Benefícios, Cuidados, e Para Que Serve o Chá de Canela.

Se tem um chá que é para lá de controverso esse definitivamente é o chá de canela. Muitos falam maravilhas dele, mas muita gente tem verdadeiro terror de seus efeitos e o evita a qualquer custo!

A dúvida que fica, é claro, é a seguinte: quais os seus benefícios? Aliás, mais importante do que saber seus benefícios é entender quais são os seus riscos? Por exemplo, mulheres grávidas realmente não devem tomar chá de canela, por se tratar de uma bebida abortiva? Será que realmente o chá de canela faz  menstruação descer, ou isso é lenda?

Benefícios do Chá de Canela

Você provavelmente está se perguntando o que diabos o chá de canela pode te trazer de bom. Para começar pensemos a respeito do que é a canela. Ela nada mais é do que um pedaço da casca interna do tronco de uma árvore, conhecida cientificamente como Cinnamomum Zeylanicum, chamada popularmente de caneleira. Essa árvore pode chegar a até 15 metros de altura, seus frutos são arroxeados e suas folhas de um verde intenso brotam como se fossem maços!

Benefícios do Chá de Canela

 Confira as Melhores Receitas de Chás Emagrecedores

Isso posto, quais são os benefícios do chá de canela, afinal de contas? Bom, segue a lista com alguns deles:

  • O chá de canela alivia as flatulências e também te ajuda a dizer adeus ao incômodo “ar preso”;
  • Ele também alivia as dores molares;
  • Ele reduz consideravelmente as dores das cólicas leves;
  • Ele diminui os níveis de sacarose no sangue;
  • Ajuda a controlar o apetite;
  • Ele também melhora a respiração;
  • Alivia a enxaqueca e as dores de cabeça;
  • Ele estimula a circulação sanguínea;

Chá de Canela Para Diabetes é Bom?

Como vimos acima, o chá de canela ajuda a tirar do sangue a sacarose, ou seja, o acúmulo de açúcar, essa bebida acaba funcionando como uma ferramenta de limpeza muito importante para aqueles que brigam contra as taxas altas de glicemia constantemente.

É claro que ele não substitui os remédios que seu médico venha a indicar, tão pouco é uma bebida que vai evitar que você acabe se tornando diabético caso tenha tendência a isso e não tenha uma alimentação saudável e equilibrada, mas é uma opção interessante para quem quer ter uma força no controle do açúcar no sangue!

Chá de Canela Faz a Menstruação Descer?

Essa pergunta é uma das mais comuns quando o assunto em pauta é o polêmico chá de canela! Bom, vamos lá: esse chá realmente intensifica a circulação sanguínea, aumentando os batimentos cardíacos e fazendo os músculos se contraírem e descontrairem mais rapidamente. É por isso, por exemplo, que essa bebida é apontada como um baita alívio quando aquela colicazinha vem perturbar a gente no meio da menstruação, sabe?

Justamente por acelerar a circulação sanguínea e ajudar na contração dos músculos e dos órgãos é que ela faz com que a mulher menstrue mais rapidamente. Às vezes a regra atrasa por questões que nada tem a ver com você estar gerando uma nova vida, mas sim com estresse, problemas na alimentação, o fato de estar tomando algum medicamento, entre outros motivos.

Ao tomar o chá de canela para a menstruação descer, você deve primeiramente ter certeza de que não está grávida. Por isso, só tome ele caso você esteja com no máximo 4 a 5 dias de atraso na sua menstruação normal. Ele também pode ser utilizado para adiantar o sangramento, caso você queira fazer uma viagem e não quer estar no período menstrual, ele pode adiantar em um ou dois dias.

Chá de Canela Faz a Menstruação Descer

 Benefícios e Como Fazer o Chá de Folha de Amora.

Portanto, se você quer menstruar logo e tem certeza de que grávida não está o chá de canela é uma ótima opção!

Por causa das estimulações no útero causadas pela canela presente no chá, a intensidade do sangramento também pode aumentar, mas com isso, a menstruação irá durar menos dias também. Lembrando que isso varia de pessoa a pessoa, então se não acontecer com você, pode ser algo normal.

Receita de Chá de Canela para Menstruação descer

Caso você ainda não saiba como preparar esse poderoso chá, confira essa receita fácil de fazer e que você pode tomar quando quiser adiantar a sua menstruação em alguns dias.

Ingredientes

  • Canela em pau
  • água
  • mel

Como fazer

Coloque a canela e água em uma panela e leve ao fogo por mais ou menos 5 minutos. Depois de ferver por esse período coe o chá e acrescente uma colher pequena de mel para adoçar. Se preferir, pode tomar o chá puro também, pois assim ele tem mais benefícios termogênicos e acelera o metabolismo.

Chá de Canela ajuda a emagrecer?

Sim, o chá de canela pode contribuir para a perda de peso, pois ele é um alimento termogênico e que acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Tomar chá de canela todos os dias pela manhã ajuda a ter mais saciedade e assim a comer menos. Além disso, ele é ótimo para o estômago evitando que se tenha problemas como gases, azia e má digestão.

Veja a receita de chá de canela emagrecedor que é muito simples e que você pode colocar no seu café da manhã.

Ingredientes

  • Canela em paus
  • 500 ml de água
  • Cravos
  • Gengibre ralado

Como fazer

Coloque a água no fogo e quando estiver fervendo acrescente a canela e os cravos. Deixe no fogo baixo por mais alguns minutos e desligue. Acrescente o gengibre ralado e tome em seguida. O recomendado é consumir quente ou morno, pois assim aumentam suas propriedades termogênicas.

Ajuda a curar gripe?

O Chá de Canela possui inúmeros benefícios e isso você já sabe, e um deles é de ser um ótimo remédio natural para a gripe. Além de melhorar os sintomas causados por gripes e resfriados, ele também aumenta a imunidade e faz com que você fique mais resistente, prevenindo novas doenças.

Veja a receita que você pode preparar em casa para os dias mais frios e quando a gripe estiver surgindo. Tudo o que você precisa é de canela em paus, casca de limão ralado, gengibre e mel.

Em uma panela coloque a água e a canela para ferver, depois que levantar fervura espere por mais cinco minutos e então desligue. Acrescente a casca de limão ralada, o gengibre e o mel, caso queira adoçar. Pronto, seu chá de canela com limão para gripe já está pronto. Mas lembre-se de consumir no máximo duas xícaras por dia dessa bebida.

Chá de Canela é Abortivo

 Buchinha do Norte Aborta? Efeitos Colaterais e Como Usar

Chá de Canela é Abortivo?

Então, pelas mesmas razões que justificam o chá de canela acelerar a menstruação é bom você ficar bem longe dele caso esteja grávida. De fato ele acelera a circulação sanguínea, como já dito, e o pior: contrai e descontrai os órgãos e músculos e o útero não fica de fora.

Por causa dessa ação que ele provoca no útero, mulheres grávidas não são recomendadas a fazerem uso desse chá. Mesmo que o objetivo seja o de emagrecer ou curar uma gripe. Pois ele pode provocar aborto espontâneo.

O chá da canela pode ajudar no emagrecimento, mas não tome durante a gravidez!

Veja vídeo sobre os cuidados e orientações.

Nesse caso, se você procura por um chá potente e natural e está grávida, consulte o seu médico para ter certeza de quais tipos de chá você pode fazer uso nesse período!