Lichia Emagrece? Benefícios, Propriedades e Contraindicações

A lichia é uma fruta com uma casca vermelha que possui alguns “pelos” e a polpa é um tom esbranquiçado e translúcido, muito parecida com a uva. Essa fruta que se tornou tão popular aqui no nosso país possui origem chinesa e conseguiu se adaptar muito bem ao nosso solo.

Por possuir um sabor adocicado, caiu no gosto popular e pode ser encontrada nas mais diversas regiões do Brasil. Vamos saber um pouco mais sobre essa fruta, quais os seus benefícios e falar um pouco sobre a polêmica que ela causou no início desse ano!

Os Benefícios da Lichia

lichia emagrece

1. Ideal para quem quer emagrecer

Eis aqui uma fruta que vale a pena colocar na dieta e comer sem medo de ultrapassar a quantidade de carboidratos ingeridos. Para 100 gramas são apenas 66 calorias, assim, se você está seguindo uma dieta para perder peso, pergunte ao seu nutricionista como incrementar a lichia. É mais uma forma de variar o cardápio.

Outro motivo pelo qual esse alimento consegue ajudar no emagrecimento é pela grande quantidade de fibras que possui. Quando estão dentro do estômago elas incham como se fossem esponjas, dando a impressão de que a barriga está cheia e levam a informação para o cérebro de saciedade. Você acaba sentindo menos fome, comendo menos e perdendo peso.

PROPAGANDA

2. É um agente antioxidante

A lichia é uma rica fonte alimentar de vitamina C. Esse nutriente consegue combater parte dos radicais livres presentes no nosso corpo que acabamos consumindo em excesso por meio da alimentação. Esses radicais são uns dos responsáveis pelo envelhecimento celular e pelos erros que ocorrem no DNA no momento da replicação favorecendo assim o desenvolvimento do câncer.

3. A fruta lichia melhora o sistema imune

O sistema imune é formado por um conglomerado de células chamadas de células de defesa. Elas têm como principal função defender o nosso organismo do ataque de agentes invasores como bactérias, vírus e outros. A presença da vitamina C presente na lichia aumenta a síntese dessas células e assim, o nosso sistema de defesa fica mais forte.

4. Evita câimbras

Para quem pratica atividades físicas, esse benefício é muito importante já que é bem comum que as câimbras apareçam durante os exercícios. Normalmente, ela é causada pela deficiência de um sal mineral chamado potássio que participa da contração muscular. Uma fruta muito famosa por ter esse nutriente é a banana porém, a lichia também é uma importante fonte.

5. Controla a pressão arterial

Quem é portador de hipertensão arterial ou tem uma predisposição para desenvolver a doença deve incluir a lichia no cardápio. O potássio, presente na fruta, ajuda a controlar a quantidade líquidos dentro de fora da célula. Lembram da bomba de sódio e potássio que conhecemos no ensino médio? É esse um dos mecanismos utilizados para controlar a pressão sanguínea.

Contraindicações

Assim como a grande maioria dos alimentos, a lichia apresenta algumas contraindicações. Há casos de reações alérgicas, doenças renais por causa do potássio presente na fruta e problemas no metabolismo da glicose. Desta forma, os diabéticos só devem consumi-la com autorização médica e nutricional.

No início do ano houve uma polêmica que relacionava a lichia à morte de crianças. Porém, a história não é exatamente como parece pois a lichia só pode fazer mal em casos extremos. Desta forma, a fruta só causa prejuízos para a saúde se for consumida depois de passar muitas horas com fome e em uma quantidade exagerada.

As crianças que passaram mal moravam em uma área muito pobre da Índia e que não apresentavam boa nutrição. A lichia reduz o teor de glicose no sangue e, para essas crianças que já apresentavam uma taxa de glicose baixa, a fruta fez um efeito além do normal.

Portanto, não há nenhum problema em consumir a fruta dentro das quantidades normais. Converse com o seu médico e com um nutricionista para saber qual é a quantidade ideal para você. Afinal de contas, ninguém precisa ficar na vontade.

Leia Também:

Gostou de saber um pouco mais sobre a lichia? Veja também quais são os benefícios das frutas vermelhas e como elas podem melhorar a sua saúde!

PROPAGANDA