Chás Plantas Medicinais Wilder Patric

Chá verde com hibisco: para que serve? Conheça os benefícios!

Neste artigo a respeito de chá verde (nome científico Camellia sinensis) e hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) que decidi redigir hoje, irei trazer a você informações bem interessantes sobre essa bebida natural utilizada para uma série de fins, inclusive no emagrecimento. Continue a ler e descubra quais são os benefícios do chá verde com hibisco, se faz mal misturar os dois com cavalinha, as propriedades medicinais, como fazer e outros dados!

Chá verde com hibisco faz mal?

Não desde que você não exagere, ou seja, tome com moderação e não terá problemas. Caso você tenha problemas cardíacos, é bom ver com o cardiologista se pode beber chá de hibisco com Camellia Sinensis porque a bebida pode fazer a pressão subir.

cha-verde-com-hibisco-faz-mal

Comece, portanto, tomando 1 xícara diariamente, sem exagerar, e seja paciente enquanto aguarda os efeitos atentando se o chá verde com hibisco faz mal. Sentindo alguma reação estranha, batimento cardíaco acelerado, tontura, sudorese, falta de ar ou alergia suspeita, dirija-se ao posto de saúde ou hospital de imediato.

Chá verde com hibisco serve para que?

De acordo com a internet, a função do chá verde com hibisco não se resume em apenas uma, mas várias, sendo a indicação da Camellia Sinensis e Hibiscus nos casos de quem deseja eliminar o excesso de líquido retido no corpo, desintoxicando o organismo, e reduzir algumas medidas, consequentemente.

cha-verde-com-hibisco-serve-para-que

Por ser termogênico (aumenta o metabolismo), o chá verde com hibisco é bom pra que você tenha como queimar gordura naturalmente já que as reações químicas celulares são intensificadas.

Em suma, a indicação de hibisco com chá verde serve pra que não apenas a perda de peso seja auxiliada, mas benefícios ligados aos outros nutrientes e propriedades da Camellia Sinensis (composto fitoquímicos, polifenóis e cafeína) e Hibiscus (vitamina C, ferro, vitamina A) também possam ser atingidos.

Benefícios do chá verde com hibisco para a saúde

Tomando como base cada vitamina e demais nutrientes da flor de hibisco e da erva chá verde, vou descrever a função no organismo e aí podemos concluir quais são os benefícios do chá de hibisco com chá verde para a saúde.

Vitamina C: aumenta nossa defesa, deixando-nos menos suscetíveis às doenças, fortalecendo os glóbulos brancos (sistema imunitário). Por isso, beber uma xícara de chá verde com hibisco previne resfriados e outras doenças. O ácido ascórbico também é bom porque evita envelhecermos precocemente e previne contra o câncer (antioxidante).

Cafeína: leva à termogenia como expliquei mais acima, o que pode fazer o coração acelerar devido ao metabolismo aumentar. O chá verde com hibisco é termogênico, além de ser uma bebida hipocalórica, colaborando com o gasto calórico do organismo e eliminação da gordura corporal em pequenas proporções.

Vitamina A: tem função de beneficiar a pele (cicatrização), parece ser antiinflamatória, e também dá uma reforçada no sistema imunológico, ou seja, beber chá de hibisco com chá verde trata condições cutâneas, beneficia contra celulite, evita resfriados.

beneficios-do-cha-verde-com-hibisco

Quanto aos outros benefícios do chá verde com hibisco:

  • auxílio na respiração celular devido ao Ferro, prevenção de anemia e outras doenças causadas por carência férrica
  • é anticancerígenos, combate inflamações, e antioxidante, pois chá verde com hibisco contém polifenóis.
  • é bom para o coração por ter fitoquímicos, combatendo o câncer e também os radicais livres (substâncias que “enferrujam” o organismo).

Vejamos, agora, algumas dúvidas relacionadas ao uso de chás feitos com Camellia, Hibiscus Sinensis e outras ervas naturais encontradas na natureza.

Posso misturar chá verde com hibisco e cavalinha?

Eu não aconselharia porque a Camellia Sinensis e a Equisetaceae (cavalinha) aceleram o metabolismo, então você vai criar uma bomba termogênica, correndo o risco de sobrecarregar seu coração (isso na minha concepção). Dependendo da quantidade de cavalinha com hibisco e chá verde, pode ser que não faça mal, então vai depender desse detalhe também.

Posso misturar chá verde com hibisco e gengibre?

É o mesmo caso de misturar com cavalinha, pois o gengibre (zingiber officinale) também é termogênico. Assim sendo, ao preparar seu chá de hibisco com gengibre e chá verde, provavelmente seu corpo vai suar muito e a pressão arterial subir. Particularmente, não recomendo, principalmente se você estiver querendo um atalho para emagrecer (é hora de colocar os pés no chão, parar de preguiça mental e física, e ter paciência, procurando ajuda de profissionais como nutricionistas e endocrinologista se não está conseguindo perder peso).

Como fazer chá verde com hibisco

Normalmente, a receita já vem com os sachês, sendo algo assim como preparar chá verde com hibisco:

  • ferva 500 ml de água mineral
  • coloque um sachê de chá verde e outro de hibisco
  • espere dissolver e misturar bem
  • adoce com mel se preferir

cha-verde-com-hibisco-como-fazer

Como tomar: depois que já estiver em temperatura morna ou até gelado, tome 1 xícara de manhã todos os dias, podendo beber até duas xícaras diárias de chá verde com hibisco. Após uma semana, avalie-se e continue bebendo sem exagerar nas doses.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.