Chás Plantas Medicinais

Cana do Brejo é bom pra que?

Cana do Brejo é bom pra que?
3.8 (75%) 12 votes

Também conhecida como Cana Roxa, Cana de Macaco ou Jacuacanga, a Cana do Brejo é uma planta muito utilizada na decoração de jardins, mas que também guarda incríveis propriedades medicinais. Ela costuma ser encontrada em regiões costeiras e também em locais de mata fechada como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Apesar de não ser muito conhecida, ela é bastante utilizada para tratar e prevenir uma série de doenças e sintomas. Veja abaixo os principais benefícios dessa planta e como prepará-la para o consumo.

Os benefícios da Cana do Brejo

Cana do Brejo

Cana do brejo imagens

1. Desintoxica o corpo

Por apresentar propriedades diuréticas, a Cana do Brejo é uma planta que ajuda a desintoxicar o corpo e o nosso organismo nunca precisou tanto disso como nos dias atuais. O consumo de alimentos enlatados, industrializados e com agrotóxicos têm lançado na nossa corrente sanguínea uma série de substâncias maléficas à nossa saúde.

Além disso, o próprio tecido adiposo promove um processo inflamatório do qual resulta a formação de edema. Esse líquido prejudica outras funções do corpo e um dos grandes responsáveis, por exemplo, pela formação da celulite.

Portanto, tomar chá de Cana do Brejo pode amenizar o aspecto da pele, melhorar o funcionamento do sistema circulatório e ainda prevenir e ajudar no tratamento de doenças do sistema renal.

2. Melhora a saúde do coração

Esse benefício é uma consequência da presença de flavonoides na planta. Já está comprovado que essa substância reduz a incidência de doenças cardíacas por causa da forma como destroem o LDL (um colesterol ruim que forma placas nas paredes dos vasos e pode obstruir a passagem do sangue).

Por exemplo, o vinho tinto é conhecido mundialmente por ajudar a proteger o coração justamente pela presença de altas taxas de flavonoides. Aqui no Brasil, temos a Cana do Brejo.

Além disso, os flavonoides oferecem vários outros benefícios: previnem o câncer, retardam o envelhecimento celular, controlam o peso, melhora a saúde bucal e também previne doenças cognitivas como o Mal de Alzheimer.

3. A Cana do Brejo é anti-inflamatório

O chá de Cana do Brejo também é bastante utilizado para combater desordens inflamatórias. É justamente esse processo inflamatório que causa a dor, a sensibilidade ao toque e o inchaço na região.

Ele ajuda no tratamento e controle de doenças crônicas inflamatórias como a Artrite Reumatoide – doença que afeta as articulações, em especial a das mãos e a dos pés.

Como fazer o chá

O chá de Cana do Brejo é muito fácil de ser feito e suas folhas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, por exemplo. Você usará a seguinte proporção: uma colher de chá da folha para 1 litro e ½ de água.

Basta colocar a água no fogo e quando levantar fervura, desligá-lo. Agora, acrescente as folhas e abafe para formar uma infusão. Depois de 10 minutos, em média, coe o chá e ele estará pronto para ser consumido. O ideal é beber, no máximo, 2 copos americanos por dia dessa bebida.

Cuidados com o consumo

É preciso tomar muito cuidado com a forma de consumo, especialmente se você tiver alguma patologia no momento ou mesmo uma doença crônica. É sempre bom perguntar ao médico antes se o chá pode ser utilizado.

O exagero na dosagem pode desenvolver, com o passar do tempo, cálculos renais. Portanto, beber mais chá do que o recomendado pode ser um tiro pela culatra e provocar uma situação séria de saúde que não existia.

Gestantes e lactantes também não devem consumir o chá, pois ainda não se sabe quais as consequências dessas substâncias para o desenvolvimento do bebê.

Leia Também:

Uma bebida que é diurética assim como o chá de Cana do Brejo é o suco Detox. https://www.dietaeboasaude.com.br/suco-detox-para-emagrecer-receitas/

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.