Conheça os Principais Benefícios da Chicória.

A chicória é uma planta usada como tempero para diversos alimentos, mas ainda não é das mais populares aqui no país. Ela tem sua origem nas regiões entra a Ásia e a Europa, mas pode ser facilmente encontrada em qualquer parte do mundo por conta do seu alto potencial de adaptação.

Portanto, você também pode encontrar a hortaliça em mercados brasileiros sem nenhum problema e aqui pode ganhar outros nomes: coentro brasileiro, almeirão, escarola, chicória amarga e outros.

chicoria emagrece

Quer saber quais são os inúmeros benefícios que essa planta pode oferecer para a nossa saúde? Então continue com a leitura!

Chicória: Benefícios e Para que Serve

1. Melhora o sistema digestivo

A chicória possui, em sua raiz, uma substância conhecida como inulina. Ela consegue atuar no estômago como um tipo de fibra dietética, ou seja, estimula os movimentos peristálticos – movimentos que o organismo usa para “empurrar” o bolo alimentar até o local de onde será evacuado. É excelente para quem sofre com a prisão de ventre.

PROPAGANDA

Além disso, a chicória consegue oferecer outros benefícios para o nosso intestino como, por exemplo, controlar os níveis de acidez no estômago.

2. Age como um antioxidante

A nossa dieta precisa ser rica em alimentos que apresentem substâncias antioxidantes. Isso porque esses nutrientes conseguem neutralizar um vilão importante da nossa saúde: os radicais livres.

É importante perceber que, esses temidos radicais livres, fazem parte do processo metabólico natural do corpo. Eles são os “restos” que ficam após as enzimas e outras substâncias realizarem o seu trabalho no nosso corpo. Porém, em excesso, podem causar muitos prejuízos.

Os antioxidantes conseguem neutralizar ou reduzir a ação dos radicais livres e assim, conseguem prevenir uma série de doenças como hipertensão arterial e câncer.

3. É aliado da dieta

Quem está querendo perder peso ou começar a ter uma alimentação mais saudável, precisa colocar a chicória no menu do dia a dia.

Em 100 gramas da planta há apenas 23 calorias e, pelo fato de apresentar uma quantidade considerável de fibras, a chicória consegue oferecer uma sensação de saciedade em menos tempo. Dessa forma, além de ser um alimento de baio teor calórico, também dá a ideia de estômago cheio, reduzindo a fome.

4. A chicória melhora a saúde da pele

Não só a sua pele melhora, como também suas unhas e cabelos, ou seja, é como um elixir da beleza. Isso se deve à presença de substâncias como betacarotenos e antioxidantes.

Estes, conseguem retardar o envelhecimento celular, ou seja, você passa a envelhecer mais devagar por conta da ação dos agentes antioxidantes. Assim, além de te ajudar na perda de peso, a chicória também consegue te deixar com um aspecto mais saudável em todos os sentidos.

5. Previne doenças no fígado, rins e vesícula

A chicória consegue melhorar o funcionamento do nosso sistema hepático e também ajuda na estimulação da vesícula biliar para que ela libere uma quantidade maior de enzimas, facilitando assim a digestão. Ela também evita a formação de cálculos biliares.

O mesmo ocorre para o sistema renal: a chicória ajuda a prevenir a formação de cálculos renais. Também consegue ajudar a tratar patologias específicas da região como a infecção urinária.

6. Previne doenças crônicas

A hipertensão arterial e o diabetes são duas patologias que mais preocupam o sistema de saúde já que o governo precisa gastar somas enormes para realizar o controle da saúde dessas pessoas.

A chicória, pela presença de uma porção considerável de fibras, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Também consegue controlar as taxas de colesterol e triglicérides, gorduras que causam o entupimento dos vasos e podem interromper a passagem de sangue causando uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral.

Chicória: Como Preparar em Passos Simples.

Leia Também:

Você come chicória no seu dia a dia? Conta pra gente como faz para prepará-la!

PROPAGANDA