Chás Wilder Patric

Chá de folha de figo: para que serve?

Muitos são os chás e seus benefícios para a saúde, inclusive há certas receitas que não são de uso tão popular, mas que oferecem diversas vantagens ao nosso corpo. Hoje mesmo vou compartilhar neste post o que pude encontrar na web em relação aos benefícios do chá de folha de figo, para que serve, e como podemos nos beneficiar utilizando a folhagem da figueira em infusão!

Folha de figo para que serve

Dando minha opinião de forma honesta, posso confessar a vocês que apesar de ter sido criado (e ainda viver) na zona rural, nunca vi aqui na roça alguém falando que ia preparar chá de folha de figo. Figueiras (nome científico Ficus) aqui são comuns, mas a gente só colhe os frutos verdes para fazer doce ou comemos quando já estão bem roxinhos, moles e maduros.

folha de figo para que serve

Os figos verdes, quando são colhidos, soltam um líquido branco que queima a pele se você deixar cair uma gota desse leite de figueira. Por isso, eu nem imaginava que as folhas de figo servem para algum fim, na verdade até o momento eu achava que se alguém bebesse chá de folha de figo poderia ter algum problema sério no estômago.

Em relação à função do chá da folha de figueira, especificarei melhor nos próximos tópicos, mas já posso adiantar que tem ação favorável à diurese (assim como quaisquer outros chás) e, a partir disso, são notados diversos benefícios para a saúde: desintoxicação, combater a retenção líquida, eliminação do sal no organismo, redução da pressão arterial, dentre outros.

Chá de folha de figo: benefícios

Baseando no que fui informado quando pesquisei, as folhas de figo podem beneficiar nossa saúde nos seguintes quadros clínicos:

cha de folha de figo para que serve

Vou detalhar melhor tais benefícios do chá de folha de figo, para que serve no que diz respeito ao tratamento e prevenção de tais doenças nos próximos subtítulos porque, assim, fica mais fácil já encontrar algum que possa ter maior relevância a você.

Chá de folha de figueira para diabetes

O primeiro benefício da folhagem de figueira comum (ficus carica) quando utilizada em chás é o tratamento da diabetes pelo que pesquisei na web. Em um estudo com camundongos de laboratório, observou-se que os ratos diabéticos tratados com extrato de Ficus Carica tiveram o teor de ácido gordo normalizado no organismo, além de ocorrer uma normalização da condição antioxidante celular, que é afetada pela doença.

Em outro estudo, desta vez com humanos, pegaram a folha de figueira e analisaram quimicamente seus efeitos como suplemento a pacientes com diabetes mellitus que dependem da reposição de insulina. Percebeu-se que, de fato, as folhas de figo possuem propriedades que ajudam a controlar a glicose do sangue, que acaba se elevando cada vez que uma pessoa diabética se alimenta.

Chá de folha de figo reduz colesterol

Outro benefício da folha de figo seria o auxílio no combate do colesterol ruim, pois a Ficus Carica supostamente consegue reduzir as gorduras LDL, permitindo que mediante uma alimentação balanceada e saudável, o seu colesterol HDL aumente.

Se você puder consumir o próprio fruto, terá também o controle do colesterol como um dos benefícios do figo para a saúde pelo fato de ter poucas calorias, fibras e ajudar seu corpo a eliminar gordura celular mediante hábitos alimentares e de vida saudáveis.

cha de folha de figo

Chá de folha de figo contra o câncer

De acordo com este estudo, a figueira comum também traz benefícios nos casos de combater a proliferação de diversos tipos de células cancerígenas. Embora seja uma informação obtida após a utilização do látex da Ficus Carica, acredito que o que importa é a propriedade medicinal da planta, o que indicaria a possibilidade do chá de folha de figo ser anticancerígeno também. A própria Bíblia relata quando Ezequias adoeceu que, depois de orar a Deus, a chaga mortal que estava em seu corpo foi curada usando uma pasta de figo.

Outros benefícios das folhas de figueira

O chá de folha de figo é bom pra que doenças do sistema respiratório possam ser tratadas, incluindo bronquite, e algumas pessoas pesquisam até sobre o chá de folha de figo para tosse quando tomado em forma de xarope natural. Se você ou algum conhecido está com problema de intestino preso (constipação) beber uma xícara do chá de figo ajuda a soltar o intestino, pois a folhagem da Ficus Carica age também como um laxante natural.

Chá de folha de figo: como fazer

Apanhe 5 folhas de figueira comum, deixe no sol até ressecar bem. Coloque 500 ml de água para ferver em fogo alto, adicione as folhas secas de figo, deixe-as em infusão por 10 minutos, desligue o fogo, espere esfriar e beba apenas 1 copo ou xícara diariamente por, no máximo, um mês.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.