Plantas Medicinais Valdeni Duarte

Chá de Arruda Faz a Menstruação Descer?É Abortivo?

A arruda é uma planta medicinal já bastante conhecida por todos. Um dos mais importantes efeitos desse chá é o fato dele ser calmante e também é excelente para aliviar cólicas e desconfortos intestinais. Ele consegue esse efeito por reduzir o espasmo muscular que é o causador das dores citadas.

Vejamos agora quais são os diversos benefícios que esse chá apresenta e se ele faz ou não a menstruação descer. Também vamos dar uma receita de como preparar o chá dessa planta.

arruda abortiva

O chá de arruda ajuda a descer a menstruação?

Sim, o chá de arruda consegue melhorar o fluxo menstrual e fazer com que o sangue desça mais facilmente. Isso se deve a sua propriedade antiespasmódica que alivia as dores provocadas pelas cólicas. Quando o sangue desce, a dor passa.

Por conta disso, o chá é totalmente contraindicado para gestantes e para aquelas que desejam engravidar. Ele é abortivo e, caso a mulher esteja grávida, a planta pode causar danos de má formação na criança.

Quais os benefícios do chá?

Ele pode sim trazer alguns malefícios para as gestantes, mas também é repleto de vantagens para aqueles que não se encaixam nesse grupo. Veja quais são elas.

1. Reduz a dor

Como já foi dito, o chá de arruda é excelente para aliviar dores, especialmente as musculares. Uma substância presente chamada quercitina – um agente antioxidante – é a responsável por diminuir ou mesmo eliminar a dor.

2. Diminui a ansiedade

Sabia que o óleo essencial de arruda é um ótimo remédio natural para aliviar a ansiedade? Ele possui componentes chamados de undecanona, metiletilcetona e metilnonilcetona que oferecem as tais propriedades calmantes citadas no início desse texto.

É uma ótima opção para utilizar nas técnicas de aromaterapia, seja por inalação direta, no banho ou mesmo durante uma massagem relaxante.

3. Melhora a qualidade do sono

Você está dentro do grupo de pessoas que não consegue dormir com qualidade? Que mesmo depois de dormir se sente cansado? Então o chá de arruda pode te ajudar e ser a solução para o seu problema.

Por conta das propriedades calmantes dessa planta, ela consegue proporcionar maior tranquilidade, fazendo com que você tenha sono e uma noite mais tranquila. Até mesmo as propriedades ansiolíticas dela podem ajudar já que, muitas pessoas, apresentam dificuldade para dormir porque estão ou são ansiosas.

4. Melhora o trânsito intestinal

Como a arruda é uma planta antiespasmódica, ela também melhora o fluxo intestinal sendo ideal para quem tem problemas com a constipação, mais conhecida como prisão de ventre.

Como preparar o chá de arruda?

Você só precisa de um punhado de arruda fresca (pode ser a folha desidratada também) e 1 litro de água. Esquente a água, despeje a folha e desligue o fogo. Deixe a mistura abafada até que esteja morna. Agora coe e beba o chá, de preferência, sem adoçá-lo.

Cuidados e efeitos colaterais

Além de não poder ser consumida por gestantes, quem está amamentando também não pode tomar o chá já que as substâncias contidas nele acabam passando para o bebê. E falando em crianças, as que possuem menos de 6 anos não são indicadas para consumir o chá.

Ela também é contraindica para aqueles que possuem problemas hepáticos, renais ou qualquer um do sistema digestivo como úlceras e colite.

Também não é indicado tomar o chá continuamente pois ele pode causar problemas no fígado e nos rins. Há também alguns efeitos colaterais associados como tremores, salivação excessiva, fotossensibilidade, queda da temperatura e da pulsação, entre outros.

O ideal é que, antes de consumir o chá, você informe ao seu médico para que ele autorize ou não, especialmente se houver algum tipo de interação medicamentosa.

Leia Também:
Chá de Canela Faz a Menstruação Descer?

Chá de Boldo Emagrece? Para Que Serve? Como Fazer?

Erva-Doce: Aprenda Como Usar e Conheça Seus 10 Benefícios!

Chá Preto Aborta e Não Emagrece Verdade?

E você? Já tomou chá de arruda? Conte pra gente se ele realmente resolveu o seu problema e ajude outras pessoas!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.