Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1511271490
Vida do cache: 1511314690
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Chás Plantas Medicinais

Chá de Murta: Para Que Serve,Benefícios e Como Fazer.

Chá de Murta: Para Que Serve,Benefícios e Como Fazer.
Gostou! Classifique

Você já ouviu falar numa planta chamada murta? É um nome bem comum aqui no Brasil e costumamos dar esse nome a plantas que tenha as seguintes características: flores brancas e com um aroma intenso.

Ao todo, no nosso território, existem, pelo menos, 7 espécies de murta. Elas vão variar de acordo com a região, por exemplo, alguns tipos são típicos de matas tropicais como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.

Muito se pode extrair da murta. O seu óleo essencial, por exemplo, é bastante utilizado para fins medicinais e tem um cheiro bastante parecido com eucalipto. Já as suas folhas, quando secas, são usadas na culinária assim como as de louro.

Como fazer o chá de murta

Quer saber quais são os benefícios do chá e murta para a sua saúde e como prepará-lo, então fique atento a esta leitura!

Por que consumir o chá de murta

1. Faz bem para a pele

Quem tem acne ou outros problemas de pele como manchas no rosto, pode se beneficiar bastante da murta para deixar a pele mais limpa e saudável. Isso se deve à presença das substâncias antioxidantes presentes no chá que ajudam a eliminar esses problemas. Além do chá, você também pode usar a murta de forma tópica, aplicando o óleo essencial.

2. Melhora o sistema imune

O nosso sistema imune é o responsável por nos proteger do ataque de diversas doenças. Por exemplo, é ele que combate o vírus da gripe e demais micro-organismos como fungos e bactérias. Quanto mais fortalecido ele estiver, melhor estará a nossa saúde.

Esse benefício se deve ao fato da murta estimular a produção das células de defesa. Assim, fica mais fácil eliminar qualquer agente invasor do organismo.

3. Chá de murta ajuda na prevenção do câncer

Como já foi dito, a murta possui inúmeros agentes antioxidantes como a quercitina, os taninos, a catequina, a miricetina e outros. Todas essas substâncias apresentam propriedades anticancerígenas.

Acontece que, os radicais livres – restos do metabolismo – quando em excesso, podem causar uma modificação na cadeia de DNA. Por sua vez, a célula com o material genético danificado se replica, como qualquer outra. Só que ela também produzirá novas células com material defeituoso e é esse mecanismo que gera o câncer.

Os agentes antioxidantes são as principais substâncias que eliminam os radicais livres do nosso corpo. Há também alguns hábitos que podemos evitar como a ingestão de alimentos industrializados.

4. Melhora a memória

O chá de murta é uma ótima opção para aqueles que já estão chegando numa idade mais avançada e doenças como a demência e o Mal de Alzheimer tendem a aparecer.

Um dos flavonoides encontrados na planta, a miricetina age como um inibidor da fibrose cerebral, algo geralmente encontrado em pessoas que sofrem com problemas cognitivos. O chá de murta pode retardar ou mesmo evitar problemas como esse.

5. Auxilia o coração

De alguns anos para cá, o nosso coração e o sistema circulatório tem sofrido muito com as doenças crônicas como a hipertensão arterial. Sobrecarregamos o sistema com uma alimentação e vícios ruins, sedentarismo e com uma vida estressante.

Um dos grandes problemas de uma alimentação ruim é que ela costuma ser rica em gorduras, consequentemente, o LDL – colesterol ruim – passa a se expandir dentro da corrente sanguínea, entupindo a passagem do sangue nos vasos.

Alguns flavonoides presentes no chá conseguem evitar a oxidação dessa gordura, ajudando assim a evitar a obstrução das artérias.

Como fazer o chá de murta

Fazer o chá de murta é bem simples. Basta usar as folhas (desidratadas ou não) em 1 litro de água quente e tampar. Deixe a infusão descansar por cerca de 10 minutos e já estará pronto para ser consumido, preservando todos os seus benefícios.

Leia Também:

Agora que você já sabe tudo sobre o chá de murta, aprenda também todas as propriedades e benefícios do chá de salsa!

Gostou Comente no Facebook