intestino, melhorando os movimentos peristálticos, fazendo com que o bolo fecal não fique aprisionado no nosso corpo.

Outra coisa que nosso organismo faz muito é reter líquidos. Isso se deve a nossa alimentação cheia de produtos industrializados e também por não praticarmos atividades físicas. Além disso, o nosso tecido adiposo promove o processo inflamatório dentro do corpo que, por sua vez, forma edema. Ele é o responsável, por exemplo, pela formação das celulites.

Por ajudar na diurese e melhorar o fluxo linfático, o chá de espinheira santa, age como um “limpador” do nosso organismo, ajudando a eliminar as toxinas existentes. Dessa forma, ele passa a funcionar melhor e assim, você se sente menos inchado.

E, quanto ao funcionamento do estômago, o chá consegue melhorar e muito a digestão dos alimentos. O corpo passa a utilizar melhor os nutrientes e assim, a necessidade de se alimentar novamente, demora a chegar.

A espinheira santa serve para refluxo?

O refluxo é uma doença mais comum do que se imagina e ocorre quando o suco gástrico retorna pelo esôfago, provocando uma sensação de queimação. Isso ocorre porque o esfíncter esofagiano não se fecha adequadamente, deixando uma porta aberta para o retorno dos alimentos ingeridos com o ácido produzido pelo estômago.

O chá de espinheira santa pode ajudar bastante no tratamento desse problema. Um dos benefícios mais conhecidos dessa planta é, justamente, quanto ao nosso sistema digestivo, portanto, é uma excelente alternativa natural para o tratamento do refluxo.

Os agentes antioxidantes, presentes na erva, se comportam como um anti-inflamatório reduzindo os dados que o suco gástrico traz para as paredes do esôfago e também ajuda a reduzir o pH estomacal.

espinheira santa dosagem

Espinheira santa planta

Dosagem e  Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais

Tenha cuidado com a quantidade consumida, pois, em excesso, o chá pode provocar boca seca, dores de cabeça, dor nas articulações das mãos, sonolência, dentre outros sinais e sintomas.

Dosagem

O recomendado é de até 3 xícaras por dia, duas ou 3 cápsulas diárias ou 20 gotas do extrato.

Depois desse vídeo, duvido que você não passará a tomar o chá de espinheira santa.

O chá de espinheira santa também ajuda no tratamento e prevenção da gastrite. Saiba mais sobre essa doença!

PROPAGANDA