Sementes de Linhaça: Para Que Serve? Quais os Seus Benefícios? Como Usar?

O que são as sementes de linhaça?

As sementes de linhaça nada mais são do que as sementes do linho, conhecido cientificamente como Linum uritatíssimum. Ela é utilizada majoritariamente na culinária e desde 5 mil anos Antes de Cristo, quando se tornou conhecida, era um alimento funcional, que oferecia àqueles que a consumiam uma série de benefícios para o coração, para o intestino e até ajudando a prevenir alguns tipos de câncer. Além disso, ela ajuda a emagrecer. Não é demais?

Vale dizer que as linhaças se dividem em dois tipos: a linhaça marrom e a linhaça dourada. Falamos mais das duas nesse → texto  e nesse outro texto → aqui!

Sementes de linhaça como consumir

Qual a composição das sementes de linhaça?

As sementes de linhaça são assim compostas:

  • Elas têm 13% de fibras;
  • Tem também 13% de magnésio;
  • Tem 12% de manganês;
  • Contam com 9% de fósforo;
  • Contam ainda com 6% de zinco;
  • Mais 6% de gorduras totais;
  • Tem ainda 3% de proteínas;
  • Em média 3% de ferro;
  • Naus 2% de gorduras saturadas;
  • Mais 2% de cálcio;
  • Mais 1% de carboidratos;

Quais os benefícios de consumir as sementes de linhaça?

Não são poucos os benefícios que consumir as sementes de linhaça pode te trazer. Entre os mais comentados estão:

  • Emagrecimento – A linhaça tem tanta fibra que melhora o trânsito intestinal, além de controlar a glicemia no nosso sangue. Assim armazenamos menos gordura e liberamos mais toxinas do nosso corpo. Além disso, ela deixa nosso processo digestivo mais lento, o que faz com que demoremos a sentir fome;
  • Combate a cardiopatias – Graças ao ômega 3 as sementes de linhaça reduzem o nosso colesterol ruim e aumentam o bom, o que é fundamental para não obstruir os nossos vasos sanguíneos, quadro que costuma acarretar em infartos e em acidentes vasculares cerebrais;
  • Controla o diabetes – E não só, ajuda a preveni-lo também! Isso porque como já dissemos as sementes de linhaça impedem que tenhamos picos de glicose, além de dificultar a resistência do corpo a insulina, o que é fundamental para que a pessoa não venha a desenvolver diabetes e combata a diabetes, caso já sofra com a doença;
  • Controla as inflamações – As sementes de linhaça têm propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda demais no combate de doenças como obesidade, hiperglicemia, sedentarismo e tabagismo, isso para citar só alguns exemplos;
  • Faz o intestino funcionar – Quando se bebe a quantidade de água adequada as fibras das sementes de linhaça fazem com que você evacue melhor, o que limpará o seu organismo e deixará a sua flora intestinal muito mais saudável, fator importante na manutenção da sua imunidade;
  • Protege o organismo – Isso graças aos ácidos graxos, que impedem que se proliferem na nossa corrente sanguínea e no intestino bactérias maléficas, que se espalhariam rapidamente e nos causariam dano;

Quanto consumir das sementes de linhaça por dia?

O ideal são 10 gramas espalhadas nas refeições, o que equivale a uma colher de sopa generosa!

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