Chá Branco Benefícios,Contra Indicação e Como Fazer

O chá branco é da mesma família que o chá verde e o chá preto. São preparados a partir de folhas da espécie Camellia sinensis. O chá é feito com as folhas jovens que são protegidas do sol para que não haja a formação de clorofila. É um chá muito rico em antioxidantes e atua protegendo nosso organismo contra futuras infecções, inflamações e até o desenvolvimento de células cancerígenas.

Qual a diferença entre os chás da espécie Camellia sinensis?

De todos os chás feitos a partir dessa espécie o chá branco é o que possui mais antioxidantes, como polifenóis, que ajudam a neutralizar os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce do nosso organismo.

O chá branco possui várias vitaminas, como vitaminas do complexo B, vitamina C, e minerais como manganês, potássio e ácido fólico. A diferença entre o branco e o chá verde é que o primeiro tem suas folhas extraídas quando elas são muito jovens e ainda cobertas por uma fina penugem esbranquiçada.

O chá branco tem basicamente todos os benefícios que o chá verde numa concentração 40% superior, é o preferido devido seu sabor suave. O chá tem um ótimo efeito termogênico, é capaz de acelerar o nosso metabolismo e proporcionar vários benefícios, como efeito detox do nosso organismo, ajudar a queimar gorduras, diminuir o LDL (colesterol ruim) e protege contra doenças do coração.

Como fazer o chá branco?

O chá branco é preparado da seguinte maneira:

chá branco como fazer

chá branco como fazer

Para cada litro de água coloque 2 colheres de sopa rasa das folhas, aos primeiros sinais de fervura apague o fogo e acrescente as folhas, deixe abafado durante 5 minutos, coe e sirva.

É recomendado que o chá seja servido no mesmo dia, após 24 horas do preparo ele perde suas propriedades. A quantidade recomendada é de 2 a 4 xícaras ao dia.

Importante! O chá só faz efeito se for consumido diariamente, e ele não é substituto da água, assim como o chá verde o o branco tem efeito diurético, por isso a importância de beber água também.

O ideal não é adoçar, mas caso o sabor não te agrade, você pode acrescentar uma colher de chá de mel ou algum adoçante natural como stévia.

Quais os benefícios do chá branco?

cha-branco-emagrece

chá branco emagrece

O chá branco tem vários benefícios comprovados. Por possuir várias catequinas, um poderoso antioxidante, ele ajuda o nosso organismo a se proteger de células cancerígenas, evitando a oxidação do DNA e impedindo que alterações genéticas ocorram.  Ainda sobre as catequinas, elas são responsáveis por reduzir os processos inflamatórios que acontecem no nosso corpo.

E não estamos falando apenas de processos inflamatórios. A oxidação também ocorre nos neurônios, uma vez que acontece esse processo, chances de desenvolvimentos de doenças como Alzheimer e Parkinson são ainda maiores, as catequinas também são capazes de prevenir essas doenças.

Com a ação antioxidante do chá a oxidação do colesterol total também é diminuída, logo os riscos para doenças cardiovasculares diminuem.

E que tal aproveitar uma xícara de chá branco para se sentir mais relaxado e aumentar ainda mais a sensação de bem-estar? O chá aumenta os níveis de neurotransmissores como dopamina e serotonina responsáveis pelo bem-estar.

Além de todos esses benefícios o chá branco ajuda a emagrecer, o principal composto que ajuda nessa função é a cafeína, um termogênico natural. Vale reforçar que a quantidade de cafeína presente no chá é inferior a quantidade presente no chá verde. Se o seu principal objetivo é emagrecer, o chá verde proporciona melhores resultados.

Há alguma contraindicação do chá branco ?

Apesar da baixa quantidade de cafeína o chá branco não é indicado para mulheres grávidas e lactantes. Pessoas hipertensas, com gastrite, úlceras e batimentos cardíacos acelerados devem tomar o chá sob supervisão de um médico ou nutricionista.