Como Fazer Chá de Malva, Propriedades e Para que Serve.

O chá de malva pode ser usado para tratar uma série de problemas de saúde, além de ter sabor e aroma bastante agradáveis. O nome científico da planta é Malva sylvestris, que embora não seja nativa do Brasil, pode facilmente ser encontrada na forma fresca ou desidratada em lojas especializadas. A malva também é conhecida como malva cheirosa, malva rosa e malva de dente. Suas propriedades medicinais já foram comprovadas em diversos estudos e seu extrato faz parte da composição de alguns medicamentos e produtos para uso oral.

Confira neste artigo como preparar esse chá tão benéfico e descubra suas diversas aplicações.

Chá de malva: propriedades

A malva apresenta ação antisséptica, antifúngica, antioxidante, anti-inflamatória, laxativa e cicatrizante.

Chá de malva propriedades

As propriedades medicinais do chá de malva são explicadas principalmente pela presença de mucilagens, flavonoides e compostos fenólicos na planta, espacialmente em suas folhas e flores, partes geralmente utilizadas na preparação do chá.

PROPAGANDA

As mucilagens possuem grande capacidade de reter água, por isso o consumo do chá melhora o trânsito intestinal, prevenindo e tratando a prisão de ventre. As mucilagens também agem como calmantes das mucosas e ajudam a reduzir inflamações dos tecidos corporais.

Os flavonoides presentes na malva, por sua vez, têm propriedades anti-inflamatória, antialérgica e auxiliam na absorção de vitamina C.

Já os compostos fenólicos do chá de malva têm alto poder antioxidante, combatendo os efeitos nocivos do excesso de radicais livres no organismo.

Chá de malva: para que serve

Pode-se beber o chá das folhas de malva, utilizá-lo em gargarejos e bochechos ou aplicá-lo sobre a pele para obter os seguintes benefícios:

  • Prevenção da cárie. O chá da malva controla o crescimento de bactérias presentes na placa bacteriana. Obviamente, seu uso é complementar à escovação dental adequada.
  • Tratamento da garganta inflamada. Por suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, o chá pode ser utilizado em gargarejos para tratar a inflamação da garganta.
  • Combate a candidíase oral. O chá tem ação antifúngica, especialmente contra o agente causador da candidíase, ajudando tratar o problema, popularmente conhecido como “sapinho”, que causa feridas dolorosas e sangramentos na mucosa da boca.
  • Evita infecções em feridas abertas. As propriedades antissépticas da malva evitam a proliferação de micro-organismos em lesões da pele, por isso a aplicação do chá é indicada.
  • Combate a faringite. Com sua ação anti-inflamatória, antisséptica e calmante das mucosas, o chá de malva melhora os sintomas da faringite.
  • Alivia a tosse. Tomar o chá de malva ajuda a aliviar a tosse, pois a bebida tem ação calmante e anti-inflamatória para o trato respiratório.

    A lista de Benefícios da malva e Grande Continue Lendo:

  • Auxilia no tratamento da candidíase vaginal. Como o chá combate o fungo Candida, causador da candidíase, seu consumo é indicado como auxiliar no tratamento do problema, que atinge boa parte das mulheres adultas.
  • Evita o mau hálito. Por suas propriedades antissépticas, o chá da malva pode ser usado como um enxaguante bucal natural para prevenir o mau hálito.
  • Trata picadas de insetos, queimaduras e abcessos na pele. O chá pode ser aplicado sobre picadas de insetos, queimaduras e abcessos cutâneos para prevenir infecções e acelerar o processo natural de cicatrização.
  • Suaviza cólicas e dores abdominais. O chá atua como relaxante muscular, sendo indicado para o alívio de cólicas menstruais e dores abdominais.
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Com ação antioxidante, o chá ajuda a prevenir os danos causados às células pelo excesso de radicais livres no organismo. Tais danos incluem o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer e o envelhecimento precoce da pele.

Como fazer chá de malva

Como fazer chá de malva

Chá para beber ou fazer gargarejos

Utilizar 1 colher de sobremesa (2 g) de folhas de malva para 150 ml de água. Colocar a água em um recipiente com tampa e levar ao fogo. Quando a água começar a ferver, acrescentar as folhas de malva, tampar e deixar descansando de 6 a 10 minutos. Deixar esfriar e utilizar logo após o preparo, para obter ao máximo seus benefícios. Consumir até 4 xícaras ao dia.

Uso externo

Quando o chá é feito para aplicar na pele, deve-se aumentar a quantidade da planta: 2 colheres de sopa (6 g) para 150 ml de água. Preparar da mesma forma que o chá para beber. Fazer de 3 a 4 aplicações diárias.

Essas recomendações sobre o preparo e consumo do chá constam na “Monografia da Espécie Malva sylvestris L.”, organizada pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa.

Embora traga diversos benefícios, o chá de malva não deve ser utilizado por gestantes e mulheres que estão amamentando.

Leia Também:

Chá de Milona: Como Fazer, Propriedades e Dicas de Consumo.

Folha de Manga: Benefícios e Como Fazer o Chá.

Chás Calmantes Naturais: Diminui o Estresse,Ansiedade e Acalma os Nervos.

Agora que você já conhece as várias propriedades medicinais do chá de malva e como prepará-lo, é só aproveitar os diversos benefícios desse poderoso remédio natural para ter muito mais saúde. Como vimos, a malva tem ação antisséptica, antifúngica, cicatrizante, anti-inflamatória e ainda possui efeito levemente laxativo, servindo para tratar diversos problemas de saúde de forma simples e caseira.

PROPAGANDA