Nutrição e Alimentos Valdeni Duarte

Caroço de Jaca: Benefícios, Propriedades e Dicas

A jaca é uma fruta bastante conhecida e muito apreciada no nosso país, mas se você está jogando o caroço de jaca fora, esse é um grande pecado. Pode até não parecer, mas o caroço ou semente das frutas guardam propriedades importantes e muitos benefícios para a nossa saúde.

Por conta disso, esse post é em homenagem ao caroço de jaca, que pode nos oferecer diversos benefícios por conta dos seus nutrientes. Continue por aqui e saiba qual a melhor maneira de utilizar essa parte da fruta.

As propriedades do caroço de jaca

caroço de jaca assado

1. Previne e ajuda no tratamento da anemia

Isso é algo que pouca gente sabe, mas a semente de jaca possui uma grande quantidade de ferro, um mineral essencial para evitar a anemia ferropriva. A hemoglobina é uma célula que dá a coloração avermelhada ao sangue e se liga ao ferro para poder carregar as moléculas de oxigênio que chegam ao pulmão para o resto do corpo. Assim, ele é um nutriente muito necessário.

2. Acelera o crescimento do cabelo

Por melhorar a circulação sanguínea, o caroço de jaca também ajuda no crescimento dos cabelos. Com o sangue circulando mais rápido, mais nutrientes são transportados em menos tempo e assim, os cabelos ficam mais hidratados, brilhosos e saudáveis, crescendo mais rapidamente.

3. O caroço de jaca auxilia na cicatrização de feridas

A KM+, substância encontrada na semente da jaca, é um potente cicatrizante, muito indicado para os casos de queimaduras. Ela é um tipo de proteína que pertence ao grupo das leptinas e, a partir da KM+ foi possível criar uma pomada para ser utilizada no local da pele que foi afetado.

A descoberta dessa substância trouxe um grande alívio para pessoas que tiveram a pele queimada por algum motivo. Um teste realizado provou que após 12 horas da aplicação da pomada, o aspecto do tecido melhorou muito em comparação a outras queimaduras que não a utilizaram.

4. Garante a imunidade do bebê

Uma substância presente no caroço da jaca e que já foi isolada em laboratório é a jacalina. Ela se comporta como um tipo de reagente bioquímico no leite materno e é essencial para garantir que o sistema imune do bebê esteja funcionando bem.

A jacalina é capaz de identificar se o leite da mãe possui ou não a quantidade ideal de anticorpos que são passados para o bebê.

5. Ajuda na hipertrofia muscular

Normalmente vemos as proteínas sempre interligadas às carnes, mas os vegetais também são boas fontes e o caroço da jaca é uma delas. Além de ajudar na construção muscular, especialmente para aqueles que praticam musculação, as proteínas auxiliam no emagrecimento e na redução da gordura localizada.

Dicas de como comer a semente de jaca

Você pode estar se perguntando: como posso consumir o caroço da jaca? Por ser muito consistente e grande, não é o tipo de semente que pode ser ingerida sem nenhum tipo de processo, seja ele químico, seja físico.

Uma das maneiras mais comuns de comer essa parte da fruta é torrando as sementes, algo que pode ser feito no forno ou mesmo ao ar livre em dias de sol. A partir daí, você pode triturá-las e obter uma espécie de farinha que pode ser usada nos mais diversos pratos: pães, biscoitos, farofas, doces como a paçoca, entre outros. Ela também pode ser usada no almoço em saladas ou como substituta da farinha de mandioca.

caroço de jaca cozido calorias

Semente de jaca assada

Outra forma não muito comum de consumo é a semente de jaca cozida. Os caroços devem ser cozidos numa panela com água e sal até que fiquem moles. Depois disso, é necessário que eles esfriem um pouco para serem descascados e assim, podem ser consumidos. Você também pode temperá-los a gosto com azeite e outros temperos.

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Assim como o caroço de jaca, existem outras sementes como a de abóbora que oferecem muitos benefícios e que você pode descobrir agora mesmo!

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Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

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