Como Curar Afta na Boca Rapidamente | Remédio Caseiro.

Precisando de uma saída rápida e eficaz para acabar com as aftas bucais? Confira então quais são os melhores métodos, incluindo remédios, que realmente funcionam e saiba agora como curar afta na boca rapidamente!

O que é afta

como curar afta na boca remedio caseiro

Como curar afta na boca remédio caseiro

São umas feridinhas esbranquiçadas, lesões pequenas que surgem na boca por motivos diversos, causando incômodo principalmente na hora de comer. Em algumas pessoas, as aftas costumam surgir em questão de minutos após a ingestão de algum alimento cítrico, normalmente na língua.

Antes de falar sobre como curar afta na boca, entenda quais são as principais causas desse mal. Conhecendo a raiz do problema, tenho certeza de que você conseguirá se prevenir e, com isso, diminuirá os riscos de ter aftas.

Afta na boca: causas comuns

Existem diversas razões para alguém desenvolver afta bucal. A seguir, vou listar os principais causadores desse mal, então dê só uma olhada:

PROPAGANDA
  • Alguns alimentos, principalmente os cítricos (abacaxi, por exemplo).
  • Morder acidentalmente a língua, lábio ou parte interna da bochecha.
  • Estresse emocional e psicológico.
  • Dormir pouco (pois diminui a imunidade).
  • Certos tipos de cremes dentais.
  • Refluxo que vem do estômago.

Outra causa bem comum é colocar a mão na boca, o que é um mau hábito, aliás. Quem come unha, por exemplo, corre maior risco de ter afta.

Como curar afta na boca rapidamente

Indo direto ao ponto, vou indicar um remedinho que é uma beleza e resolve mesmo (eu até tenho ele aqui em casa). Estou falando do Bismu-Jet em gotas com mentol, que dá uma anestesiada e gera alívio na hora!

O medicamento Bismu-jet tem em sua fórmula o sulfato de neomicina, o qual você provavelmente deve conhecer pelo nome de Nebacetin (aquela pomadinha que toda mãe tem em casa, rsrs). Para que você tenha como curar afta na boca rapidamente utilizando esse remédio, basta colocar umas gotinhas na região afetada 5 vezes ao dia (e pode engolir sem preocupação).

Nas farmácias e drogarias (tanto físicas quanto online), você encontra outras medicações para afta, tais quais: Omcilon-A, Aftliv, Aftex, muitos mais.

Como curar afta da boca rapidamente com chá preto

afta na boca

O chá preto é uma bebida poderosa e cheia de benefícios para o nosso organismo, como vitaminas e antioxidantes. Mas além disso, ele também é um aliado para curar afta da boca. Seja o chá preto puro ou até mesmo o chá de saquinho industrializado que pode ser comprado em qualquer supermercado.

É muito fácil de aprender como curar afta da boca rapidamente com chá preto. Primeiramente faça o chá como de costume, ferva a água com um saquinho de chá preto ou com duas colheres do chá. Depois deixe que a água fique morna e aplique o saquinho diretamente na ferida.

O chá preto ajuda a aliviar as dores da afta, por causa da presença de taninos e como possui função adstringente, limpa o local de sujeiras que possam piorar a ferida.

Outras alternativas de como curar afta na boca e lábios rapidamente

Bom, você já tem como curar afta na boca de forma imediata só seguindo as instruções que passei acima, mas caso queira saber outros meios, vou listar alguns tratamentos caseiros:

Leite de magnésia

Coloque uma colher normal dessa substância em um copo com água morna e comece a bochechar. Faça isso por 3 a 6 vezes durante o dia, conforme você achar necessário.

Água oxigenada

Misture-a também a uma caneca/xícara d’água e, utilizando um cotonete, molhe-o na solução preparada e passe na área afetada. Na hora vai dar uma ardidinha, mas, em seguida, você vai ver que tem como curar afta na boca rapidinho usando essa mistura caseira.

Bochecho com água morna e sal

Como você já sabe, as aftas são causadas por bactérias, e utilizar uma mistura feita de água morna e sal ajudar a limpar o local da ferida, evitando que outras bactérias possam vir a infeccionar o local. E além de desinfetar o local, essa mistura também ajuda na cicatrização.

E para ter todos esses benefícios você só precisa de colocar 3 colheres pequenas de sal em um copo americano com água morna. Depois faça bochecho pelo menos duas vezes por dia com essa mistura.

Cravo da índia

Uma das receitas mais fáceis de como curar aftas da boca rapidamente, ou pelo menos ajudar a aumentar o efeito de outros métodos, é mascar cravo da índia. Isso mesmo, você só precisa de mastigar um cravo da índia, que sua ação analgésica e antisséptica ajudará na cicatrização mais rápida dessa ferida.

Curar afta rapidamente com bicarbonato

O bicarbonato tem função alcalina e por causa disso pode ajudar a acabar com as aftas de maneira muito rápida, uma vez que elas surgem nos locais mais ácidos da boca. Quando em contato com o bicarbonato ele ajuda a acabar com as dores e aumenta o poder de cicatrização, pois deixa o local mais neutro.

Porém, muitas vezes apenas esse produto não é capaz de curar afta da boca rapidamente e para sempre. Elas podem até sumir e reaparecer em pouco tempo, por isso é aconselhado utilizar mais um tratamento juntamente com o uso bicarbonato.

Pomadas funcionam para curar afta nos lábios ou boca rapidamente?

afta nos labios

Existem dúvidas de como curar afta nos lábios rapidamente com o uso de pomadas, pois alguns especialistas acreditam que esse produto pode atrapalhar a cicatrização do local. Porém, as pomadas, principalmente as de corticóides, são ótimas opções para curar essa ferida. E para potencializar os resultados, utilizar em conjunto com o bicarbonato pode fazer com que as aftas sumam em pouquíssimo tempo.

Se o tipo da sua ferida estiver em um nível muito avançado o mais recomendado é que você procure um médico para que ele auxilie no melhor tratamento para o seu caso. Inclusive recomendando uma pomada manipulada e feita especialmente para você.

Como curar aftas na língua

Além de aparecer nos lábios e em locais diversos da boca, as aftas também podem aparecer diretamente na língua. Isso prejudica a alimentação, pois é mais difícil de sentir o sabor dos alimentos e em alguns casos dificulta até mesmo a fala.

Por ser na língua, esse tipo de afta por de ser mais difícil de se utilizar pomadas, por isso, os remédios caseiros são a solução mais rápida. A primeira delas é escovar a língua de duas a três vezes por dia, assim o local será limpo e desinfetado mais vezes.

Além disso, o bochecho com água morna e sal, e o uso de bicarbonato pode ser muito útil. Em caso de dores fortes o uso de analgésicos de uso oral é recomendado, além de sprays que aliviam a dor podem ser aplicados no local.

Especialista da dicas de como curar afta na boca rapidamente:

Afta na língua, bochecha, gengiva, no céu da boca, nos lábios e até na garganta.

Leia Também:

Prontinho. Agora você já está por dentro de tudo o que precisa para dar um jeito de fazer as aftas bucais desaparecerem. Qualquer dúvida, só deixar seu comentário perguntando. Ah, se você souber de outros jeitos de como curar afta na boca, sinta-se à vontade para comentar também, pois assim você poderá ajudar a outros que possam estar sofrendo com essas terríveis e incômodas feridinhas.

PROPAGANDA