Chia | Conheça os Benefícios e Como Consumir

A chia é conhecida como uma super semente. Junto com a linhaça, ela já faz parte da alimentação diária de milhares de brasileiros e, por isso, é constantemente tema de matérias e reportagens em revistas e programas que prezam pelo bem estar e a alimentação saudável. Mas se você não ainda não sabe quais são os benefícios desse alimento, vamos mostrar abaixo o que ela pode fazer pela sua saúde.

A planta originária do México é da família do linho e da sálvia, e já era utilizada na alimentação há muito tempo pelos povos que viviam na América Central. Ela é rica e proteínas, fibras, ácidos graxos poli-insaturadas, cálcio, fósforo, magnésio e muitos outros nutrientes essenciais ao nosso corpo, como as vitaminas A, B1, B2 e B3.

como tomar chia para emagrecer

semente de chia

Os Benefícios do Consumo da Chia

A chia entra na lista dos super alimentos. Ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na melhora da flora intestinal e no controle do índice glicêmico, além de nos dar uma maior sensação de saciedade, evitando que se coma desenfreadamente ao longo do dia.

Ajuda nos Tratamentos:

Pressão Arterial, Falta de Memória e Depressão

Estudos comprovaram que a chia é rica em ômega 3 e, por isso, uma grande aliada na hora de combater a pressão arterial, já que sabemos que o composto é responsável pelo conhecido efeito anti-hipertensivo e por manter os indivíduos que possuem pressão alta com seus índices mais baixos e controlados. Ela também combate uma série de problemas como a falta de memória, a ansiedade e a depressão, tudo isso graças aos ácidos graxos poli-insaturados presentes em suas sementes.

Doenças cardíacas ,Obesidade e Envelhecimento Precoce

Outro benefício da chia é devido a sua alta quantidade de fibras alimentares solúveis – uma média de 8,6 gramas em cada 25 gramas de chia. Isso faz com que o risco de doenças cardiovasculares seja drasticamente menor em quem consume uma porção diária do alimento.

Estudos comprovaram que ela é capaz de melhorar a sensibilidade à insulina e, também, diminuir a gordura no organismo, prevenindo, desse modo, as doenças cardiovasculares e, de quebra, melhorando a saúde intestinal e o controle a obesidade.

Não bastasse tudo isso, a chia ainda possui alguns compostos antioxidantes que são responsáveis pelo combate aos radicais livres, sendo assim grande aliada no combate ao envelhecimento precoce.

Como Utilizar a Chia

Ainda não existe um valor ideal do consumo do alimento diário, mas alguns especialistas recomendam que uma pessoa adulta faça a ingestão de pelo menos duas colheres de chá durante o dia. Isso pode variar para cada indivíduo e, também, é preciso lembrar que a semente de chia pode ser utilizada em rodízio com outras sementes tão poderosas como ela, como a linhaça, fazendo com que você tenha uma alimentação equilibrada e saudável.

O alimento pode ser consumido de diversas maneiras. Ele já está disponível em mercados e lojas de produtos naturais na forma de grão e farinha, e pode ser colocado em saladas, sucos, vitaminas, bolos, tortas, gelatinas e, até mesmo nas refeições, auxiliando assim na saciedade e no índice glicêmico do consumidor. Com o óleo, é possível preparar as refeições ou temperar alguns pratos.

Para quem preferir, a semente de chia também pode ser encontrada no formato de cápsulas e em flocos, sendo assim um alimento com grande variedade, ideal para todos os gostos.