Castanha de caju: para os ossos, pele, cabelo e emagrecimento.

A castanha de caju é um alimento que além de ter um ótimo sabor, também possui muitos benefícios, pois é rica em boas gorduras monoinsaturadas, minerais, proteínas e também tem uma forte ação antioxidante. Elas podem ser utilizadas também por quem quer emagrecer, pois são ótimas para os lanches e ainda ajudam na saciedade. Para saber tudo sobre a Castanha do Caju, continue lendo esse artigo que contamos tudo!

O que é?

Castanha de Caju é o fruto do cajueiro, e assim como as amêndoas, nozes e avelãs ela é uma oleaginosa. A sua grande vantagem é que ela cresce o ano todo, então é fácil de se achar ela a venda em supermercados e lojas de produtos naturais e lanches.

Benefícios da Castanha de Caju

Ela pode ser utilizada em saladas, in natura como lanchinhos ao longo do dia, misturada com iogurtes e outros alimentos de sua preferência.

Mas apesar de ser um alimento muito saudável e cheio de benefícios os seu uso deve ser moderado, pois ela é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, o que faz com que ela tenha uma valor calórico alto.

Benefícios da Castanha de Caju

A Castanha de Caju é repleta de benefícios ao corpo, pois ela possui ação antioxidante, que melhora a pele, ajuda a rejuvenescer o rosto, além de ser boa para estimular as atividades cerebrais e por fornecer gorduras boas para o corpo.

Entre os principais benefícios para a saúde pode-se destacar:

Ajuda na prevenção do câncer

Esse é um alimento rico em proantocianidinas, que são um tipo de flavonoides que ajudam no combate de tumores e de células cancerígenas no corpo. E por isso o seu consumo de maneira moderada pode contribuir para prevenir o câncer e também doenças cardiovasculares.

Boa para os ossos, pele e para o cabelo

A Castanha de caju não é apenas um ótimo antioxidante que ajuda a evitar os radicais livres e o envelhecimento precoce. Ela também é rica em cobre, que possibilita a conversão da tirosina em melanina, que é responsável pela coloração da pele e dos cabelos. Com a melanina em bons níveis é possível acabar com manchas na pele e ter cabelos com mais brilho e realce da cor.

E como ela também é rica em magnésio ajuda na estrutura física deixando-os mais resistentes.

Além disso, o cobre ajuda na produção de colágeno e elastina, que ajudam na flexibilidade dos ossos e articulações.

Ajuda no sistema nervoso

Fornece magnésio para o corpo e assim ajuda a melhorar a pressão arterial, além de contribuir para diminuir dores de cabeça, dores no corpo e a fadiga. Além disso, quando as taxas de magnésio estão em bons níveis é possível diminuir a frequência das enxaquecas e prevenir ataques cardíacos.

Outros benefícios da Castanha de Caju são:

  • Melhora a absorção de cálcio pelo organismo
  • Ajuda a diminuir o mau humor e a aliviar sintomas de depressão
  • Melhora a memória e a concentração
  • Ajuda no aumento de energia e disposição

Castanha de caju para emagrecer?

Muitas pessoas que estão de Dieta são receitadas a fazer uso da castanha de caju para ajudar no emagrecimento. Ela possui gorduras boas, que o corpo necessita, além de ser rica em vitaminas e sais minerais e em fibras que ajudam a regular o intestino.

Porém o uso delas para ajudar no emagrecimento deve ser feito com orientação profissional, pois o seu consumo além do recomendado pode acabar tendo o efeito contrário, devido ao seu alto valor calórico.

Então antes de colocar esse alimento na sua dieta, consulte um especialista para saber quais são as melhores formas e quantidade de utilizar para se ter bons resultados no processo de emagrecimento.

Como usar

A Castanha de Caju pode ser consumida diariamente. Existem várias formas de consumi-la, seja torrada, seja no meio de saladas, com iogurtes, junto com outras oleaginosas como as amêndoas e avelãs, ou com outros alimentos que você goste.

Castanha de Caju como usar

Mas o mais importante é ficar atento com a quantidade que deve ser consumida por dia, pois não é recomendado que se consuma mais do que 10 gramas de castanha de caju por dia, o que equivale a mais ou menos 5 unidades.

Por isso, se você tiver dúvidas quanto a quantidade a ser consumida por dia, consulte seu médico ou nutricionista para que ele passe a quantidade certa, uma vez que ela pode variar de pessoa a pessoa.

Existem contraindicações?

A Castanha pode ser consumida por qualquer pessoa e não causa efeitos colaterais, porém existem alguns cuidados que devem ser tomados quando consumir esse alimento. Por isso tenha sempre certeza de que ela está bem torrada, pois se ela estiver crua, pode liberar toxinas que causam inflamações e infecções.

Mas a boa notícia é que na maioria das lojas a castanha de caju já é vendida pronta para ser consumida.

Se ficou alguma dúvida sobre a Castanha de Caju e seus benefícios, nos deixe um comentário!