Colesterol Alto: Aprenda 10 Dicas Para o Controle

Atingindo cerca de 40% da população brasileira, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o colesterol alto é um problema recorrente e que causa enormes prejuízos à saúde da pessoa, que fica, também, mais suscetível a sofrer de doenças coronárias, obesidade e diabetes, para citar apenas algumas.

O colesterol fica instalado nas artérias, formando plaquetas de gordura e provocando a aterosclerose – endurecimento de vasos sanguíneos. Essas características, no que se refere à saúde, podem influenciar no surgimento de quadros, como AVC, derrame e infartos, que são as principais causas de morte no Brasil.

Estando intimamente ligado ao estilo de vida e alimentação da pessoa afetada pelo problema, o colesterol alto precisa ser tratado assim que é diagnosticado. Entre a utilização de remédios indicados pelos médicos e dietas elaboradas por nutricionista, existe uma série de dicas que auxiliam no controle do colesterol. Você sabe quais são elas? Acompanhe abaixo as 10 principais dicas.

1- Controle o Nível de Gordura Saturada na Alimentação.

Alimentos ricos em gorduras saturadas, como as frituras, o leite e as carnes processadas, também são ricos em colesterol. Uma alimentação saudável, de acordo com especialistas, deve conter, no máximo, 300 mg de colesterol para que seja equilibrada.

2- Privilegie as Fontes Vegetais.

Os alimentos vegetais contam com uma substância chamada fitoesteróis, que possuem estrutura semelhante a dos colesteróis, disputando com estes a absorção do intestino. É necessário ingerir 3 mg de fitoesteróis ao dia para reduzir os níveis de colesterol no organismo.

PROPAGANDA

3- Invista em Ômega 3.

Tratando-se de uma gordura boa encontrada em alimentos saborosos, como o salmão e atum, o ômega 3 auxilia na redução do colesterol porque possui características anti-inflamatórias, entre outras, privilegiando a vasodilatação e a redução de lipídeos no sangue.

4- Equilibre os Níveis de Ácidos Graxos.

O ômega 3 e o ômega 6 devem estar em equilíbrio para promover o combate ao colesterol alto, entre outros benefícios. Para que isso aconteça, é essencial investir nos alimentos orgânicos ao invés dos polissaturados.

5- Pratique Atividades Físicas.

Elas são benéficas nos variados sentidos e auxiliam, também, no controle do colesterol. A caminhada e a corrida são excelentes exercícios, auxiliando na diminuição dos colesteróis ruins e aumentando o bom colesterol (HDL).

6- Consuma Fibras e Diminua o Colesterol Alto.

Fazendo parte da estrutura de alimentos, como a alface, a abóbora, a abobrinha e a cenoura, entre diversas outras fontes, as fibras auxiliam no funcionamento intestinal, combatendo o mau colesterol.

7- Invista no Azeite de Oliva.

O azeite ajuda a eliminar o mau colesterol, aumenta o bom colesterol e, ainda, consegue diminuir em 30% os riscos em relação a doenças do coração.

8- Tome Chá Verde.

Se tratando de um dos mais poderosos antioxidantes naturais, o chá verde também auxilia na redução do colesterol alto porque contém uma substância chamada flavonoide, que combate a inflamação nos vasos causada pelo colesterol.

9- Tome Chá-mate, Também.

Ao realizar um estudo, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) constatou que as pessoas que tomam cerca de um litro do chá conseguem diminuir a concentração de colesterol alto em até 13%.

10- Não Fume.

Algumas das substâncias tóxicas presentes no cigarro potencializam a oxidação do colesterol alto no organismo, contribuindo para o entupimento de vasos sanguíneo e formação de placas de gorduras.

PROPAGANDA