Castanha de caju: saiba os principais benefícios dessa oleaginosa.

A castanha de caju é, sem dúvida, um alimento aliado da saúde e também de uma dieta equilibrada. Mas tenha cuidado: não estamos falando aqui de receitas ricas em calorias vazias que, muitas vezes, levam a castanha como ingrediente, mas sim, de acompanhamentos saudáveis.

A castanha de caju apresenta diversas propriedades benéficas para a nossa saúde e possui inúmeros nutrientes que nos ajudam a combater doenças e também a preveni-las. Veja abaixo quais são elas!

castanha de caju propriedades

Bons motivos para consumir castanha de caju

Melhora o sistema cardiovascular

A castanha de caju faz parte do grupo das oleaginosas, ou seja, alimentos que são ricos em boas gorduras. Uma das substâncias presente é o ácido oleico, também conhecido pelo nome de ômega-9. É uma gordura monoinsaturada que consegue reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) e aumentar as do bom colesterol (HDL) na nossa corrente sanguínea.

Dessa forma, há uma redução das placas de ateroma – placas de gordura – que se formam nas paredes dos vasos dificultando a passagem do sangue. Assim, podemos dizer também que a castanha de caju ajuda na prevenção e no controle da hipertensão arterial.

PROPAGANDA

A castanha de caju auxilia na perda de peso

Existe um mito por aí afirmando que a castanha de caju engorda. A verdade é que esse alimento pode te ajudar a emagrecer.

Alimentos ricos em boas gorduras promovem maior sensação de saciedade e assim, fazem com que você coma menos. Como a gordura é mais difícil de metabolizar que o carboidrato, é preciso gastar mais energia para utilizá-la como fonte. Tudo isso acaba ajudando no emagrecimento.

Previne o câncer

A castanha de caju é rica em substâncias antioxidantes, ou seja, agentes benéficos para a saúde que ajudam a acabar com os radicais livres (substâncias nocivas, que aceleram o envelhecimento celular e modificam o nosso material genético).

Esses radicais são produzidos pelo nosso próprio corpo e são restos metabólicos. O problema é que, como comemos muitos alimentos condimentados e temos hábitos ruins como o consumo de bebidas alcoólicas e o uso frequente de cigarro, a quantidade desses radicais fica muito maior no organismo.

É claro que apenas consumir a castanha de caju não vai resolver o problema, mas sim, amenizá-lo. Porém, é preciso mudar de hábitos para garantir uma vida mais saudável.

Regula o intestino

Sabia que a castanha de caju é rica em fibras? Como o seu aspecto não deixa isso muito evidente, poucas pessoas sabem desse benefício que o alimento oferece. Essas fibras ajudam a melhorar o trânsito intestinal, facilitando a passagem do bolo fecal pelo intestino. Isso é ideal para quem tem problemas de prisão de ventre.

Mas fique atento ao consumo de água. Comer muita fibra e não tomar esse líquido em boa quantidade pode trazer o efeito inverso.

Ajuda no funcionamento do sistema nervoso

A presença de boas gorduras no organismo ajuda o nosso sistema nervoso central (SNC) a funcionar melhor. Essa substância é importante, especialmente, durante a gestação já que os ácidos graxos ajudam na formação desse sistema.

Além das gorduras, o potássio presente na castanha de caju também apresenta um papel essencial na transmissão dos impulsos nervosos.

Como consumir a castanha de caju

Como consumir a castanha de caju

Esse é um ponto no qual é necessário ficar atento. A castanha de caju é bastante utilizada no acompanhamento de alimentos não muito saudáveis como sorvetes, bolos, pães e outros. Dê preferência a algo mais saudável como iogurtes, saladas, frutas ou mesmo pura.

Mas controle a quantidade. Apesar de ser rica em boas gorduras, quando esse excesso, essas gorduras podem fazer mal à saúde. A média de consumo por dia deve ficar entre 3 e 4 unidades.

Leia Também:

Castanha da India Emagrece e Mais Beneficios

Noz da Índia Emagrece? Como Usar? Contra Indicações

Elixir de inhame como tomar, Benefícios e Efeitos Colaterais

Conhece pessoas que gostariam de saber mais sobre a castanha de caju? Então compartilhe esse post nas redes sociais e ajude-as!

PROPAGANDA