Os Benefícios do Chá de Berinjela.

A berinjela é um legume bastante conhecido no nosso país e que tem origem indiana. Ela possui diversos benefícios para a saúde sendo um deles o fato de ser uma planta rica em água e, por isso, oferecer boa hidratação. Todos esses benefícios também podem ser conquistados consumindo o chá de berinjela.

O chá consegue guardar todas as propriedades desse alimento sendo rico em ácido fólico, cálcio, fósforo, potássio e também oferecer uma grande quantidade de fibras, algo que ajuda, por exemplo, no emagrecimento.

Vamos ver agora todos os benefícios de consumir o chá de berinjela e como isso pode melhorar a nossa saúde.

Bons motivos para tomar o chá de berinjela

chá de berinjela

Chá de berinjela

1. Preveni o câncer

A berinjela possui uma substância chamada tripsina, uma enzima que é sintetizada no pâncreas que faz parte do suco pancreático, ou seja, ajuda na digestão dos alimentos. Além dessa importante função, ela também reduz o metabolismo de células que podem desenvolver o câncer.

Assim, elas não se espalham tão facilmente causando a metástase e o paciente, caso venha ser diagnosticado, tem um melhor prognóstico.

2. Atua na síntese de proteínas

Quem pratica musculação sabe o quanto a alimentação é importante para que ocorra a construção muscular e a desejada hipertrofia. A vitamina B6 que tem na berinjela é de extrema importância na síntese dos aminoácidos que forma as cadeias de proteínas.

Portanto, tomar o chá regularmente vai te ajudar na reparação e hipertrofia da fibra muscular.

3. O chá da berinjela é rica em fibras

Há uma considerável quantidade de fibras na berinjela e também no seu chá (no chá as fibras existem, mas não são tão eficazes). Elas trazem inúmeros benefícios.

O primeiro deles é ajudar na perda de peso. Quanto consumimos alimentos ricos em fibras, o nosso estômago fica cheio mais rápido e a sensação de saciedade logo chega ao cérebro. Assim, comemos menos nas refeições principais e também durante o dia.

Outro benefício das fibras é pelo fato de ajudar na passagem do bolo alimentar. Pessoas que sofrem com a constipação intestina (prisão de ventre), se beneficiam e muito com o consumo de fibras.

E por fim, mas não menos importante, as fibras ajudam na prevenção da diabetes. Os alimentos ricos em fibras disponibilizam uma quantidade menor de açúcar para o sangue e assim, o pâncreas não precisa liberar uma grande quantidade de insulina.

4. Chá de berinjela Possui vitamina C

A vitamina C é uma das mais conhecidas pela população. Nós sabemos que o limão e a laranja, por exemplo, são frutas excelentes para quem está gripado ou resfriado justamento porque esses alimentos possuem uma alta taxa de vitamina C assim como o chá de berinjela.

Essa vitamina aumenta das defesas do corpo melhorando a produção de glóbulos brancos, os quais participam do sistema imune combatendo doenças.

Além disso, a vitamina C é ótima para a pele. Ela é um dos ingredientes para a produção de colágeno, uma proteína que melhora a consistência dos tecidos, deixando a aparência mais jovem e as articulações mais fortes.

5. Faz bem ao coração e reduz o colesterol ruim

Além de não ter colesterol e gorduras saturadas, a berinjela também possui uma substância antioxidante chamada nasunin. Essa substância consegue reduzir os níveis do colesterol ruim, o LDL e, por consequência, também diminui os riscos de problemas circulatórios e cardíacos.

A fibra presente no chá da qual falamos acima também ajuda nessa função. O colesterol se liga a ela e assim, não consegue ser absorvido pelo organismo

Como fazer o chá de berinjela?

Você precisará apenas de 1 berinjela e 1 litro de água. Corte o legume com a casca em rodelas e ponha numa panela com a água deixando no fogo por cerca de 15 minutos. Depois disso, basta colocar o líquido numa garrafa de vidro dentro da geladeira e ir bebendo aos poucos. Lembrando que o chá só deve ser armazenado por, no máximo, 24 horas.

Leia Também:

Quer receber mais dicas e outras receitas como essa do chá de berinjela para cuidar melhor da sua saúde? Então curta a nossa página no Facebook!←