Chá de Barbatimão: Para que Serve e Quais os Seus Benefícios

O Barbatimão é uma planta típica do nosso cerrado e é amplamente utilizada dentro da medicina popular. Ele possui inúmeras substâncias que oferecem benefícios para a saúde, além do tratamento e cura de certas doenças. O chá de Barbatimão, ao contrário do seu imagina, é feito com a casca da planta em vez de usar a folha como acontece na grande maioria dos chás.

Nutrientes encontrados na planta

Um dos nutrientes em destaques encontrados no Barbatimão é o tanino. Essa substância é bastante eficiente em combater micro-organismos e possui um papel importante na defesa do nosso corpo, fortalecendo o sistema imune.

chá de barbatimão para corrimento

No chá também encontramos outros nutrientes como os flavonoides. Eles já são bem conhecidos e possuem uma intensa ação antioxidante eliminando os radicais livres em excesso no nosso organismo. Os radicais livres são responsáveis por acelerar o envelhecimento celular e também modificar a estrutura do DNA podendo desencadear um câncer.

Para que serve o Chá de Barbatimão e Quais as Indicações

O chá é indicado para várias situações, desde processos cicatrizantes até doenças sexualmente transmissíveis. Vamos agora saber quais são as indicações e os benefícios que essa planta pode nos trazer.

PROPAGANDA

1. Combate a candidíase

A cândida é causada por um fungo que pode se proliferar e causar a doença tanto na cavidade vaginal quanto na oral. Algumas pesquisas conseguiram identificar a ação inibidora da planta sobre o fungo, impedindo que ele se desenvolva nessas regiões.

Isso ocorre por conta da presença dos taninos. Como essa substância reforma as defesas do corpo, fica mais difícil para o agente invasor se desenvolver. O tanino age, diretamente, sobre a parede celular do fungo, destruindo-a.

2. Age contra a Doença de Chagas

O Trypanosoma cruzi é o agente causador da Doença de Chagas que acaba sendo severamente afetado por um extrato alcoólico presente na planta. Essa substância conseguia reduzir um número considerável desse invasor na corrente sanguínea.

3. Possui ação cicatrizante

Mais uma vez os taninos são a bola da vez. Os taninos possuem ação anti-inflamatória e, por isso, apresentam um poder de regeneração tecidual bastante eficaz. Eles também conseguem formar um complexo nutritivo no tecido que está se recurando com uma rede de proteínas e polissacarídeos. Esse é outro ponto positivo já que impede que bactérias e demais micro-organismos se desenvolvam no local.

4. Auxilia a saúde das gengivas e dos dentes

Por ter ação antibacteriana, o chá de Barbatimão também consegue ajudar no controle da proliferação de bactérias causadores de cáries na boca. É claro que fazer uma limpeza adequada com uso de uma escova apropriada e fio dental é indispensável.

5. Ajuda no tratamento da gastrite

Alguns estudos comprovaram que o chá consegue reduzir a produção de ácido clorídrico e assim, diminuir a acidez estomacal que promova a gastrite. Por conta disso, não é difícil pensar que a planta também pode trazer benefícios para quem sofre de úlceras e inflamação na parede gástrica.

Chá de Barbatimão é Bom Para Corrimento Vaginal?

De fato, o chá possui uma ação benéfica poderosa sobre o corrimento vaginal. As causas desse problema são inúmeras e podem estar relacionadas à higiene, relação sexual sem proteção, desequilíbrio no pH local e até doenças de fundo emocional como estresse e ansiedade.

Ação dos taninos ajuda a criar uma maior proteção para a região vaginal e assim, controla o corrimento. Neste caso, o uso do chá é de forma tópica, ou seja, deve ser aplicado sobre a área lavando-a.

Como usar Barbatimão na ferida

Como já foi dito mais acima, o Barbatimão possui efeito cicatrizante e, por isso, sempre foi bastante utilizado no tratamento de feridas. De forma caseira, pode-se transformar a casca num pó e aplicar sobre a ferida. Porém, a forma mais segura é através de pomadas que podem ser feitas nas farmácias de manipulação ou compradas prontas em farmácias.

Leia Também:
Chá de Oliveira Benefícios e Malefícios, Para Que Serve?
Chá de Hibisco Emagrece? Efeitos Colaterais e Contra indicações?
Chá de Anis Estrelado Emagrece? Alivia a Cólica de Bebê?

Gostou de saber um pouco sobre os benefícios do Chá de Barbatimão? Descubra também todas as vantagens que o Chá de Aroeira pode te oferecer!

PROPAGANDA