Chás Plantas Medicinais Calila Galvão - Fisioterapeuta

Chá de Cebola: [ Menstruação, Sinusite, Gases e Cabelo ]

A cebola não é dos alimentos mais amados por algumas pessoas, mas é difícil faltar na salada do brasileiro ou então em um belo churrasco. Essa hortaliça é bastante antiga e oferece inúmeros benefícios, tantos que, o chá de cebola se tornou um excelente remédio natural para diversos males.

Vamos conhecer agora algumas boas vantagens em consumir o chá de cebola e todos os benefícios que ele pode nos oferecer em determinadas situações.

Chá de cebola para menstruação

Vai à praia? Foi convidada para uma festa na piscina e a menstruação acabou de chegar? Uma boa maneira de reduzir ou cortar por completo o fluxo menstrual é tomando chá de cebola. Para as pessoas que têm um fluxo muito forte, também pode ser uma ótima opção.

Chá de Cebola

Chá de Cebola

Você deve preparar o chá da casca de cebola e precisará da casca de 1 cebola e água. Coloque as cascas em uma panela e cubra-as com água por completo. Após levantar fervura, conte 2 minutos, desligue a chama e aguarde mais 8 minutos ainda com a panela tampada. Depois desse tempo, se já estiver morno, pode coar e beber.

Se for necessário tirar o sabor ou, pelo menos, amenizá-lo, use algum tipo de adoçante como o mel, de preferência. Lembrando que, apenas uma xícara não basta, após 2 horas, tome mais outra e só aí você começará a notar a redução do fluxo.

Chá de cebola para sinusite

A sinusite é uma inflamação que se instala ao redor das vias nasais e pode se desenvolver por diversos motivos como um resfriado ou alergia, desaparecendo, pouco tempo depois, por conta própria. No caso da sinusite crônica, os sintomas como dor de cabeça, dor da face e secreção nasal podem durar até 8 semanas.

O chá de cebola é excelente para infecções e inflamações de uma forma geral. Também possui propriedades expectorantes, ajudando o muco formado pela sinusite a sair, melhorando assim a respiração. Você pode tanto fazer o chá da cebola, quanto uma infusão.

Chá de cebola para gases

Os gases podem causar um grande desconforto físico e também muito constrangimento nas pessoas que têm problemas relacionados. Normalmente essa é a consequência de uma dieta nada saudável e de um estilo de vida altamente sedentário. Além do desconforto, os gases podem causar muita dor também.

O chá de cebola ou da casca da cebola com folhas de louro podem ajudar a eliminar os gases e diminuir a formação deles. A cebola ajuda a melhorar a digestão e é por isso também que ela costuma ser ingerida em churrascos, por exemplo. O chá de cebola também costuma ser utilizado nos casos de cólicas menstruais e azia.

O chá deve ser feito da mesma forma descrita para a menstruação. A única diferença é que, além das cascas, você deve acrescentar as folhas de louro.

Chá de cebola para cabelo

Sabia que a cebola pode fazer maravilhas pelo seu cabelo? Especialmente se você tem problemas com a queda capilar. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para acelerar o crescimento. Nesse caso, basta ferver 1 cebola com água e, depois que esfriar, aplique nos fios durante o banho. Para melhorar o cheiro, é possível adicionar 2 paus de canela.

Para tratar a queda capilar, a melhor forma é ingerir a cebola, seja na sua forma natural ou também como chá de cebola. O vegetal ajuda no tratamento de possíveis inflamações que possam causar a queda dos cabelos. Se o problema for a caspa, uma pasta feita apenas com cebola amassada e aplicada no couro cabeludo pode ajudar.

Quer outra forma de aplicar a cebola nos cabelos? Veja como fazer um shampoo de cebola caseiro!

| Website

Calila Galvão é da cidade de Jequié e baiana até o último fio de cabelo. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a área de saúde sempre foi um atrativo. O cuidado com a saúde das pessoas sempre foi o seu grande interesse, tanto que resolveu transformar isso em palavras trabalhando na produção de conteúdo. Ela acredita fielmente que para passar menos dias doente no futuro, é preciso que os cuidados comecem hoje mesmo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.