Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Chás Plantas Medicinais

Chá de Maracujá Para Que Serve e Como Fazer

Chá de Maracujá Para Que Serve e Como Fazer
5 (100%) 1 vote

O maracujá é uma fruta bem fácil de ser encontrada e é utilizada para diversas finalidades: sucos, doces e, é claro, para fazer o chá de maracujá. Ele tem um sabor delicioso e consegue oferecer diversos benefícios para a nossa saúde.

O seu sabor levemente azedo com a mistura do doce, consegue oferecer um sabor único e também costuma ser indicado para quem quer emagrecer já que em 100 gramas há apenas 70 calorias.

chá de maracujá para dormir

Um dos benefícios mais conhecidos sobre o chá de maracujá é a sua propriedade calmante, ideal para quem problemas para dormir ou se sente muito ansioso. Veja abaixo um pouco mais sobre esse assunto e sobre outras vantagens de incluir essa bebida na sua rotina!

Chá de Maracujá: Para que serve

1. É um agente antioxidante

O chá de maracujá apresenta uma substância antioxidante e em grande quantidade: a vitamina C. É uma taxa bastante considerável já que uma fruta de tamanho grande consegue oferecer 50% do que precisamos desse nutriente diariamente.

O nosso corpo precisa muito dos agentes antioxidantes porque eles são responsáveis por eliminar os radicais livres. Estes, por sua vez, são causadores de doenças, sendo que algumas são graves, como o câncer, por exemplo. Os radicais conseguem modificar a estrutura do DNA e assim, as células passam a replicar outras já defeituosas.

2. Ajuda no controle da pressão arterial

Quem é hipertenso, deve incluir esse chá na rotina. Um dos nutrientes que auxilia no controle da pressão arterial é o potássio, que é encontrado em grandes níveis no maracujá. O potássio serve para equilibrar os níveis de sódio (sal) dentro do corpo. Assim, a quantidade de líquido que fica dentro dos vasos diminui, consequentemente, a pressão também.

3. Faz bem para a visão

Já te disseram que tomar chá de maracujá ajuda a melhorar a visão? Os problemas de visão estão se tornando mais comuns a cada dia, especialmente por causa da quantidade de horas que passamos em frente às telas do computador, smartphone ou tablets.

O fato do maracujá ter vitamina A é o que lhe confere essa importante propriedade. Quando essa vitamina entra no nosso organismo, ela aumenta a síntese de uma substância chamada de rodopsina, uma proteína que nos auxilia a enxergar em ambientes escuros.

4. Melhora o sistema imune

Outro benefício que a presença da vitamina C no chá de maracujá consegue proporcionar. Esse nutriente ajuda a aumentar as defesas do nosso organismo fazendo com que o corpo produza mais células de defesa. É excelente para combater gripes e resfriados no inverno.

5. chá de maracujá relaxa e reduz a ansiedade

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o chá de maracujá não atua diretamente no centro do sono no nosso cérebro. O que ele faz é diminuir sensações que reduzem a vontade de dormir como, por exemplo, a ansiedade, que promove estresse e também tensão muscular.

Porém, para ter essas propriedades, é necessário usar as folhas e também o caule da planta na hora de preparar o chá. É nessas partes da planta que estão as substâncias com propriedades sedativas.

Chá de Maracujá: Como Fazer

A receita que vamos ensinar serve para fazer 1 litro de chá, ou seja, toda a família pode tomar. Você deve colocar numa panela 10 colheres de sopa de açúcar para caramelizar e depois, basta acrescentar 1 litro de água, 1 maçã cortada em pedaços, 5 cravos da índia, 2 paus de canela e a polpa de 1 maracujá com semente.

Agora, basta deixar tudo por 15 minutos no fogo e depois retirar. Não é necessário coar e o ideal é que seja consumido ainda morno.

Conheça Também os Benefícios e Para que Serve a Casca do Maracujá.

Leia Também:

Além do chá de maracujá, existem outros que ajudam a combater o problema da insônia. Veja quais são eles!

Gostou Comente no Facebook