Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alternativas Medicinais Chás

Chá de Babosa: Benefícios e Como Fazer.

Chá de Babosa: Benefícios e Como Fazer.
5 (100%) 5 votes

A babosa é uma planta bastante conhecida pelos seus benefícios para o cabelo, deixando-o mais brilhoso e bonito. Mas o que pouca gente sabe é que o chá de babosa faz muito bem para a saúde e que a planta também pode ser utilizada para tratar problemas de pele como acne e até hanseníase.

Há também outros efeitos que são atribuídos à planta como o anestésico, cicatrizante e anti-inflamatório. Ela também é conhecida como Aloe Vera.

A babosa é bastante popular devido a sua facilidade de ser cultivada em diversos ambientes, até mesmo no quintal de casa. Assim, não é necessário ir a uma loja de produtos naturais para comprar a planta, basta adquirir uma muda e assim, o seu chá será mais saudável, pois conservará muito mais propriedades.

Quer saber mais sobre o chá de babosa e todas as vantagens que essa bebida pode nos oferecer? Então continue a leitura!

Os benefícios do chá de babosa

chá de babosa

Chá de babosa

A babosa é composta principalmente de água – cerca de 95% – e boa parte dos seus nutrientes são encontrados no gel que fica guardando dentro das folhas. Veja a seguir quais substâncias benéficas essa planta pode nos oferecer.

1. Melhora a saúde dos cabelos

Esse é, provavelmente, o benefício mais conhecido da babosa. Mesmo não sendo aplicado de forma direta nos fios, o chá de babosa consegue trazer impactos positivos para os cabelos, ajudando no crescimento e sendo benéfico, especialmente, para pessoas que estão com problemas de queda de cabelo.

O chá também pode ser usado de forma direta, removendo a pele morta que fica no couro cabeludo e, muitas vezes, impede o cabelo de crescer. Uma das responsáveis pelo crescimento do cabelo é a queratina presente na babosa e que também ajuda na formação da fibra capilar.

2. O chá de babosa ajuda no controle do diabetes

A babosa em rica em fibras e estas, por sua vez, ajudam no controle da glicose no sangue. Ao comermos, as fibras impedem que uma grande quantidade de açúcar seja jogada na corrente sanguínea de uma só vez e assim, o pâncreas também não precisa excretar muita insulina.

3. Atua na prevenção do câncer

O chá de babosa também apresenta substâncias antioxidantes, ou seja, substâncias que ajudam no combate aos radicais livres. Eles são fabricados pelo nosso corpo na forma de resíduos metabólicos e são necessários para a manutenção do organismo.

O grande problema é quando eles aparecem em doses maiores que são adquiridas nos alimentos industrializados, alimentos fritos, entre outros do tipo. Os radicais livres conseguem modificar a estrutura do DNA e assim, as células passam a se multiplicar com um defeito. A proliferação delas é  a causa do câncer.

4. Diminui o colesterol ruim

Uma das maiores causas de paradas cardíacas e AVC (acidente vascular cerebral) é o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos. E não estamos falando de qualquer tipo de colesterol, mas sim do LDL que é um tipo de gordura que faz mal para a nossa saúde.

O chá de babosa ajuda na eliminação dessa substância que, em quantidade, forma placas de gordura na parede dos vasos e pode impedir a passagem do sangue.

Esse benefício vem de um antioxidante presente no chá chamado de Superóxido Dismutase, que atua contra o colesterol.

Como fazer o chá de babosa

Você pode fazer o chá de babosa simples, apenas com água e o gel e também pode misturá-lo a outros alimentos como o suco do limão ou da laranja para disfarçar o sabor amargo que a babosa pode apresentar algumas vezes.

Veja abaixo como fazer o chá de forma simples e prática:

Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de limão;
  • 1 xícara de água;
  • 1 folha de babosa;
Modo de preparo

Após lavar bem a folha, pegue uma faca ou algo pontiagudo e faça cortes longitudinais para conseguir extrair todo o gel. Depois disso, misture esse gel na água e ponha numa panela no fogo médio. Quando começar a ferver, desligue, tampe e deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos. Agora basta tomar e, se preferir, use mel ou stevia para adoçar.

Leia Também:

O chá de babosa é fácil de fazer e consegue oferecer diversos benefícios. Veja também todas as vantagens de consumir o chá de espinheira santa!

Gostou Comente no Facebook