Bem Estar Valdeni Duarte

Chá Verde Como Fazer, Benefícios e Para Que Serve

Se você esta em duvida quanto aos benefícios do chá verde ou, se imagina que a bebida só é indicada para quem quer emagrecer, está na hora de conhecer um pouco mais sobre ele.

Os chá verde é uma bebida derivada da mesma planta que origina o chá branco e chá preto: a Camellia sinensis, uma erva de origem chinesa. Porém, o processo de escolha e secagem das folhas é diferenciado, por isso a bebida contém mais nutrientes e antioxidantes.

O chás verde é rico em flavonoides conhecidos como catequinas, que são os responsáveis pela função antioxidante da bebida. A quantidade e, a variedade de nutrientes presentes no chá verde, depende de alguns fatores, como a região onde a erva foi plantada e a forma como foi cultivada. Por isso, é possível encontrar propriedades diferentes na comparação de rótulos de chá verde de diferentes marcas.

Benefícios do chá verde

chá verde emagrece

chá verde emagrece

Embora seja muito comum ouvirmos falar de que os chá verde é ótimo para quem quer emagrecer, os benefícios da bebida vão muito além disso.

O chá que recebeu o adjetivo de “bebida dos céus” pelo imperador Shen Nung (segundo a lenda) acelera o metabolismo, quebra as gorduras do corpo, melhora a digestão, combate o colesterol e ainda protege o cérebro contra doenças degenerativas.

A bebida também auxilia no tratamento de inflamações e tumores, além de evitar o entupimento de artérias. Seu consumo em substituição ao café vem diminuindo a incidência de infartos.

Chá Verde: Propriedades

Diferentemente de alguns chás comuns que buscam solucionar o problema aumentando a produção de suco gástrico do estômago, essa bebida atua regulando a flora intestinal. Desta maneira, a consequência é uma melhoria do funcionamento do intestino e manutenção do nível de bactérias microbiotas, que são benéficas ao nosso organismo.

Conheça os 7 Motivos Para Tomar Chá Verde

1. Produz Sensação de Saciedade

Segundo pesquisas, as propriedades das catequinas presentes nos chas verde fazem com que o organismo produza a sensação de saciedade mais rapidamente, através da liberação do hormônio leptina. O consumo de chas verde evita que você coma mais do que seu organismo realmente precisa.

2. Acelera o Metabolismo Queimando Gorduras

Os chás verde oferece mais este benefício: o efeito termogênico. Os polifenois e a cafeína presentes na bebida agem em conjunto aumentando a queima de gorduras e evitando que se acumulem no organismo.

3. O Chá verde é Um Antioxidante Potente

Devido as propriedades presentes na bebida, como as catequinas, os chás verde é um potente antioxidante, que age diretamente no combate aos radicais livres do nosso organismo. Por conta dessa característica, a bebida é um importante auxiliar na prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, além de evitar o envelhecimento precoce da pele.

4. Combate ao colesterol ruim

Embora nosso organismo produza colesterol naturalmente, grande parte do LDL, o colesterol ruim, é adquirido através da alimentação. Os polifenois, como as catequinas e os taninos, presentes no chá verde tem o poder de reduzir a absorção deste vilão e reduzir as taxas da sua presença indesejável no nosso corpo.

5. Melhora a Digestão

A bebida atua no intestino, através de complexos bioativos que estimulam a flora intestinal auxiliando na digestão dos alimentos, melhorando a imunidade e a absorção de vitaminas, ao contrario de outros chás digestivos que apenas aumentam a produção de suco gástrico no estomago.

6. Proteção Para o Cérebro

O consumo de chá verde protege o cérebro contra certos tipos de demência e afasta as doenças relacionadas ao declínio da cognição, tal como acontece no Mal de Alzheimer.  Segundo pesquisas, os polifenois presentes na bebida atuam como neuroprotetores, contra o peróxido de hidrogênio, uma substancia danosa para o cérebro.

7. Bom Humor Com Chá Verde

O aminoácido L-teanina esta presente exclusivamente na planta que dá origem ao chá verde. Este aminoácido aumenta a produção de ondas alfa no nosso cérebro, que induzem ao relaxamento. Alem disso, produzem serotonina e dopamina, os quais estão intimamente ligados a sensação de bem estar.

Onde Encontrar Chá Verde

Os chás verde pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias. Caso prefira adquirir a erva em natura, em ervanários, tome cuidado redobrado com a procedência.

Como Tomar Chá Verde

Os chás verde pode ser encontrado na forma de capsulas, pó e em saquinhos, porem a melhor forma de consumi-lo é através das folhas frescas ou desidratadas da planta, em infusão, já que o processo de industrialização diminui seus nutrientes naturais.

Aos primeiros sinais de que a água vai ferver, coloque um pouco do chá, apague o fogo e tampe o recipiente, por cerca de 5 minutos antes de consumir a bebida. Se desejar armazenar o chá para bebê-lo mais tarde, coloque-o em um recipiente de vidro ou garrafa térmica e consuma-o em ate 24 horas. Após este período, as propriedades da bebida estarão perdidas.

Qual a Quantidade Diária Recomendada de Chá Verde

Embora seja um grande auxiliar da boa saúde, quando consumido em doses muito altas o chá verde pode fazer mal, podendo ocasionar insônia e até gastrite, além de outros problemas.

A dose recomendada pode variar, mas nunca deve ultrapassar os 600 ml diários, ou seja, cerca de 4 xícaras de chá por dia, no máximo e nunca durante as refeições, para que não afete a absorção de nutrientes dos alimentos.

Contra Indicações do Chá Verde

A superdosagem diária dos chás verde causa redução na absorção de nutrientes pelo organismo, tais como cálcio e ferro.

Pessoas com hipotireoidismo já tem metabolismo acelerado devido a produção maior de hormônios pela tireoide, por isso devem evitar o consumo da bebida. Hipertensos também devem ter cuidado ao consumir o chá verde, visto que a bebida contém cafeína.

Vídeo: Benefícios, efeitos colaterais e orientações importantes sobre o uso do chá verde.

Você já experimentou os chás verde? Compartilhe conosco nos comentários a sua receita favorita e quais os resultados que esta “bebida dos céus” tem trazido para a sua saúde!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.