Chá de Zimbro é Bom Para Que?Tem Contra Indicações?

Já ouviu falar em chá de zimbro? Zimbro é o nome dado a um arbusto que tem a sua origem em regiões da Ásia, Europa, América do Norte e outras. As frutas dessa árvore se parecem muito com uvas ou jabuticabas e as suas sementes são muito usadas como tempero para saladas já que apresenta um sabor forte.

O zimbro faz parte do grupo de plantas medicinais e possui diversas propriedades importantes como  o fato de ser diurético, expectorante, calmante, antibacteriano, antiviral, entre outras características que oferecem benefícios para a nossa saúde. Vejamos agora quais são os benefícios dessa planta e como ela consegue melhorar o funcionamento do corpo.

Os benefícios do Chá de zimbro

cha de zimbro contra indicações

1. Reduz o inchaço

Por ser um chá com características diuréticas, o zimbro consegue reduzir o inchaço de algumas partes do corpo onde temos um acúmulo de líquidos. E o que forma esses líquidos? Qualquer parte do nosso corpo que tenha uma quantidade de gordura maior acaba acumulando líquidos.

Eles são, na verdade, edema, que é o resultado de um processo inflamatório causado pela gordura e também pelo elevado consumo de glúten no pão, por exemplo. Assim, o chá de zimbro também consegue ajudar na redução da celulite já que ela nada mais é do que um tipo de inflamação do tecido cutâneo.

PROPAGANDA

2. Tem ação anti-inflamatória

Outro fator importante na redução do inchaço já que o edema é uma consequência da inflamação de alguma parte do corpo. Além disso, o zimbro consegue atuar em demais processos inflamatórios como na acne e demais irritações da pele por ter propriedades antissépticas.

Por causa disso, a planta também é utilizada em feridas e demais lacerações da pele. Também ajuda a evitar o desenvolvimento do tétano.

3. Ajuda o sistema digestivo

Quem tem problemas com a azia pode se beneficiar das propriedades do chá de zimbro. A planta consegue reduzir a acidez do estômago sendo benéfica também para quem tem outros problemas como gastrites e úlceras. Desta forma, o chá pode ser usado como um coadjuvante no tratamento dessas doenças.

4. Auxilia nas doenças reumáticas

A doença reumática ou reumatismo é uma doença que envolve articulações, ligamentos, músculos e tendões. Dentro das patologias reumatológicas, as mais conhecidas são a artrite reumatoide e a artrose. A primeira é uma doença de caráter inflamatório e, portanto, pode se beneficiar muito com o uso do chá de zimbro.

Se você sofre dessa patologia, consumir o chá de zimbro é uma ótima forma de aliviar os sintomas. Lembrando que a artrite é uma doença que não tem cura, os medicamentos e tratamentos alternativos utilizados são para aliviar os sintomas.

Como fazer o chá de zimbro

Você pode encontrar a fruta do zimbro na forma desidratada, em pó, em lojas de produtos naturais. Devem ser usadas apenas 2 colheres de sopa da fruta para ½ litro de água e levados ao fogo. Quando começar a fervura, conte 5 minutos e então desligue a chama. Espere ficar morno e tome 1 xícara por dia.

Contraindicações do chá de zimbro

Use a planta de forma moderada pois ela é tóxica e trazer problemas para sua saúde caso seja utilizada de forma incorreta. Por exemplo, usar o zimbro por muito tempo pode resultar em problemas renais, portanto, fique atento.

Alguns grupos não devem fazer nenhum uso da planta como, por exemplo, pessoas que já possuem doenças renais   como a nefrite – inflamação dos néfrons. Gestantes também não devem fazer uso da planta.

Antes de começar a tomar o chá o usar o zimbro e qualquer outra forma, consulte o seu médico para saber se isso é possível. A combinação da planta com medicamentos pode resultar numa interação que não seja positiva para você.

Você já tomou o chá de zimbro? Conte pra gente como foi a sua experiência!

PROPAGANDA