Carqueja Para Que Serve? Emagrece? Aborta? Entenda!

O Que é Carqueja?

Você já ouviu falar da carqueja? Não? Bem, nada mais é do que uma erva de crescimento espontâneo, que na maioria das vezes nasce sem ser plantada de nenhuma forma em terrenos baldios ou em pastos. Por esse motivo não raramente entendem que se trata de uma erva daninha, mas não é bem assim.

Sua produção se dá de maneira muito melhor em lugares de grande umidade e com luz solar direta. A carqueja pertence à família Asteraceae, e tem o nome científico de Bacchharis trimea.

De modo geral ela costuma se reproduzir a partir de sementes e mudas. Regiões tropicais da América Latina são as que a sua produção se dá mais comumente, e não é raro que essa planta chegue a medir até dois metros de altura, se não for podada antes.

Os nomes da carqueja no Brasil são vários. Entre os mais conhecidos estão “bacanta”, “bacárida”, “cacália”, “vassoura” e “cacália-amarga”!

Chá de Carqueja

carqueja beneficios

carqueja beneficios

O chá de carqueja é muito conhecido, porque a planta em questão apresenta uma série de propriedades e benefícios, sendo ótima para conter problemas hepáticos, estomacais, diuréticos, digestivos e inflamações.

Além disso, ele é muito bom para quem está sofrendo de reumatismo, de diabetes, de diarreia ou de anemia. Funciona contra o protozoário causador da doença de Chagas, tem propriedades laxantes e é um ótimo vermífugo.

Outro ponto muito favorável do chá de carqueja é que para muitos ele funciona como um emagrecedor, além de conter males nas vias urinárias, amigdalites, anorexias, asmas, azia, bronquites, doenças venéreas, problemas no pâncreas, problemas de esterilidade feminina, lepra, má circulação e úlceras de modo geral!

O preparo do chá de carqueja é muito simples: basta ferver meio litro de água e quanto o ponto de ebulição for atingido é só desligar o fogo e acrescentar na panela duas colheres (de sopa) picadas das folhas da planta. Depois é só abafar com uma tampa todo o líquido por alguns minutos, coar e beber logo em seguida.

O ideal para você absorver todas as suas potencialidades é tomar pelo menos 3 xícaras todos os dias, nem mais, nem menor. Para adoçar o ideal é o mel, que é a opção mais natural disponível.

Chá de Carqueja Emagrece Mesmo?

dicas para emagrecerSim, como dito anteriormente o chá de carqueja é ótimo para aqueles que desejam emagrecer. Isso porque quando você toma o chá ele regula a sua digestão, fazendo com que ela aconteça mais lentamente, de modo que você demorará a sentir fome e, portanto, consumirá menos alimentos e também não comerá qualquer coisa por estar faminto.

Além disso, o chá de carqueja tem ação diurética, então ele evita o acúmulo de líquidos e ajuda a retirar todas as toxinas do corpo, que sempre atrapalham em meio ao processo de emagrecimento.

Sendo assim, podemos concluir que ele não emagrece sozinho, mas aliado a uma alimentação saudável e equilibrada e a exercícios físicos regulares pode fazer milagres!

Chá de Carqueja Aborta?

Como qualquer alimento o chá de carqueja também tem suas contraindicações. Entre elas está sim o aviso para gestantes evitarem bebe-lo, porque ele pode causar o aborto se for usado durante a gravidez.

Também não é indicado para mulheres lactantes e tão pouco para pessoas hipertensas, ou seja, que sofrem de pressão arterial baixa. Diabéticos e pessoas com hipoglicemia (glicemia baixa) podem consumir o chá quando estiverem com níveis de açúcar muito reduzidos no sangue, mas é ideal evitar a interação com outros medicamentos.

É preferível que só pessoas acima dos 18 anos consumam esse chá, mas a indicação mínima para tomar o chá de carqueja é 12 anos!