Bem Estar Chás Plantas Medicinais Tamara Pinho - Jornalista

Cólica Renal Onde Dói, Remédios e Tratamentos Caseiros.

A cólica é uma dor intensa que muitas pessoas conhecem, seja a menstrual, a dor em bebês ou a cólica renal, essa última pode acontecer em qualquer pessoa e é indicativo de problemas mais sérios como a pedra nos rins ou cálculo renal.

A cólica renal é uma dor intensa também conhecida como crise renal, pois acontece quando se está em um estágio avançado de pedra nos rins e se não for tratada o mais rápido possível pode ser necessário procedimentos cirúrgicos.

Para saber mais sobre essa dor e como aliviar os sintomas, continue lendo esse artigo!

O que é?

A cólica renal é um forte dor na região da bexiga e nas costas, ela acontece por causa de inflamações nas vias urinárias causadas pelo cálculo renal ou pedras nos rins. Essa doença é causada por diversos fatores, como uma alimentação desregulada, problemas urinários e até mesmo por causa da genética.

As pedras são na verdade formadas por sais presentes na urina que se cristalizam e acabam prejudicando todo o sistema urinário, pois as pedras obstruem as vias urinárias e assim causam a dor conhecida como cólica renal.

Onde dói na cólica renal

Onde dói na cólica renal?

Muitas pessoas tem dúvidas sobre onde dói quando se tem uma crise de cólica renal, uma vez que essa dor, pode ser confundida com outras dores e ter um falso sintoma. A cólica renal é considerada como uma das mais fortes dores, algumas pessoas relatam ser mais forte que a dor de um parto natural.

A região mais afetada são as costas e a bexiga, a dor pode começar de maneira moderada e principalmente quando se está urinando. Mas conforme a crise se intensifica passa a ser forte e só pode ser controlada com o uso de medicamentos.

Como tratar a cólica renal

Como tratar a cólica renal

O tratamento principal para aliviar as dores causada pela cólica renal é utilizar medicamentos como analgésicos, anti inflamatórios e antiespasmódicos. Os remédios de via oral são os mais utilizados quando a dor surge, mas apesar de serem eficazes, os injetáveis podem ter uma ação mais rápida e serem mais eficazes para aliviar a dor mais intensa.

Alguns dos medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor causada pela cólica renal são:

  • Diclofenaco
  • Cetoprofeno
  • Ibuprofeno
  • Paracetamol
  • Dipirona
  • Morfina
  • Codeína
  • Tramadol
  • Buscopan
  • Buscofen

Os remédios analgésicos são recomendados para o início da dor e devem ser utilizados de 2 a 3 vezes por dia. Eles ajudam também a diminuir o inchaço e diminuir a inflamação. Porém, caso a dor aumente deve-se tomar medicamentos mais fortes como a morfina ou ibuprofeno.

Tratamentos caseiros

É possível também optar por tratamentos caseiros para tratar uma crise renal. Porém, esses tratamentos apenas ajudam a aliviar a dor. E é preciso procurar um médico para que ele recomende o melhor tratamento para acabar com a pedra nos rins, que é o motivo do surgimento da cólica renal.

  • Tomar líquidos

Beber muita água e alguns tipos de chás ajuda a melhorar a crise renal, pois facilita a dissolver os sais presentes na urina e formar a pedra nos rins. Por isso, é importante se hidratar bem quando a dor surge.

A água deve ser tomada mesmo após o alívio das dores causadas pela cólica renal, pois facilita na eliminação das pedras e no bom funcionamento dos rins. Assim é possível tratar o problema, em alguns casos, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

  • Mude a alimentação

É preciso ter uma atenção a alimentação e evitar alguns tipos de alimentos como beterrabas, chocolate, amendoim, espinafre e nozes. Pois eles são ricos em oxalato e prejudicam na eliminação das pedras nos rins. Também é recomendado que se evite tomar café em excesso, chá preto, mate e refrigerantes.

Cirurgia para Pedra nos Rins

Se os tratamentos combinados de medicamentos e mudança de hábitos não tiverem resultados para acabar com a inflamação, a dor da cólica renal voltará e poderá ser ainda mais forte. Por causa disso, e também por outros fatores como o tamanho das pedras de sais formadas no organismo, alguns médicos recomendam a remoção por meio de cirurgia.

O procedimento é simples e sem grandes riscos, mas é preciso que ainda assim, o paciente continue adotando medidas como tomar líquidos e controlar a sua alimentação para evitar que a doença surja novamente no futuro.

Chá de quebra-pedra para cólica renal

Chá de quebra-pedra para cólica renal

Uma receita caseira e muito conhecida para tratar a cólica renal é o chá de quebra-pedra e você mesmo pode fazer ele em sua casa. Veja abaixo a receita para fazer ele!

Ingredientes

  • 30 gramas de quebra-pedra
  • 1 litro de água

Como fazer

Ferva toda a água e depois acrescente a planta quebra-pedra. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e se preferir acrescente mel ou açúcar.

Esse chá também evita a formação de novos cristais de sais, além de ajudar no alívio da cólica renal. Porém, não é recomendado para crianças com menos de 6 anos e não deve ser consumido por mais de 20 dias.

| Website

Jornalista, mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora segmento de saúde há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.