Plantas Medicinais Valdeni Duarte

Para Que Serve a Casca de Jatobá e Seus Benefícios.

A natureza guarda muitos mistérios e também muitos benefícios para a nossa saúde na forma de remédios caseiros. Entre uma das plantas mais famosas por suas propriedades curativas é o jatobá, mais especificamente a casca de jatobá.

Vamos ver agora um pouco mais sobre essa planta, suas propriedades e conhecer o que ela tem para nos oferecer.

chá da casca de jatobá

Chá da casca de jatobá

O que é o jatobá?

Estamos falando de uma árvore na qual os frutos são as favas que ficam dentro de vagens como os feijões. Ela é típica de regiões com florestas tropicais presentes no continente americano e também pode ser encontrada na Ásia.

Quais os usos para o jatobá na medicina?

Um dos primeiros usos da semente de jatobá se deu pelos índios nativos que a usava nos rituais religiosos e acreditam que ela conseguia trazer maior equilíbrio para a mente e para o espírito. Por meio desse uso, a crença popular acabou sendo provada pela ciência, ou seja, a semente de jatobá consegue oferecer esse efeito.

Outro uso é o do caule, da madeira em si para a construção de diversos móveis – sendo considerada uma madeira nobre – e também pelo poder medicinal da casca de jatobá. Ela é muito famosa e é muito comum as pessoas fazerem chá com ela.

Quais os benefícios da casca do jatobá?

É muito comum ouvirmos falar sobre os benefícios das folhas de uma planta, mas, neste caso, a casca é a atriz principal. Ela apresenta benefícios como:

  • ação antibacteriana;
  • ação adstringente, se tornando um excelente cicatrizante para feridas;
  • ação antifúngica;
  • ação antiespasmódica;
  • ação laxante;
  • ação expectorante;

Além disso, ela ajuda a conter espasmos musculares, muito importante para quem sofre de doenças como a fibromialgia e também ajuda na diurese, auxiliando pessoas a controlar a hipertensão arterial. Também é um excelente remédio para a gripe pois o seu chá, além da ação expectorante já citada, também é agente anti-inflamatório e descongestionante.

Por ajudar aumentar a diurese, o chá da casca de jatobá também funciona como um agente desintoxicante. Desta forma, consegue ajudar, por exemplo, no aspecto da celulite. A região na qual o tecido está inflamado possui edema que é drenado pela ação do chá. Assim, a casca dessa árvore também consegue deixar o corpo mais bonito.

Problemas respiratórios, gástricos e intestinais também podem ser melhorados com a ajuda do chá de jatobá. Ele ajuda no tratamento de doenças como asma e bronquite e também no controle de azias gastrite. Lembrando que a planta possui ação coadjuvante e que ir ao médico é essencial.

Inclusive, você deve perguntar a esse profissional se é indicado usar o chá no tratamento, pois ele pode ter substâncias que provoquem interferências na ação dos medicamentos.

Como fazer o chá da casca de jatobá?

A primeira coisa a se fazer é lavar a casca do jatobá e só depois disso, ela deve ser triturada (deixe pedaços inteiros da planta para que na hora de coar não passe pedaços na casca para o chá). Você usará 1 litro de água para 2 colheres de sopa da casca. Coloque a água para aquecer, desligue o fogo e acrescente as cascas. Aguarde por 10 minutos com a panela abafada e depois basta coar e tomar. O ideal é consumir, no máximo 2 xícaras por dia.

Leia Também:

Além do chá da casca de jatobá, existem vários outros que conseguem ajudar no tratamento e melhora da gripe. Veja como fazer algumas receitas práticas e rápidas de chá de gengibre, chá de eucalipto, chá de sabugueiro e outros, para melhorar não só a gripe como também resfriados!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.