Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Chás Plantas Medicinais

Propriedades e Benefícios do Chá de Dente de Leão

Propriedades e Benefícios do Chá de Dente de Leão
4.5 (90%) 6 votes

O chá de Dente de Leão é bastante famoso e antigo. É uma planta que se dissemina facilmente em qualquer plantação e, por isso, pode ser considerada daninha por muitos. Isso se deve ao fato de suas pétalas serem facilmente carregadas pelo vendo, espalhando o polem, até mesmo numa brincadeira, assoprando a planta, isso pode acontecer.

Aqui no Brasil, você pode conhecê-la por outros nomes como Esperança, Taraxaco, Alface de Cão, Amor de Homem, Amargosa, entre outros. Ela também é bastante utilizada como tempero na comida europeia. Porém, o seu uso mais comum é realmente na forma de chá.

chá de dente de leão contra indicaçõesAs propriedades do Dente de Leão

Nessa planta há uma grande quantidade de nutrientes como vitaminas (B6 e C), sais minerais (manganês, ferro, potássio, magnésio, cobre e fósforo) e ainda tiamina, riboflavina e ácido fólico.

Por conta de todas essas substâncias benéficas, presentes na planta, o chá de Dente de Leão possui inúmeros benefícios conhecidos no mundo inteiro. Veja agora quais são eles.

Os benefícios do chá de Dente de Leão

1. Melhora a saúde da pele

Se você quer ter uma pele saudável e bonita, precisa inserir esse chá na sua rotina, especialmente se você estiver com a alguma doença nela como infecções por fungos – micoses de qualquer tipo – ou infecções bacterianas. A seiva da Planta Dente de Leão apresenta propriedades antifúngicas, assim, você pode fazer o chá e colocar uma compressa dele em cima do local.

2. Auxilia no emagrecimento

Está querendo perder peso e precisa de mais um ajudante? Então o chá Dente de Leão pode ser essa “mãozinha” que estava faltando para finalmente perder os quilos a mais. A planta apresenta efeitos diuréticos, ou seja, ajuda a eliminar o edema que se forma por conta da inflamação causada pelo excesso de tecido adiposo.

Por conta disso, o consumo do chá também pode ajudar no tratamento das celulites, deixando você com a pele lisa para o verão.

3. Ajuda na prevenção do câncer

Existem 2 substâncias que conferem essa propriedade à planta: a vitamina C e a luteolina. As duas são consideradas agentes antioxidantes, ou seja, elas ajudam a combater os radicais livres, um dos principais causadores do câncer.

Os radicais livres são como os “restos” de processos metabólicos que realizamos no nosso corpo a todo momento. Eles podem ser benéficos, mas são danosos quando em excesso, algo muito comum nos dias atuais por conta da enorme quantidade de comida industrializada que consumimos.

Esses radicais conseguem entrar no núcleo da célula e alterar a cadeia de DNA. Assim, quando essa célula modificada se replica, todas as outras cópias terão o mesmo defeito. Esse mecanismo é que causa o câncer.

4.Chá de dente de leão previne a constipação

A constipação ou prisão de ventre é um problema que acomete grande parte das pessoas que possuem os movimentos peristálticos lentos. Isso se agrava por conta da ausência de alimentos ricos em fibras e o excesso de massas como pão e macarrão.

A presença de fibras na planta ajuda a regular o intestino, melhorando os movimentos e faz com que o bolo fecal caminhe pelo intestino normalmente.

5. Auxilia no tratamento da anemia

A anemia não chega a ser uma patologia, mas sim uma situação na qual o nosso corpo está com uma dosagem de ferro abaixo do necessário. É a chamada anemia ferropriva que, se não for tratada, pode causar sérios problemas já que precisamos do ferro para que as moléculas de oxigênio sejam carregadas pela hemoglobina para todo o corpo.

Como foi dito acima, podemos encontrar o ferro dentre as substâncias presentes no Dente de Leão. Assim, o chá atua como um coadjuvante no tratamento.

Chá de Dente de Leão: Efeitos Colaterais e Contra Indicações.

Esse chá não produz muitos efeitos colaterais e, quando eles aparecem, se resumem a diarreia e sensação de queimação no estômago. Caso isso ocorra, basta suspender o consumo do chá que tudo voltará ao normal.

Os portadores de hipertensão arterial, especialmente aqueles que não fazem nenhum tipo de controle, não devem consumir o chá. Para as gestantes, ele só estará liberado caso o médico responsável autorize.

Leia Também:

Gostou de saber mais sobre os benefícios do chá de Dente de Leão? Então veja também todos os benefícios que o Chá de Alface tem para oferecer!

Gostou Comente no Facebook