Chá de Folha de Morango é Bom Para Quê? A Folha é Comestível?

Quer saber se o chá de folha de morango realmente faz bem à saúde? A princípio a ideia pode parecer um pouco estranha, afinal nos acostumamos a ver o talo e as folhas do morango como partes desprezíveis da fruta (que na verdade é uma infrutescência).

Nesse artigo você confere como a bebida atua no organismo e como prepará-la. E se você está na dúvida se pode ou não comer as folhinhas do morango, também apresentamos uma explicação sobre o assunto. Confira.

Chá de folha de morango é bom para quê?

O chá de folha de morango age principalmente combatendo a ação dos radicais livres no organismo. Também fortalece o sistema imunológico e evita a retenção de líquidos.

Chá de folha de morango é bom para quê?

Uma pesquisa realizada na Universidade de Burgos comprovou que as folhas de morango contêm compostos fenólicos, substâncias com alto poder antioxidante. O talo e a folha do morango, assim como a infrutescência, são ricos em vitamina C.

Para completar a lista de benefícios, o chá de folha de morango tem propriedades diuréticas, de acordo com a nutricionista Meire Cristiane de Oliveira, que falou sobre a bebida no programa Sempre Bonita.

Benefícios do chá da folha de morango

  • Contribui para uma pele mais bonita e saudável. A vitamina C contida no chá é um nutriente essencial para a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade do tecido cutâneo. Também participa do processo natural de cicatrização da pele.

 

  • Ajuda a prevenir e reduzir a celulite. Ao reduzir o dano oxidativo causado pelo excesso de radicais livres, por suas propriedades antioxidantes, o chá ajuda a prevenir e tratar a celulite.

 

  • Auxilia na prevenção do câncer. Por sua ação antioxidante, o chá de folha de morango previne o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Isso se explica porque um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é o excesso de radicais livres no organismo. O chá atua exatamente na reparação dos danos causados às células pelos radicais livres.

 

  • Previne o envelhecimento precoce. Mais um benefício decorrente do grande poder antioxidante do chá, que combate o excesso de radicais livres, responsável pelo envelhecimento precoce das células e tecidos corporais.

 

  • Reduz o inchaço. A retenção de líquidos causa inchaço e desconforto em diferentes partes do corpo, em especialmente nos braços, abdômen e pernas. Por favorecer a eliminação de líquidos (ação diurética), o chá combate tais sintomas.

 

  • Fortalece a imunidade. A vitamina C contida no chá é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, responsável por manter o organismo protegido contra agentes causadores de doenças.

 

  • Previne doenças cardiovasculares. Os compostos fenólicos presentes no chá de folha de morango desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e enfarte do miocárdio.

Pode comer a folha do morango?

Sim, pode-se comer a folha do morango, desde que seja feita uma higienização adequada antes do consumo. Além dos benefícios já citados, comer a folha do morango crua traz uma vantagem adicional: dessa forma, aproveitamos ao máximo suas fibras.

As fibras são importantes para a perda de peso, pois ajudam a controlar o apetite, além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino.

Entretanto, pessoas alérgicas a morangos não devem tomar o chá das folhas nem comê-las, pelo risco de reações semelhantes àquelas experimentadas ao consumir a fruta.

Chá de morango emagrece

O chá tem ação diurética, ou seja, favorece a eliminação de líquidos, reduzindo o inchaço em diferentes partes do corpo. Levando isso em consideração, podemos dizer que ele é um auxiliar na perda de peso.

Somado a isso, temos o fato de que o chá de folha de morango possui pouquíssimas calorias, quando consumido puro. Portanto, ele é uma excelente opção para substituir bebidas calóricas no café da manhã e lanche da tarde.

Como fazer chá de folha de morango

Para preparar o chá você vai precisar de 10 folhas de morango, 200 ml de água e 1 colher de sopa de mel para adoçar (opcional). Pode-se também adicionar uma lasca fina de gengibre, que além de realçar o sabor possui ação termogênica.

Como fazer chá de folha de morango

Coloque a água numa panela ou chaleira e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, adicione as folhas de morango e a lasca de gengibre, tampe o recipiente e desligue o fogo. Deixe o chá descansar no recipiente tampado de 5 a 10 minutos. Adicione o mel e sirva-se. O ideal é consumir a bebida logo após o preparo, para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Leia Também:

Folha de Manga: Benefícios e Como Fazer o Chá.

Folha de laranja: Veja os benefícios dessa planta para a saúde?

Chá de Folha de Goiaba: Conheça Todos os Seus Benefícios

Depois de conhecer os benefícios do chá de folha de morango, com certeza você guardará essa parte da fruta quando for fazer uma vitamina, sobremesa ou simplesmente comer morangos. Como vimos, essa bebida simples de preparar tem alto poder antioxidante, além de combater a retenção de líquidos. Então, aproveite tudo de bom que esse chá pode proporcionar e ainda evite o desperdício. A saúde e o bolso agradecem!