Bem Estar Tamara Pinho - Jornalista

Cólica Intestinal, Sintomas, Causas e Remédios.

Sentir dores fortes no abdômen pode significar que algo não está normal com o nosso organismo, seja por causa de algo que consumimos, ou devido a outros fatores. E uma dessas dores que sentimos é a cólica intestinal, causada quando o sistema gastrointestinal não está normal e por causa disso sentimos fortes dores, muitas vezes acompanhadas de gases e até mesmo diarreia.

Existem diferentes causas para esse tipo de cólica, assim como diversos tratamento para aliviar os sintomas. Nesse artigo vamos falar sobre eles, confira!

O que é

A cólica intestinal é uma dor intensa no abdômen, que pode acontecer em homens e mulheres de todas as idades. No geral pode ser acompanhada de gases, diarreia ou até mesmo de constipação, o que faz com que aumente as dores.

O que causa a cólica intestinal

Elas aparecem para nos alertar de que algo não está funcionando totalmente bem no nosso sistema gastrointestinal, e muitas vezes elas podem ser um sinal de alguma doença, infecção ou por causa de uma má alimentação com baixa ingestão de fibras.

O que causa a cólica intestinal?

Vários são os fatores que causam  a cólica intestinal e para ter certeza de qual foi o motivo da sua é necessário procurar um profissional, ou reparar algo incomum na sua rotina alimentar.

Alguns dos principais fatores que provocam cólicas intestinais são:

  • Comer exageradamente: Pode causar contrações e espasmos no intestino que resultam nas cólicas.
  • Comer algo estragado ou que você seja intolerante
  • Não ingerir fibras suficientes em sua alimentação: As fibras ajudam a evitar a prisão de ventre e o bom funcionamento do intestino, mas para bons resultados é necessário ingerir muita água também.
  • Não tomar líquidos: A água ajuda a dissolver o bolo fecal e facilita a evacuação.
  • Comer muita fritura e alimentos gordurosos
  • Infecção intestinal: Causada por alimentos em excesso, estragados ou contaminados. Provoca dores por mais ou menos uma semana.
  • Ansiedade e estresse

Caso você tenha dores por dias sem parar, procure um médico o mais rápido possível para que sejam feitos exames para certificar a causa da cólica e assim ter um tratamento mais rápido e eficaz, antes que evolua para algum outro tipo de doença.

Sintomas da cólica intestinal

O principal sintoma causado por uma cólica intestinal são as dores fortes pelo abdômen, barriga e sensação de inchaço. Além disso, ela pode vir acompanhada de diarreia por vários dias ou até mesmo da prisão de ventre em alguns casos.

Sintomas da cólica intestinal

Pode-se sentir também contrações abaixo do abdômen, causadas pelo movimento do intestino e que muitas vezes se tornam frequentes e incômodas..

Cólica Intestinal constante

No geral as dores duram poucos dias, quando passam de uma semana pode ser que algo mais sério seja o motivo das cólicas. A principal causa da cólica intestinal constante são doenças como:

  • Síndrome do intestino irritável

Acontece quando o intestino não funciona de maneira correta, provocando uma  falta de ordem no funcionamento que geralmente provoca cólicas no abdômen, inchaço, estufamento e ainda pode alternar entre períodos com diarreia e períodos de prisão de ventre.

  • Diverticulose

Essa é uma doenças que ocorre quando o existe a presença de pequenas saculações no intestino grosso, chamadas de divertículos. Eles surgem por causa da grande força o intestino precisa fazer para empurrar as fezes endurecidas, que ocorre quando não se tem uma boa ingestão de líquidos. Além das cólicas intestinais essa doença também causa constipação e sensação de inchaço.

  • Doenças inflamatórias

As doenças inflamatórias no intestino além de causar cólica intestinal, causam forte diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue, perda de peso, anemia e cansaço. Em casos mais graves e que são descobertos tardiamente, pode ser necessário realizar cirurgias.

Cólica Intestinal constante

Remédio para cólica intestinal

Para aliviar os sintomas causados pela cólica intestinal, dependendo do motivo, você pode utilizar de medicamento analgésicos e anti inflamatórios como o Buscopan, Ibuprofeno e outros que são indicados para dores abdominais, musculares e cólicas.

Além deles, também é possível utilizar chás naturais e bebidas que ajudam a aliviar, principalmente, a sensação de inchaço e o desconforto. Mas mais do que os remédios para cólicas intestinais, também existem alguns hábitos que podem ser adotados como:

  • Beber muita água ao longo do dia
  • Consumir muitas fibras na alimentação, seja com alimentos ou até mesmo suplementação.
  • Evitar alimentos gordurosos, fermentados, e que causam gases, prisão de ventre ou diarreia.
  • Não ser sedentário e praticar atividades físicas mesmo que moderadamente.

Remédio caseiro para cólica intestinal

Se você sentir dores e não tiver nenhum medicamento disponível, ou até mesmo se preferir fazer uso de tratamento naturais. Veja a receita de um remédio caseiro que você pode fazer para quando sentir cólica intestinal

Ingredientes

  • água
  • casca de maçã
  • mel

Como fazer

Coloque a água, a casca da maçã e o mel juntos em uma panela e leve ao fogo baixo. Vá mexendo bem devagar até engrossar a mistura. Quando estiver em consistência de um xarope, desligue o fogo e coe.

Deixe esfriar e tome uma colher de sopa a cada 12 horas.

| Website

Jornalista, mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora segmento de saúde há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.