Chás Plantas Medicinais Valdeni Duarte

Os Benefícios do Chá de Valeriana

A valeriana é uma flor com pétalas de cores arroxeadas ou rosas e chegar a ter 1 metro de altura. Pode ser facilmente encontrada em feiras livres, casas de produtos naturais, floriculturas ou mesmo em farmácias na forma cápsulas (extrato da planta). 

Essa planta medicinal guarda inúmeros benefícios e nós podemos usufruir de todos eles através do consumo do chá de valeriana. Vamos falar agora um pouco mais sobre essa bebida!

As vantagens de consumir o chá de valeriana

chá de valeriana planta

1. Diminui a ansiedade e o estresse

Esse chá é ideal para aqueles que têm uma vida muito agitada e precisam dar conta de inúmeras coisas todos os dias. Normalmente, são pessoas que se sentem esgotadas, estressadas e ansiosas na maior parte do tempo. Incluir o chá de valeriana na rotina pode ser uma boa ideia.

Essa propriedade se deve a uma substância presente na raiz da planta que aumenta a produção do ácido gama-aminobutírico, mais conhecido como GABA. Esse ácido é bastante utilizado em medicamentos ansiolíticos.

2. Consegue aliviar as cólicas menstruais

Além de ter uma brusca mudança hormonal, durante a menstruação, as mulheres ainda precisam lidar com outro problema: as cólicas menstruais. Elas podem deixá-la na cama todo o dia pois podem ser muito intensas. A dor pode ser aliviada após tomar o chá de valeriana.

Mais uma vez, a raiz da valeriana consegue oferece esse benefício já que é nela que encontramos substâncias com propriedades antiespasmódicas e sedativas.

3. Ajuda no tratamento do TOC

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma doença psiquiátrica que não tem cura, mas tem controle. É uma das patologias de pior tratamento pois o pensamento obsessivo gera ações que costumam fugir do controle. São pessoas que checam as portas várias vezes para ver se estão trancadas, que lavam as mãos milhares de vezes ao dia, entre outras coisas.

É muito importante que o portador da doença procure o psiquiatra, pois os medicamentos são necessários em alguns casos. O chá de valeriana, por reduzir a ansiedade e produzir efeito sedativo, pode ajudar a “acalmar” os pensamentos.

4. Auxilia na formação do sistema nervoso

Uma substância muito importante e que os médicos costumam passar para gestantes é o ácido fólico. Ele está presente em grande quantidade no chá de valeriana e auxilia na formação e fechamento do tubo neural do bebê.

Quando o tubo neural não se fecha, ocorre o que se chama de Espinha Bífida. O resultado disso é a má formação cerebral da criança e pode acontecer também a condição de anencefalia, ou seja, parte do cérebro não se forma e a sobrevivência fica inviável.

5. Combate a depressão

Outra doença muito comum na atualidade e que atinge desde crianças até idosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 5,8% dos brasileiros possuem a doença.

O chá de valeriana, por possuir o ácido fólico, consegue ajudar no tratamento dessa patologia. Essa substância ajuda o corpo a produzir mais serotonina, um neurotransmissor que costuma estar com as taxas reduzidas em depressivos.

6. Pode auxiliar no emagrecimento

Uma das causas do ganho de quilos extras é a ansiedade. É bastante comum as pessoas comerem alimentos extremamente calóricos quando estão se sentindo assim. A angústia diminui pois os altos níveis de açúcar nos alimentos consegue aumentar a produção de serotonina que, por sua vez, produz uma sensação de bem-estar e reduz a ansiedade.

Porém, para realmente ver os resultados com o uso do chá, é necessário cortar certos alimentos como frituras e o excesso de carboidratos e praticar atividades físicas. Os exercícios também ajudam no controle da ansiedade.

Leia Também:

Viu como o chá de valeriana pode ajudar a combater diversas doenças de fundo emocional? Saiba mais um pouco sobre a depressão e veja quais são os seus principais sintomas.

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.