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Como diminuir o colesterol ruim: alimentos, chá, dieta

Uma das maiores preocupações, em se tratando de saúde, é ficar atento aos níveis de gorduras ruins no organismo, pois é algo que pode causar problemas sérios e até mesmo levar à morte. Por isso, vou compartilhar hoje as melhores dicas de como diminuir o colesterol ruim (LDL), a fim de manter seu corpo saudável e poder ficar tranquilo(a) quanto a essa questão. Confira e saiba o que você pode fazer no seu dia a dia para cuidar de você e dos que estiverem ao seu redor.

Como diminuir o colesterol ruim em pouco tempo

Antes de tudo, é preciso estar consciente de que o colesterol elevado (VLDL) só chega a tal nível devido a uma série de maus hábitos, sendo que os principais são relacionados a uma má alimentação e a não se exercitar com regularidade. Portanto, se você quiser saber o que fazer para e como abaixar o colesterol alto, o primeiro passo é ser sincero(a) com você mesmo(a) e ver o que está fazendo a gordura “do mal” aumentar.

Como diminuir o colesterol ruim em pouco tempo

São pequenas ações diárias que vão colaborar a fim de que você tenha como reduzir o colesterol ruim de forma gradativa. Caso você já possua hábitos alimentares saudáveis e vem se exercitando com uma certa frequência durante a semana, você terá como diminuir o colesterol total rápido, pois a quantidade presente no seu sangue será pequena. Em contrapartida, o HDL (colesterol bom) se manterá nos índices ideais.

Em suma, quanto mais você se cuidar, comendo certinho e praticando atividade física, mais sua saúde será beneficiada. Veja a seguir, como abaixar o colesterol ruim começando por seu cardápio.

Como controlar o colesterol

O controle de gorduras altas ruins deve ser feito diariamente. Dependendo de cada pessoa, existem recomendações dadas pelo próprio médico, as quais, normalmente, envolvem refeições equilibradas, com o mínimo de sal possível, evitando comidas gordurosas, açúcar, refrigerante, enlatados, álcool, dentre outros.

A questão é que não vai adiantar apenas tomar alguma medicação ou fazer uma caminhada por semana, ainda mais se for em ritmo lento. Se você não se policiar quanto ao que você come, bebe, e também no quesito exercício físico, demorará ainda mais no que diz respeito a como diminuir o colesterol ruim.

Alimentos para diminuir o colesterol

Desde que não sejam enlatados, condimentados, fritos, com muito sal ou açúcar, que são proibidos, você pode consumir os naturais (frutas, verduras, carne magra assada/grelhada, água, sucos naturais e chás não adoçados). Optando por alimentos para abaixar o colesterol como cenoura, chuchu, maçã e outros, você vai perceber a diferença. Ex.:

Outros alimentos para reduzir o colesterol são: quiabo, linhaça, quinua, morango, nozes, frutas cítricas, chia, tomate, soja, bacalhau, atum, salmão.

Chá para abaixar o colesterol

Não são apenas alimentos sólidos que devem estar incluídos em sua alimentação, mas bebidas naturais com propriedades terapêuticas também, as quais você pode até adoçar com adoçante stévia ou uma colherinha de mel.

Chá para abaixar o colesterol

Conheça alguns ingredientes que proporcionarão um delicioso chá para diminuir o colesterol:

Além desses, você poderá usar alcachofras e preparar seu chá para reduzir colesterol, que ficará uma delícia e, o melhor de tudo, super saudável.

Importante: grávidas, quem está dando de mamar e pessoas que possuam problemas de coração, por exemplo, deve pedir uma opinião médica antes de consumir qualquer chazinho dos que citei acima. Siga essa dica e você vai ver que realmente tem como diminuir o colesterol ruim e ficar bem!

Vídeo tutorial completo sobre o colesterol alto.

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Dieta para reduzir o colesterol

O ideal é que você mantenha-se conscientizado(a) de que cada organismo reage de um modo diferente mediante o consumo dos mesmos alimentos. Por esse motivo, pegar uma dieta para abaixar o colesterol pronta na internet não é uma boa opção, ainda que pareça ser a mais saudável do mundo.

Mas você pode consumir refeições leves, naturais, a base de sucos e outros alimentos do tipo. No café da manhã, 1 (uma) xícara de chá com 2 biscoitos água e sal; no almoço um prato de salada com 2 col. de arroz integral e uma porção de carne assada/grelhada, e assim por diante. Consulte um(a) nutricionista e assim você terá sua dieta para diminuir o colesterol personalizada!

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Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

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