Chá de marcela: benefícios, como fazer e contraindicações.

Também conhecida como macela, a marcela é uma planta típica da América do Sul e que nasce, anualmente, nas áreas mais quentes. As suas folhas são muito finas e cheias de pelo e é bem comum encontrar a planta em beira de estrada. As pessoas costumam tomar o chá de marcela por causa dos seus efeitos medicinais.

Porém, para aproveitar todas as propriedades terapêuticas que ela oferece, é necessário ficar atento ao período certo da colheita. O ideal é que isso seja feito apenas quando surgirem as flores, algo que só acontece entre os meses de março e maio.

Chá de marcela: benefícios

O chá de marcela ajuda no alívio de muitas dores e males. Conheça abaixo quais são as principais indicações para ela!

Os benefícios do chá de marcela

1. Evita e controla a gastrite nervosa

A marcela é famosa por suas propriedades calmantes e assim, pode ajudar muito nos casos de gastrite nervosa.

Também chamada de dispepsia funcional, a gastrite nervosa é uma condição que afeta o estômago da mesma forma que a gastrite clássica, provocando dor e sensação de queimação. Porém, as causas principais são o estresse e a ansiedade.

2. Auxilia na má digestão

Algumas pessoas costumam levar muito mais tempo para digerir os alimentos causando um certo incômodo. O chá de marcela ajuda nesse sentido e também evita e controla os problemas advindos dessa condição como a azia.

A azia está diretamente relacionada com o refluxo, ou seja, o retorno do suco gástrico para o esôfago. As causas para isso são alguns maus hábitos de vida e também o tipo de dieta. Além do chá, você também pode mudar algumas atitudes como não deitar por, pelo menos, 30 minutos após o almoço.

3. Atua contra o estresse e ansiedade

Esse é um dos benefícios mais conhecidos do chá de marcela. Assim como outros, o chá possui propriedades calmantes, promovendo o relaxamento do corpo. Ele é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar prolongada.

4. Reduz a queda de cabelo

A queda de cabelo é uma condição bastante comum, tanto em homens quanto em mulheres e há diversas causas para isso. O uso de diversos produtos químicos como tinturas, escovas progressivas e também a má alimentação são algumas das causas desse problema.

Outro grande causador da queda de cabelo é o estresse crônico. Pessoas que trabalham em setores de grande estresse podem desenvolver a queda. É um estímulo diário ao organismo que acaba causando esse problema. Por ajudar no controle do estresse, o chá de marcela pode ser bem útil nesse caso.

5. Ajuda no tratamento de feridas

Ao usar a marcela externamente e aplicá-la em feridas e cortes, a cicatrização acontece em ritmo mais acelerado. Isso também ajuda evitar problemas com inflamações e infecções na pele. Isso acontece, principalmente, por conta da propriedade adstringente que possui.

Você pode aplicar o próprio chá de marcela embebido em gaze por cima da ferida e deixá-la lá por alguns minutos todos os dias.

Chá de marcela como fazer?

A planta pode ser utilizada na forma de chá. Nesse caso, serão usadas as flores para preparar uma infusão com duas xícaras das pétalas mais ½ litro de água. O recomendado é tomar até 6 xícaras por dia, sempre após as principais refeições.

chá de marcela como fazer

Já nos casos de usos na pele, ou seja, uso tópico, o ideal é uma infusão de 30 gramas de flores de marcela para cada litro de água. Lave as feridas com o chá cerca de 3 a 4 vezes por dia. Essa infusão também pode ser utilizada para melhorar o sono, basta pingar algumas gotas no travesseiro.

Há contraindicações?

Alguns grupos não devem tomar o chá de marcela por causa da falta de pesquisas no assunto. Por exemplo, pessoas que estão em tratamento quimioterápico e aquelas que apresentam problemas alérgicos não devem fazer uso da planta em nenhuma hipótese. Os portadores de diabetes também não devem tomar a não ser que seja recomendado pelo médico.

Leia Também:

Chás Calmantes Naturais: Diminui o Estresse,Ansiedade e Acalma os Nervos.

Conheça 3 Excelentes Chás Que Ajuda no Combate a Insônia

Além do chá de marcela, existem outros que também apresentam propriedades calmantes como a camomila. Descubra mais sobre essa planta e seus principais benefícios!