Chás Plantas Medicinais Giselli Serra

Chá De Alecrim Com Hortelã: Usos, Benefícios E Como Fazer.

O chá de alecrim com hortelã tem um aroma maravilhoso e oferece diversos benefícios à saúde.

Reunindo as propriedades medicinais dessas duas plantas amplamente utilizadas na culinária, é um chá de sabor agradável, que serve para prevenir e tratar uma série de problemas, incluindo má digestão, inflamações e caspa.

Confira nesse artigo as indicações de uso do chá de alecrim e hortelã, seus benefícios e como prepará-lo corretamente.

Chá de alecrim com hortelã: para que serve

Chá de alecrim com hortelã: para que serve

Chá de alecrim e hortelã

O chá de alecrim com hortelã combina as propriedades dessas duas ervas aromáticas.

Tanto o alecrim quanto a hortelã são muito utilizadas como especiarias em diversas culinárias ao redor do mundo, além de terem uso medicinal consagrado.

A hortelã (Mentha spicata) é muito utilizada para tratar problemas digestivos, possui efeito calmante, anti-inflamatório, antibacteriano, antioxidante e tem ação expectorante.

Já o alecrim (Rosmarinus officinalis) tem propriedades digestivas, antibacterianas, analgésicas (combate dores de cabeça) e antioxidantes, além de ajudar a tratar a depressão e a ansiedade.

A ciência vem avaliando o potencial terapêutico do alecrim para a doença de Alzheimer. Um estudo publicado em 2016 confirmou tal efeito, embora mais pesquisas sejam necessárias para chegar a um resultado conclusivo.

O chá feito com essas duas ervas tem um sabor suave e muito agradável, com o toque de refrescância da hortelã.

Chá de alecrim com hortelã: benefícios

Cha de alecrim com hortela beneficios

Entre os principais benefícios do chá de alecrim com hortelã, podemos citar:

  • Melhora a digestão. Combinando o efeito digestivo dessas duas ervas, o chá de alecrim com hortelã é muito eficaz para reduzir os gases estomacais e a azia, contribuindo também para diminuir o inchaço abdominal causado pela má digestão.

 

  • Previne o mau hálito. Com propriedades antibacterianas, o chá pode ser usado como enxaguante bucal (sem açúcar) após a escovação, para reduzir a proliferação de bactérias que causam o mau hálito.

 

  • Ajuda a reduzir a caspa. O chá pode ser aplicado no couro cabeludo limpo para ajudar a combater os fungos responsáveis pelo surgimento da caspa.

 

  • Combate infecções. O chá de alecrim com hortelã pode ser usado como auxiliar no tratamento de infecções causadas pelas bactérias Salmonella typhy, Escherichia coli e S. enteritidis (infecção urinária, diarreias e vômitos). Entretanto, seu consumo é apenas um complemento ao tratamento receitado pelo médico.

A lista dos benefícios do chá de alecrim com hortelã é grande. Continue lendo!

  • Combate a retenção de líquidos. O chá ajuda a reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos nos tecidos, já que possui ação diurética.

 

  • Melhora a memória e o foco. Esse chá ajuda a melhorar o funcionamento cerebral, contribuindo para aumentar a capacidade de memorização e atenção, além de combater o cansaço mental.

 

  • Tem ação anti-inflamatória. O chá combate os processos inflamatórios crônicos, por isso seu consumo é recomendado para tratar gastrite, artrite e outras doenças inflamatórias.

 

  • Combate os radicais livres. O excesso de radicais livres no organismo causa uma série de danos, como envelhecimento precoce e o surgimento de diferentes tipos de câncer. O chá ajuda a evitar esses problemas, pois tem alto poder antioxidante.

 

  • Melhora o humor e combate a ansiedade. Esse chá é indicado para reduzir a ansiedade e combater o desânimo, melhorando o humor.

 

  • Trata inflamações na garganta. Com propriedades antissépticas, o chá é excelente para ser usado em gargarejos, para tratar inflamações nas amídalas.

 

  • Alivia os sintomas de gripes e resfriados. O chá tem ação analgésica e expectorante, auxiliando na eliminação de muco e alívio da dor de cabeça.

Como fazer o chá de alecrim com hortelã

Como fazer o chá de alecrim com hortelã

Como fazer o chá de alecrim com hortelã

Para preparar esse chá repleto de benefícios, deve-se utilizar:

  • 1 colher de sopa rasa de alecrim desidratado ou 2 colheres da erva fresca.
  • 1 colher de sopa rasa de hortelã seca ou 2 colheres de folhas verdes.

Modo de preparo do chá:

Levar uma xícara de água (250 ml) ao fogo, até começar a ferver. Após entrar em ebulição, desligar o fogo, acrescentar as folhas de alecrim e hortelã, tampando bem o recipiente em seguida. Deixar abafado por 10 minutos e consumir o chá logo após o preparo, adoçando com mel caso ache necessário.

Deve-se consumir de 2 a 3 xícaras ao dia.

Essa mesma receita de chá pode ser utilizada no couro cabeludo, sem adoçar, para combater a caspa.

Contraindicações do chá de alecrim e hortelã

Grávidas e mulheres que estejam amamentando só devem tomar o chá com indicação médica, assim como pessoas com doenças crônicas.

Crianças menores de 10 anos não devem tomar o chá de alecrim com hortelã, salvo sob indicação expressa do pediatra.

O chá de alecrim com hortelã é mais um exemplo de remédio caseiro, simples de preparar, que ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde.

Com efeito, antibacteriano, digestivo, anti-inflamatório e ansiolítico, entre outras propriedades, é um chá que ajuda a tratar desde dores de garganta, passando por sintomas de ansiedade até doenças como artrite e gastrite.

Dicas e Orientações Importantes sobre usos dos principais chás.

Leia Também:

 Veja os Benefícios e Como Fazer o Chá de Alface

 Para Que Serve a Casca de Jatobá e Seus Benefícios.

 Chá de Babosa: Benefícios e Como Fazer.

Esse é mais um recurso natural totalmente acessível que deve ser aproveitado por todos aqueles que buscam mais saúde e bem-estar.

| Website

Sou bacharel em História pela UFF e atuo profissionalmente como escritora freelancer desde 2016. Escrevo principalmente sobre saúde, desenvolvimento pessoal e educação. Produzir conteúdo de qualidade é minha contribuição para uma internet mais saudável e menos tóxica.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.