Coentro: para que serve e como usar.

O coentro é um vegetal bastante comum na cozinha brasileira. Além do sabor em destaque, ele oferece um aroma maravilhoso a qualquer refeição. Essa planta tem sua origem em solo asiático e é bastante característico da culinária nordestina.

Esse tempero é rico em diversos nutrientes importantes para a nossa saúde. No coentro vamos encontrar cálcio, potássio, ferro, magnésio, manganês e o melhor de tudo? Não contém sódio! Assim, ele também pode ser consumido sem problema alguém por aqueles que apresentam problemas circulatórios como a hipertensão arterial.

Coentro planta

Outro ponto positivo do vegetal é que você pode plantá-lo em qualquer lugar da sua casa. Como quase não ocupa espaço, é possível plantar mudas na cozinha mesmo, facilitando a preparação dos pratos e utilizando alimentos frescos e mais saudáveis.

Para que serve o suco de coentro?

Alguém aí já ouviu falar ou tem um amigo que toma suco de coentro? Ele vem se tornando bastante famoso depois da febre dos sucos detox. Sim, o suco de coentro pode ser utilizado para desintoxicar o organismo já que ele tem propriedades anti-inflamatórias e ser rico em substâncias antioxidantes. Assim, ele faz uma limpeza completa no corpo.

suco de coentro

Suco de coentro

Para fazer o suco é bem simples: basta bater no liquidificador 1 maço de coentro, ½ pepino, 1 maçã sem casca, 1 copo de água mais o suco de 1 limão. O ideal é tomar assim que fizer para aproveitar ao máximo os nutrientes presentes na bebida. Você pode bater com gelo para ficar ainda mais saboroso.

Quais os benefícios do chá de coentro e salsa?

Aqui precisamos antes dar uma explicação, pois muitos acham que salsa e coentro são palavras diferentes para o mesmo alimento, mas isso não é verdade.

Se você colocar uma ao lado da outra já consegue perceber uma boa diferença no formato das folhas. O cheiro também é um pouco diferente, sendo que a salsa possui um aroma mais cítrico, mas esse perfume só é revelado no momento em que você corta ou amassa as folhas.

Já o coentro tem um cheiro forte, como o de grama ou mato, mesmo que as folhas fiquem inteiras. A cor da salsa também é mais vibrante, de um verde mais escuro.

O chá de coentro com salsa é bastante utilizado para fazer a limpeza do organismo. Por ter propriedades diuréticas, ele consegue eliminar diversas toxinas do nosso corpo. Para fazê-lo, você precisará de 300 ml de água, ½ xícara de salsa picada e ½ xícara de coentro picado.

Coloque todos esses ingredientes em uma panela tampada e leve ao fogo por 10 minutos. Depois, basta coar e esperar esfriar para tomar. A quantidade ideal é um copo por dia para conseguir todos os benefícios.

Quais os malefícios do coentro?

O coentro em si não causa prejuízos à saúde, mas comê-lo em excesso pode trazer alguns males, especialmente as suas sementes. Elas, se ingeridas por um tempo prolongado, podem causar problemas no sistema hepático.

A planta também pode desencadear problemas alérgicos em algumas pessoas sendo os principais sinais e sintomas coceiras, erupções cutâneas, inchaço na garganta, entre outros. Se você sentir algo parecido, vá imediatamente para o serviço mais próximo de emergência da sua cidade.

Outro problema é redução da pressão arterial que o excesso de coentro pode causar. Pessoas que sofrem de hipotensão devem evitar comê-lo para não piorar o quadro. Os sintomas podem ser tontura e até perda de consciência.

Em geral, o coentro oferece diversos benefícios para a nossa saúde, mas tudo em exagero pode nos fazer mal, inclusive os alimentos considerados saudáveis. Fique atento aos sinais que o corpo dá e procure um especialista.

Leia Também:

 Chá de Salsa: Benefícios,Indicação e Dicas

 Os Benefícios e Como Consumir o Salsão.

 Veja os Benefícios e Como Fazer o Chá de Alface

 Chá de Alho Para Garganta,Pressão Alta e Infecção Urinária

Quer mais dicas de alimentos que podem anos ajudar a manter a saúde em dias? Então siga-nos no Facebook!