Chás

Veja os Benefícios e Como Fazer o Chá de Alface

Veja os Benefícios e Como Fazer o Chá de Alface
4.4 (87.14%) 14 votes

A alface é uma das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. Na salada do almoço ou no sanduíche do lanche com os amigos, esse vegetal está sempre presente e não é por acaso. A alface consegue oferecer diversos benefícios: alivia a constipação intestinal, ajuda no controle de glicose e ainda ajuda a perder uns quilos a mais.

Um outro benefício que essa planta oferece e que muita gente desconhece é o fato de que ela auxilia no controle da pressão arterial, sendo excelente para os portadores de hipertensão arterial. Também consegue trazer maior tranquilidade ajudando, inclusive, a ter uma boa noite de sono.

cha de alface é calmante

Para ter todas essas vantagens você pode fazer de duas formas: comer a planta crua ou fazer o famoso chá de alface e é sobre ele que falaremos agora.

Os benefícios do chá de alface

1. Funciona como um calmante

Como dissemos mais acima, o chá de alface é um excelente calmante natural e pode ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila. Então, e você está com problemas para dormir e sofre de insônia, uma alternativa saudável e natural para eliminar esse problema é consumindo o chá de alface.

O responsável por essa propriedade é uma substância chamada de letucarium, algo que a alface tem de sobra. Ela também consegue aumentar a sensação de bem-estar.

2. Regula a pressão arterial

Quando ingerimos uma quantidade maior de sal que o nosso corpo consegue utilizar, a água presente no corpo entra nos vasos com o objetivo de equilibrar os níveis de sódio. E, como resultado, temos a elevação da pressão arterial.

Uma das formas de fazer com que essa situação se reverta é liberando a água acumulada em forma de urina e é exatamente isso que o chá de alface faz já que é diurético. É por isso que essa planta consegue ajudar tanto os hipertensos.

Receitas de chá de alface

Receita 1

Você vai precisar de:

  • 1 folha grande de alface;
  • as cascas de 1 maçã;
  • 1 xícara de água.

Coloque a água numa panela e leve-a para aquecer. Quando levantar fervura, deligue o fogo e adicione a alface picada e as cascas da maçã. Basta deixar essa mistura abafada por alguns minutos e beber morno.

Essa receita é excelente para quem quer tomar o chá por causa dos problemas para dormir. A combinação da maçã com a alface oferece bons resultados.

Receita 2

Essa receita é indicada para quem deseja controlar a hipertensão arterial e é bastante simples de fazer. Basta aquecer ½ litro de água e jogar 10 folhas de alface picada dentro. O chá estará pronto quando a água ficar com uma cor amarelada. Basta coar e beber.

Outros benefícios do chá

Além desses, o chá de alface consegue oferecer outros benefícios. A hortaliça contém inúmeros nutrientes como as vitaminas A, E, K e C, também é rica em diversos sais minerais como o zinco, o magnésio, o ferro e o potássio.

Também consegue reduzir controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea, possui baixo índice glicêmico, poucos carboidratos e as suas fibras conseguem ajudar na perda de peso.

Saiba como lavar as folhas de alface

Nós sabemos que frutas, verduras e hortaliças contêm uma grande quantidade de agrotóxicos e é necessário lavá-las numa solução específica para reduzir consideravelmente os níveis dessas substâncias tóxicas.

O ideal é preparar uma solução na qual deve ser usada, para cada colher de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5%, 1 litro de água. Deixe as folhas completamente dentro da solução e aguarde 15 minutos. Por fim, basta lavá-las em água corrente e secá-las.

[Vídeo] Para Que Serve e Como Fazer o Chá de Alface.

Leia Também:

Você já sentiu os benefícios do chá de alface? Compartilhe a sua experiência!

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.