Chá de Orégano Para Tosse, Refluxo e Mais Benefícios.

O orégano é uma erva bastante utilizada na culinária brasileira. Ela consegue dar um sabor especial aos pratos e o seu cheiro é bastante convidativo, especialmente numa pizza. Mas, essa planta também oferece benefícios medicinais e ajuda no tratamento de diversas doenças. O chá de orégano guarda propriedades incríveis.

Veja abaixo como essa bebida pode ajudar na cura de doenças diversas e como prepará-la!

Chá de orégano para tosse

O chá de orégano apresenta um grande potencial expectorante ajudando assim no tratamento da asma, da bronquite e também da tosse. Aqui temos um antisséptico que ajuda a eliminar aquela dor de garganta e a limpar as vias respiratórias. Dessa forma, consegue aliviar a tosse. Você pode tomar o chá (3 xícaras durante 7 dias) ou pode bater as folhas e tomar com suco.

Chá de orégano para tosse

Também é excelente para a gripe e a congestão nasal. Por apresentam propriedades que ajudam a combater os vírus, também ajuda a tratar a gripe e seus sintomas. Também funciona como um anti-histamínico, aliviando a congestão nasal.

Chá de orégano para refluxo

Doença do Refluxo Gastroesofágico ou simplesmente refluxo, é uma doença na qual o ácido, presente no estômago, vai em direção ao esôfago em vez de seguir o fluxo normal. Essa substância irrita os tecidos do órgão e causa um processo inflamatório. Entre os sinais e sintomas estão: azia, dor no peito, dor de garganta, tosse seca e outros.

O orégano possui propriedades anti-inflamatórias devido à presença de uma substância chamada carvacrol. Ele é espesso e oleoso e também ajuda a combater bactérias que podem se alojar no estômago ou no intestino.

Outros benefícios do chá de orégano

Além dos que você acabou de ler, o chá de orégano consegue oferecer outros benefícios que ajudam a nossa saúde em diversos aspectos. Veja abaixo os principais:

Reduz a dor muscular

Quem pratica exercícios físicos sabe que os músculos costumam ficar bem doloridos depois de uma musculação intensa e isso é perfeitamente normal. Afinal de contas, a lesão muscular é necessária para que ocorra a hipertrofia.

Porém, em determinados momentos, a dor pode ser intensa e atrapalhar nas tarefas do dia a dia. Para ajudar a aliviá-la sem ter que apelar para os anti-inflamatórios, tome chá de orégano.

Regula a menstruação

O chá de orégano, além de ajudar a regular o ciclo menstrual, também consegue reduzir as dores causadas pelas cólicas nesse período. Alguns até afirmam que essa bebida pode prevenir a menopausa precoce.

Porém, se você estiver com algum problema como cólicas intensas, o melhor é ir ao médico ainda que o chá ajude. Pode ser um caso de endometriose ou outra patologia própria do local.

Ajuda na saúde do coração

Como o orégano possui boa quantidade de potássio, tomar o chá pode ajudar a controlar a pressão arterial. O potássio retira líquidos dos vasos e leva-os para dentro das células. Assim, é uma forma de contrabalancear o excesso de sódio de consumimos em alimentos industrializados.

O fato de possuir também o ômega 3 e algumas substâncias antioxidantes, também reduz o acúmulo de gordura nos vasos e as inflamações.

Receita de chá de orégano com gengibre

Agora que você já tem bons motivos para beber o chá de orégano, veja abaixo essa receita com gengibre. Esse rizoma é um anti-inflamatório poderoso e que guarda propriedades extremamente benéficas para a nossa saúde.

Você precisará de ½ litro de água, 1 colher de sopa de orégano desidratado, 1 colher de café de gengibre ralado ou em pó e mel a gosto.

chá de orégano com gengibre

Para fazer o chá, coloque a água numa panela e leve ao fogo, quando começar a ferver, desligue a chama e acrescente as folhas de orégano e o gengibre. Tampe ou cubra com um pano grosso e deixe a mistura abafada por 5 minutos.

Você pode guardar o chá de orégano numa garrafa térmica e consumi-lo a cada 8 horas. Para adoçá-lo, pode ser usado o mel.

Leia Também:

5 Benefícios da Alfavaca e Como Fazer o Chá.

Chá de Rosa Branca, Para Corrimento, Inflamação no Útero e Outras Indicações

Chá de Alho Para Garganta,Pressão Alta e Infecção Urinária

O chá de marcela também é um ótimo aliado do sistema digestivo. Saiba quais os outros benefícios dessa bebida!