Chás Plantas Medicinais Valdeni Duarte

Chás Para Gripe: Como Fazer As Melhores Receitas

A gripe pode trazer muitos problemas para qualquer pessoa. A prostração, dor no corpo e dores de cabeça acabam atrapalhando o dia a dia e até nos afastando do trabalho ou dos estudos. E quando temos qualquer problema como esse, rapidamente, nossas mães e avós dão um jeito de providenciar diversos chás para gripe que ajudam o nosso corpo a combater a doença mais rápido.

Apesar de ser algo empírico, ou seja, não é baseado em pesquisas, o uso de chás para ajudar a curar um resfriado ou gripe é indicado até por alguns pediatras. Segundo especialistas no assunto, o chá pode ajudar de diversas formas: hidratando o corpo e mucosa (no caso dos chás com mel) e chás calmantes como o de camomila amenizam o incômodo causado pelo vírus.

chás para gripe

Nós selecionamos as melhores receitas de chás para gripe para ajudá-los a mandar esse agente invasor para bem longe, especialmente durante o inverno.

Conheça 4 Receitas de Chás Para Gripe

1. Chá de limão com gengibre

O limão é rico em vitamina C, uma substância que melhora o funcionamento do sistema imune. Desta forma, as células de defesa consegue atacar o vírus com maior eficácia. Já o gengibre ajuda porque é um agente anti-inflamatório e assim, reduz os sinais e sintomas da gripe como uma inflamação na garganta, algo muito comum de acontecer.

Ingredientes

  • 1 pedaço pequeno de gengibre fatiado;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 limão cortado em rodelas;
  • 1 xícara e ½ de água;

Modo de fazer

Misture numa panela a água, o gengibre e os 3 dentes de alho picados. Leve ao fogo e ferva por poucos minutos. Agora, acrescente o limão e abafe a mistura até que a bebida esteja morna e pronta para beber. Agora basta coar para tomar.

2. Chá de sabugueiro

O sabugueiro também é rico em vitamina C, ou seja, também ajuda a aumentar as defesas do corpo e assim, o vírus consegue ser destruído mais rapidamente. Também possui ação anti-inflamatória por conta das antocianinas presentes na planta.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flor de sabugueiro;
  • 1 xícara de água;

Modo de fazer

Ferva a água, desligue o fogo e adicione as pétalas das flores de sabugueiro. Abafe a mistura por alguns minutos, até que ela fique morna. Agora você já pode coar e bebê-la. A quantidade máxima recomendada é de 3 xícaras por dia já que uma quantidade maior pode aumentar a perda de potássio.

3. Chá de eucalipto

As folhas de eucalipto já são bem conhecidas quando o assunto é combater a gripe. Elas conseguem aliviar os sintomas típicos da gripe como formação de muco, inflamação das vias respiratórias, febre e outras.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de eucalipto;
  • 1 xícara de água;

Modo de fazer

O chá deve ser preparado do mesmo modo que o de sabugueiro descrito acima. Basta ferver a água e só depois do fogo desligado, deve-se acrescentar as folhas de eucalipto e abafar a mistura até que a bebida esteja morna. O ideal é beber, no máximo, cerca de 3 xícaras do chá por dia.

4. Chá de laranja

A laranja é rica em vitamina C e, além de melhorar o sistema imunológico, também consegue aliviar as dores no corpo e o desconforto respiratório que aparece com a gripe.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 limão;
  • 2 laranjas;
  • 2 colheres de sopa de mel;

Modo de fazer

Descasque as frutas e coloque as cascas para ferver por cerca de 15 minutos. Retire as cascas da panela, adicione a ele o suco da laranja e do limão e ferva essa mistura por mais 10 minutos. Coe e, para adoçar, prefira o mel, que possui agentes expectorantes.

Gostou das nossas receitas de chás para gripe? Então veja também todos os benefícios que o chá de camomila pode oferecer para quem está gripado ou resfriado!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.