Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1495580546
Vida do cache: 1495623746
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Saude e bem estar

Chá de Hortelã, Benefícios,Como Fazer e Para Que Serve?

Chá de Hortelã, Benefícios,Como Fazer e Para Que Serve?
4.27 (85.36%) 112 votes

A hortelã é uma planta muito conhecida e pode ser utilizada em uma infinidade de formas e receitas, todas muito saborosas e aromáticas, além de contribuir no combate a várias doenças e também dar uma forcinha para quem deseja eliminar gordura corporal. Sendo assim, hoje vou falar um pouquinho sobre o chá de hortelã e como essa bebida pode ajudar a melhorar sua saúde em todos os sentidos. Confira!

Chá de Hortelã: Para Que Serve?

Esse é um dos tipos de chá mais consumidos no Brasil e em outras partes do mundo e serve para uma grande variedade e fins, principalmente no tratamento de resfriados, para acalmar e aliviar o estresse e muitas finalidades. Saiba mais no tópico “benefícios” neste mesmo artigo.

Leia Também: Chá de Hibisco Emagrece? Efeitos Colaterais e Contra indicações?

Chá de Hortelã Emagrece?

Hortela | Para Que Serve e Beneficios

Hortela | Para Que Serve e Beneficios

De certa forma, sim. Suas propriedades emagrecedoras já foram estudadas e comprovadas, pois a planta possui substâncias que estimulam o sistema digestivo e seu aroma acalma e melhora a coordenação motora. Outro ponto é que estamos falando de uma bebida diurética, que ajuda na eliminação de toxinas do organismo, fazendo com que você consiga reduzir o inchaço abdominal.

Você sabia? Pesquisas realizadas sobre o óleo de menta, que é extraído de hortelã, revelaram que pessoas que inalaram o óleo consumiram cerca de 360 calorias a menos se comparadas as pessoas que não inalaram, e isso resulta na eliminação de gordura corporal com passar do tempo.

Chá de Hortelã: Benefícios

Os benefícios do chá de Hortelã são muitos:

 • A bebida combate dores na garganta

 • Mau hálito,

 • Cólicas,

 • Dores musculares,

 • Diarreias,

 • Tosse e resfriado,

 • Ajuda o sistema digestivo, combate dores no estômago, bactérias e vírus.

Chás feitos com a hortelã também auxiliam no emagrecimento, a planta possui vitaminas A, B, e C, é rica em cálcio e ferro (que faz bem para o sangue), conserva o colágeno dos cabelos e da pele e é antioxidante.

Chá de Hortelã na Gravidez

Existem boatos que o chá se ingerido durante a gravidez pode causar o relaxamento excessivo do útero, causando aborto, por isso não é recomendado para pessoas que possuem uma pré disposicão para aborto espontâneo tomar o chá de hortelã antes e durante a gestação. Também não é recomendável o consumo durante o período de amamentação, pois isso pode prejudicar a saúde do bebê e crianças pequenas.

Como Fazer o Chá?

cha de hortela receita

chá de hortelã receita

Para fazer o chá de hortelã basta adicionar uma boa quantidade de folhas em uma panela com 1 meio litro de água, levar ao fogo e ferver de 5 a 10 minutos, retire do fogo de deixe esfriar. Pode coar e adoçar com açúcar, mel ou adoçante e, você também pode consumi-lo gelado.

Quantidade Recomendada 

O ideal é consumir de 2 a 3 xícaras de chá de hortelã por dia, lembrando de que não deve haver excessos, pois toda erva que é considerada medicinal deve ser consumida com cautela. Não faça a nada sem orientação de um profissional.

Contra Indicação do Chá de hortelã

Por ser um produto natural, o chá de hortelã praticamente não possui contra indicações; apenas não deve ser ministrado para crianças pequenas já que as propriedades da planta podem irritar a mucosa bucal, que está muito desenvolvida nessa idade e, em alguns casos mais severos, ocasionar a falta de ar.

Leia Também →  Melhores Receitas de Chás Para Emagrecer

Bom, então é isso! Agora ficou fácil usar e desfrutar de todos os benefícios do chá de hortelã, por isso não perca tempo e aproveite!

Gostou Comente no Facebook