Carboidratos simples e complexos: como e quando consumir

Ultimamente muito tem se falado sobre como os carboidratos são os vilões da nossa alimentação, a Dieta Low Carb que o diga. Mas a história não é bem assim e alguns estudos afirmam até que o grande causador do diabetes sejam as gorduras provenientes das carnes.

Os carboidratos simples e os complexos possuem funções importantes e nós precisamos deles para manter um nível adequado de energia durante o dia, especialmente se você pratica exercícios físicos.

Vamos agora saber um pouco sobre cada tipo, qual é a melhor forma de consumi-los e o momento adequado do dia para isso.

Carboidratos simples e complexos

Carboidratos simples: quando e como comer

Exemplos de carboidratos simples no nosso dia a dia não faltam: pão, macarrão arroz branco, açúcares de uma forma geral, refrigerantes, entre outros alimentos são ricos em carboidratos simples. Esse tipo de carboidrato serve como uma fonte de energia imediata e assim, deve ser consumido, por exemplo, logo após a prática de atividades físicas que é quando o corpo está ávido por uma fonte energética de maneira urgente.

PROPAGANDA

Ele também é essencial para que a proteína seja levada para dentro das células musculares e assim, possam reparar as fibras que foram lesionadas no treino. Dessa forma, ao ingerir alimentos proteicos como suplementos após o exercício, complemente a refeição com carboidratos simples.

Índice glicêmico

Apesar de ser necessário, o carboidrato simples precisa ser ingerido com muito cuidado já que apresentam um elevado índice glicêmico. Mas, o que isso significa?

Quando nos alimentamos, diversas enzimas quebram as cadeias moleculares de açúcar em partículas menores chamadas de glicose. Quando isso acontece, o corpo manda um alerta para o pâncreas que começa a produzir um hormônio chamado insulina. Ele é o responsável por pegar a glicose agora solta na corrente sanguínea e levar para dentro da célula.

A glicose é a fonte de energia do nosso organismo. Sem ela, a vida seria impossível. O problema é que, quando essa substância está em excesso na corrente sanguínea, os níveis de insulina ficam muito altos, formando o chamado pico de insulina. Este, por sua vez, promove o acúmulo de tecido adiposo e também aumenta os riscos de diabetes.

Portanto, quanto menor o índice glicêmico dos alimentos, melhor para a nossa saúde e é aqui que entram os carboidratos complexos.

As vantagens de consumir carboidratos complexos

Eles são chamados assim por conta da cadeia molecular, formada por inúmeras unidades de açúcares e cheia de ligações químicas, algo que deixa a sua absorção pelo organismo muito mais lenta. A quebra dessas moléculas demora mais a acontecer e, por conta disso, os níveis de insulina no sangue não ficam elevados, evitando os picos.

Assim, temos o fornecimento constante de energia por um tempo muito maior. Por conta disso, o carboidrato complexo torna-se ideal para ser consumido antes dos treinos. Ele melhora o desempenho dos exercícios e evita a hipoglicemia (brusca queda de glicose no sangue).

É possível encontrar diversos alimentos do tipo e extremamente saudáveis. Por exemplo, as frutas, verduras, raízes como a mandioca (aipim), batata-doce e inhame e diversos alimentos nas versões integrais como pão, macarrão e arroz.

O ideal é que boa parte da sua alimentação seja rica nesse tipo de carboidrato. Dê sempre preferência a ele em vez do simples, pois além de ser mais saudável, evita o acúmulo de gordura na região abdominal. Assim, esses alimentos são indicados, por exemplo, para quem deseja perder peso e gordura localizada.

Fique atento na hora das compras

No momento de comprar produtos nos supermercados, analise sempre a tabela nutricional que vem nos rótulos. Por lá você pode comparar quais versões e marcas possuem um nível maior de carboidratos simples. Observe também o nível de gorduras, proteínas e fibras.

[Vídeo] Diferenças entre Carboidratos Simples e Complexos. Qual  Consumir?

Lista de Bons Carboidratos.

Outro carboidrato que também merece a sua atenção é a frutose. Saiba mais sobre ela, seus benefícios e malefícios para a saúde!

PROPAGANDA