Chás Plantas Medicinais Wilder Patric

Conheça Para Que Serve o Chá de Manjericão, Como Usar e Uma Série de Benefícios.

Neste artigo vou trazer para você algumas informações essenciais a respeito do chá de manjericão: para que serve, como usar, se faz emagrecer, principais benefícios e muito mais. Se você ainda não sabia que este tempero tão conhecido também pode ser utilizado em receitas de chás, agora poderá ficar por dentro de como utilizá-lo no preparo da bebida. Confere aí!

Chá de manjericão serve para que?

cha de manjericao serve para que

A planta, também chamada de Alfavaca, tem diversas funções em se tratando de saúde. Ao consumir o chá de manjericão, você estará deixando seu organismo mais resistente e saudável já que a bebida:

  • auxilia na desintoxicação corporal
  • tem ação antisséptica
  • combate o envelhecimento precoce
  • é antiinflamatória
  • age como expectorante natural
  • deixa a pele mais bonita

Mas não são apenas essas propriedades que o chá de manjericão possui. Veja no tópico abaixo, a indicação de acordo com o uso medicinal e se surpreenda.

Uso medicinal da Planta

Nessa plantinha tão utilizada como tempero existem algumas substâncias que ajudam a tratar, prevenir e combater diversos males. Pessoas que sofrem com muito estresse, por exemplo, podem ingerir um copo da bebida pela manhã e pronto, já se sentirão mais calmas. Quem tem bronquite ou qualquer outro problema respiratório também pode ser tratado com chá de manjericão, já que o mesmo ajuda a expectorar.

Em nosso organismo, existem os radicais livres, que fazem envelhecer e favorecem o surgimento de doenças degenerativas. O manjericão é utilizado na medicina para combater e impedir a propagação de tais elementos, atuando, consequentemente, no combate de doenças do coração, cerebrais e até mesmo contra o câncer.

O chá de manjericão também tem ação:

  • estimulante do fígado
  • refrescante
  • diurética
  • estimulante do sistema nervoso
  • antiulcerosa
  • antidiarreica
  • anti-inflamatória
  • antibacteriana

Ainda quanto ao uso medicinal do manjericão: oferece alívio aos que sofrem com vertigem, problemas de memorização, cólica menstrual, distúrbios depressivos, prisão de ventre, inchaço e insônia.

Chá de manjericão emagrece?

Todos os chás, praticamente, auxiliam no emagrecimento. Mas o chá de manjericão, especificamente, ajuda ainda mais os que desejam perder peso saudavelmente. Ao beber um copo do chá todos os dias em jejum, você desintoxicará seu organismo e começará a eliminar toxinas através da urina.

Em suma, você pode sim tomar chá de manjericão para emagrecer, mas lembre-se de que isso é apenas um auxílio e não exclui a necessidade de uma alimentação balanceada (hipocalórica) e de atividade física frequente.

Manjericão como usar

A receita é muito simples e fácil de preparar. Tudo o que você precisará é de 10 folhas da planta e 1 vasilhame com 500 ml de água, a qual deverá ser levada ao fogo. Assim que começar a fervura, adicione as folhinhas e espere por uns dez minutos. Agora é só aguardar até que esfrie e seu chá de manjericão já pode ser consumido.

Manjericão benefícios e malefícios

As maneiras pelas quais você pode se beneficiar com o manjericão são muitas. Como já citado mais acima, ele traz benefícios aos pulmões, ao cérebro, intestino, pele e outros. No entanto, em exagero, seu organismo pode ficar desidratado, por isso é essencial não abusar no consumo.

Conheça Outros Tipos de Chás ↓

Tem Contra Indicação?

Devido a ser uma bebida natural, não existem efeitos colaterais e contra indicações, mas gestantes e lactantes (mulheres em período de amamentação) devem verificar com seus médicos se podem ou não tomar o chá de manjericão.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.